Ao fornecer um enquadramento abrangente do desempenho do SNS no momento atual, e apoiado em diferentes leituras críticas relativamente aos seus vários aspetos, Ação em Políticas de Saúde (Economia e Política da Saúde 2020/2021) pretende ser um instrumento fiável e privilegiado ao serviço da definição e concretização de políticas de Saúde orientadas para o interesse público. Os conteúdos programáticos da obra acompanham a estrutura do módulo letivo de Economia e Política de Saúde, coordenado pelo Prof. Francisco Ramos, nomeadamente, contexto macroeconómico da economia portuguesa; perfil epidemiológico da população portuguesa; saúde pública no SNS; hospitais públicos e a gestão hospitalar; hospitais privados no sistema de saúde português; a reforma dos cuidados de saúde primários - onde estamos?; a reforma dos cuidados continuados; política do medicamento; financiamento da saúde; o papel das associações de doentes na política de saúde; inovação em saúde; as profissões da saúde; comunicação em saúde e política de saúde em tempo de pandemia. Através do aprofundar de cada um destes conteúdos espera-se traçar um retrato fidedigno e atual sobre os aspetos relacionados com o impacto da economia da saúde no desenho das políticas de saúde e nos resultados da sua implementação. A obra conta com o prefácio pelo Prof. António Correia de Campos, e participações dos diferentes docentes de cada uma das disciplinas no módulo letivo.
Francisco Ramos é diplomado em Administração Hospitalar. É presidente do conselho diretivo do Grupo Hospitalar dos IPO desde 2014 e professor associado convidado de Economia da Saúde na Escola Nacional de Saúde Pública. Foi Secretário de Estado da Saúde Foi agraciado com a Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique em janeiro de 2006.
Ao fornecer um enquadramento abrangente do desempenho do SNS no momento atual, e apoiado em diferentes leituras críticas relativamente aos seus vários aspetos, Ação em Políticas de Saúde (Economia e Política da Saúde 2020/2021) pretende ser um instrumento fiável e privilegiado ao serviço da definição e concretização de políticas de Saúde orientadas para o interesse público.
Os conteúdos programáticos da obra acompanham a estrutura do módulo letivo de Economia e Política de Saúde, coordenado pelo Prof. Francisco Ramos, nomeadamente, contexto macroeconómico da economia portuguesa; perfil epidemiológico da população portuguesa; saúde pública no SNS; hospitais públicos e a gestão hospitalar; hospitais privados no sistema de saúde português; a reforma dos cuidados de saúde primários - onde estamos?; a reforma dos cuidados continuados; política do medicamento; financiamento da saúde; o papel das associações de doentes na política de saúde; inovação em saúde; as profissões da saúde; comunicação em saúde e política de saúde em tempo de pandemia.
Através do aprofundar de cada um destes conteúdos espera-se traçar um retrato fidedigno e atual sobre os aspetos relacionados com o impacto da economia da saúde no desenho das políticas de saúde e nos resultados da sua implementação.
A obra conta com o prefácio pelo Prof. António Correia de Campos, e participações dos diferentes docentes de cada uma das disciplinas no módulo letivo.
A epidemiologia é, atualmente, uma área fundamental na formação na área das ciências da saúde. Seja a nível laboratorial ou de saúde pública, as aplicações da epidemiologia são variadas, ajudando a compreender como se distribuem os fenómenos relacionados com a saúde e a doença e os seus determinantes.
Resultado da prática de ensino da epidemiologia, este livro abrange os aspectos essenciais da epidemiologia, nomeadamente no que diz respeito ao método epidemiológico e aos seus pressupostos, aos principais desenhos de estudo e às medidas de frequência e de associação e risco. Aborda, ainda, as questões da causalidade em saúde. Com uma maior preponderância da epidemiologia observacional, analisam-se, ainda, as questões éticas inerentes à investigação epidemiológica e apresenta-se um guia prático para a elaboração de projetos de investigação tendo por base as orientações internacionais mais recentes.
VER POR DENTRO Ver página inteira
A evolução do conhecimento científico e as transformações socioculturais têm vindo a desafiar o desenvolvimento da investigação no campo da saúde pública. Neste domínio, reconhece-se a relevância em considerar diferentes abordagens de investigação para o aumento do conhecimento científico. Nas últimas décadas tem ocorrido uma crescente valorização da investigação qualitativa pela sua especificidade na contribuição para a compreensão dos múltiplos e complexos fenómenos de saúde e doença nas sociedades contemporâneas, altamente diversificadas e globalizadas. O presente manual pretende ser um instrumento orientador que de um modo simplificado apresente conteúdos concetuais e proporcione diretrizes, linhas de atuação e desenvolvimento de competências necessárias para a implementação de uma investigação de abordagem qualitativa.
VER POR DENTRO Ver página inteira