A maioria dos órgãos do nosso corpo está destinada a desempenhar a mesma função durante toda a vida. É sabido que essas funções vão perdendo eficácia com o passar do tempo; este é, no fundo, o processo normal do envelhecimento. O cérebro é o único órgão que vai mudando qualitativamente de função ao longo da vida, interagindo e adaptando-se sempre com o meio ambiente, e também dialogando permanentemente com o sistema endócrino.
Neste livro vamos percorrer a vida do cérebro desde que começa a formar-se até que deixa de ter ação, como se de um livro de instruções se tratasse: Começando pela formação do cérebro no embrião, seguindo pelos primeiros meses de vida do bebé, pesquisando a sua inteligência oculta; entrando depois na adolescência, a idade da revolução; passando depois pela idade adulta, altura em que se tem filhos e em que se trabalha, e finalizando na idade mais avançada, completando-se assim esta longa e fascinante viagem.
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com Temas Científicos no 3º ciclo de escolaridade e para Leitura Autónoma no Ensino Secundário.
Quem somos, o que somos nós, o que é o cérebro e as suas funções?
Uma reflexão sobre o órgão que tem a qualidadede nos fazer reflectir sobre nós próprios e sobre o mundo que nos rodeia. Infelizmente, faz também outras coisas que melhor seria que não fizesse...
A epidemiologia é, atualmente, uma área fundamental na formação na área das ciências da saúde. Seja a nível laboratorial ou de saúde pública, as aplicações da epidemiologia são variadas, ajudando a compreender como se distribuem os fenómenos relacionados com a saúde e a doença e os seus determinantes. Resultado da prática de ensino da epidemiologia, este livro abrange os aspectos essenciais da epidemiologia, nomeadamente no que diz respeito ao método epidemiológico e aos seus pressupostos, aos principais desenhos de estudo e às medidas de frequência e de associação e risco. Aborda, ainda, as questões da causalidade em saúde. Com uma maior preponderância da epidemiologia observacional, analisam-se, ainda, as questões éticas inerentes à investigação epidemiológica e apresenta-se um guia prático para a elaboração de projetos de investigação tendo por base as orientações internacionais mais recentes.
Visando retraçar, analisar e compreender a relação entre Bissaya-Barreto, a Medicina e Cirurgia, a presente tese parte de um quadro teórico e conceptual, incluindo o tema, a problemática, o objeto de estudo, a historiografia, fontes e metodologia, delimitação cronológica e estrutura.
A avaliação da ingestão alimentar requer a quantificação da porção de cada alimento consumido. Obteve-se a porção média de alimentos a partir de pesagens efetuadas por um grupo constituído por cinco nutricionistas.À semelhança da segunda, a presente edição do manual resulta da necessidade de adicionar novos alimentos e de reformular alguns valores de alimentos já apresentados. Adicionalmente, são apresentadas outras formas de apresentação, visando responder às necessidades demonstradas por utilizadores das edições anteriores, nas diferentes áreas de aplicação deste manual.
A Neurologia é uma especialidade médica reconhecidamente complexa. Na base deste sentimento, está a extensão da anatomia do sistema nervoso, que se reflete na dificuldade em estabelecer a topografia da lesão e a diversidade das suas patologias, tanto primárias do sistema nervoso como secundárias a doenças sistémicas. Adicionalmente, é uma especialidade frequentemente associada a lesões do foro neurocirúrgico.Para o diagnóstico do primeiro pressuposto - onde está a lesão? -, é necessário recorrer à história clínica, ao exame neurológico, ao exame médico geral e, quando necessário, a exames complementares de diagnóstico. Para o diagnóstico do segundo pressuposto - que tipo de lesão? -, é importante conhecer, tão pormenorizadamente quanto possível, as patologias neurológicas, através das suas características mais típicas, como a instalação temporal, os eventuais fatores precipitantes, outras doenças associadas, os antecedentes pessoais e familiares, entre muitas outras.Esta obra, atualmente na sua 3.ª edição, profundamente revista e atualizada, é um recurso indispensável e de fácil consulta, onde o leitor encontrará as patologias neurológicas e algumas das neurocirúrgicas mais frequentes.É dirigida a alunos de medicina, internos da especialidade de Neurologia, internos e especialistas de Medicina Geral e Familiar e outros profissionais de saúde que tenham de abordar doentes com patologia neurológica.·Funções cognitivas·Perturbações da consciência·Vertigens·Cefaleias·Patologia do sono·Acidentes vasculares cerebrais·Epilepsia·Doenças neuromusculares·Doenças do movimento·Doenças desmielinizantes do SNC·Declínio cognitivo e demência·Neoplasias intracranianas·Doenças vertebromedulares