Num mundo complexo, stressado e caro, cada vez mais clientes privilegiam a simplicidade, a comodidade, a economia de tempo e de dinheiro nas compras que fazem. Tradicionalmente, a maior parte das formas de venda nasce com os preços baixos e morre com os preços altos. No entanto, a luta pelo preço é inoperante se não houver diferenciação pelo serviço, isto é, pela maximização da satisfação do cliente.
Desta forma, em cada mercado existe uma procura latente por produtos ou serviços despojados e mais baratos o que constitui uma bela oportunidade para os praticantes do low cost atraírem uma quota de consumidores insatisfeitos ou que não têm meios para aceder a ofertas que se tornaram demasiado complexas.
Desta reestruturação radical de modelos de negócio nasceu um segmento e uma proposta de produtos e serviços, o low cost, que tem vindo a ganhar cada vez maus adeptos.
Formado na École des Hautes Études Commerciales, é publicitário, além de presidente, diretor-geral e fundador do grupo de comunicação LowCost 360, grupo independente que emprega cem pessoas e o único grupo de agências de comunicação que reivindica um posicionamento low cost. Compreende várias entidades, como a TVLowCost, a DigiLowCost e a LowCostMedia, e gere a comunicação de uma centena de empresas de vários sectores, estando implantado numa dezena de países.
Jean-Paul Tréguer é igualmente o fundador da Senioragency, uma agência de publicidade dedicada ao mercado das pessoas acima dos 50 anos, além de cofundador do portal digital Planet.fr, e presidente do Clube das Empresas Low Cost, uma associação que agrupa as empresas que partilham o mesmo ADN low cost.
É autor de várias obras de marketing, entre as quais: 18 Règles dor pour séduire les seniors (1996), 50 + Marketing (2002), Mettez une star dans votre moteur (2004), Les Nouveaux Marketing (2.ª ed., 2005), Senior Marketing (2007), e LowCost Attitude (com Rodolphe Muller; 3.ª ed., 2013).
Num mundo complexo, stressado e caro, cada vez mais clientes privilegiam a simplicidade, a comodidade, a economia de tempo e de dinheiro nas compras que fazem. Tradicionalmente, a maior parte das formas de venda nasce com os preços baixos e morre com os preços altos. No entanto, a luta pelo preço é inoperante se não houver diferenciação pelo serviço, isto é, pela maximização da satisfação do cliente.
Desta forma, em cada mercado existe uma procura latente por produtos ou serviços despojados e mais baratos o que constitui uma bela oportunidade para os praticantes do low cost atraírem uma quota de consumidores insatisfeitos ou que não têm meios para aceder a ofertas que se tornaram demasiado complexas.
Desta reestruturação radical de modelos de negócio nasceu um segmento e uma proposta de produtos e serviços, o low cost, que tem vindo a ganhar cada vez maus adeptos.
Escrito numa linguagem acessível e objetiva, este manual pode ser usado em cursos de pós-graduação ou formação executiva em marketing internacional, mas também por empresários, gestores e público em geral que procurem ampliar os seus conhecimentos nesta área e estar a par dos desenvolvimentos mais recentes no campo do marketing e internacionalização. O manual foi pensado tendo em vista o desenvolvimento de programas de marketing globais eficazes e orientados para a ação.
O valor da abordagem usada reside em oferecer ao leitor um quadro analítico orientado para as decisões e para o desenvolvimento e implementação de programas globais de marketing, através da exposição, análise e avaliação dos referenciais teóricos mais relevantes e das decisões práticas relacionadas com o processo de internacionalização das empresas.VER POR DENTRO Ver página inteira