Administração Pública- Modernização, Qualidade e Inovação
Várias décadas de investimento em metodologias de qualidade, em novas tecnologias, em programas de desburocratização e simplificação, não têm surtido, na administração pública, o efeito modernizador em larga escala que seria desejável.
Sabemos desde há muito que a mudança que é necessário introduzir não se decreta. Não basta aprovar leis nem introduzir tecnologias para gerar mudanças estruturais no funcionamento da máquina administrativa. Sem uma forte aposta nos aspetos organizacionais, humanos e culturais das estruturas públicas, a mudança ou não acontece, ou não é sustentável, ou é demasiado onerosa para ser eficaz e replicável. Porque investir nas pessoas não pode ser uma consequência das mudanças: é uma condição prévia para que a mudança aconteça com naturalidade.
A mudança cultural necessária ao desenvolvimento de uma nova administração pública não é um mito inalcançável. A principal mensagem deste livro, fruto da experiência académica e profissional dos autores, é que muito do poder para produzir mudanças está nas mãos dos dirigentes e dos trabalhadores públicos. Para fazer melhor, o que é necessário é compreender o seu papel e atuar com persistência, escolhendo os instrumentos apropriados ao seu contexto de atuação, sem estar necessariamente vinculado a modelos predefinidos.
A nova edição deste livro aponta alguns caminhos com potencial transformador que podem ser adotados. Mantendo o equilíbrio entre a compreensão teórica das questões e a dimensão prática, através de exemplos e ferramentas que podem ser inspiradores de novas formas de fazer, o livro pretende ser um apoio para os empreendedores que se aventurem a inovar nas organizações públicas.
| Editora | Edições Sílabo |
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| Editora | Edições Sílabo |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Fátima Fonseca, Carlos Carapeto |
Trabalha há mais de três décadas no setor público, onde já exerceu cargos de liderança em vários níveis e em diferentes organizações públicas. Também trabalhou como consultor para empresas do setor privado e autarquias locais. Escreveu dois livros sobre administração pública em coautoria e publicou dezenas de artigos na área da gestão pública. É autor, formador, líder, gestor, pintor e corredor. Atualmente é o Inspetor-Geral da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde. Vive em Lisboa.
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Liderança Transformadora no Setor Público - Liberdade, Imaginação e CriatividadeA liderança não é uma técnica, nem um espetáculo. No setor público, o guião que emana do Estado e da administração pública, ou seja, poder, regras e burocracia, não serão suficientes, só por si, para liderar organizações públicas de forma eficaz e sustentável se os protagonistas não impregnarem a sua atuação de liberdade, imaginação e criatividade. A consciência de novas realidades, por parte das pessoas que trabalham nas organizações públicas, mas também dos cidadãos a quem prestam serviços públicos, exige uma nova liderança e novos líderes. Os modelos, os guias, os procedimentos padronizados, o recurso ao digital e à inteligência artificial são elementos que atualmente integram a comunicação, os discursos e os programas de qualificação sobre liderança. Este livro propõe uma abordagem diferente para uma nova liderança no setor público: a evolução dos líderes só é possível com liberdade, imaginação e criatividade. Neste livro, o autor partilha com o leitor a sua experiência e o seu conhecimento sobre liderança no setor público e dirige-se aos líderes de todos os níveis que ambicionam evoluir ou aperfeiçoar as suas competências, bem como a todos aqueles que, estando no início do percurso, pretendem atingir níveis de elevado desempenho realizando-se profissionalmente e transformar-se em líderes excecionais, dando o seu contributo para que o setor público seja um agente de mudança positiva na vida de todos. Um livro poderoso e estimulante para um percurso de descoberta e aperfeiçoamento. Seja um líder capaz de conduzir verdadeiras transformações: • Explore a sua liberdade; • Treine a sua imaginação; • Seja inovador; • Transforme a vida das organizações e tenha impacto nas pessoas. Liberdade – A liberdade é fundamental na liderança. Ela permite que os líderes usem a imaginação, procurem soluções inovadoras e criem horizontes. A liberdade de pensamento e a autonomia podem desbloquear o potencial criativo, resultando em novos e melhores serviços públicos. Imaginação – A imaginação é essencial para que os líderes vejam oportunidades onde outros apenas veem obstáculos. Os novos líderes do setor público utilizam a imaginação para criar respostas inovadoras às necessidades dos cidadãos e inspirar as pessoas com quem trabalham. Criatividade – A criatividade deve fazer parte do dia-a-dia da liderança no setor público para enfrentar os desafios complexos que as organizações enfrentam no cumprimento da sua missão. A criatividade conduz os novos líderes através da burocracia, ajudando as organizações públicas na criação de valor público.
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A Psicologia do DinheiroSer bem-sucedido com o dinheiro não tem necessariamente que ver com o que sabemos. E mudar hábitos é difícil, mesmo para pessoas muito inteligentes.O dinheiro - seja no investimento, nas finanças pessoais ou nas decisões de negócios - é normalmente explicado com base na matemática, em que fórmulas e dados nos dizem exatamente o que fazer. Mas na vida real as pessoas não tomam decisões financeiras a partir de uma folha de Excel. Fazem-no à mesa de jantar, numa sala de reuniões, e em tantas outras situações nas quais história pessoal - a nossa visão única do mundo -, ego, orgulho, marketing e incentivos estranhos se misturam.Em A Psicologia do Dinheiro, o multipremiado autor Morgan Housel partilha 19 histórias que exploram a estranha forma como as pessoas pensam sobre dinheiro e ensina-nos a compreender verdadeiramente um dos temas mais importantes das nossas vidas. -
Segredos da Mente Milionária - Aprenda a vencer transformando os seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas.Segredos da Mente Milionáriafoi escrito para todos aqueles que se questionam acerca do motivo pelo qual, certas pessoas trabalham arduamente durante anos para ganhar dinheiro e outras parecem enriquecer tão facilmente. Para o autor, tal não se deve a diferenças na educação, à inteligência,ao talento, a oportunidades, a métodos de trabalho, a contactos ou à sorte. A resposta está no modelo pessoal de dinheiro quetodos nós trazemos gravado no subconsciente.Para Eker, mesmo quando uma pessoa domina a área na qual se move profissionalmente, se o modelo de dinheiro que segue não estiver programado para um alto nível de sucesso, ele jamais enriquecerá.Neste livro, T. Harv Eker apresenta os princípios que regem uma mente milionária e um método infalível de administração do dinheiro. -
Bons HábitosMelhore como trabalha e se sente, criando bons hábitos.Todos temos hábitos. Alguns foram cuidadosamente construídos; outros simplesmente caímos neles. Alguns deles podem ajudar-nos a fazer o nosso trabalho ou a equilibrar os diversos aspetos das nossas vidas. Outros, contudo, podem atrasar-nos.Este livro explora como avaliar o seu comportamento para ver onde pode melhorar o seu humor e produtividade a um nível granular. Com recurso às mais recentes investigações psicológicas e conselhos práticos de especialistas em liderança, aprenderá a estabelecer hábitos saudáveis, a largar comportamentos tóxicos que o esgotam e a superar quaisquer bloqueios mentais que estejam a impedir a mudança. -
O Factor Humano na Decisão EmpresarialAs teorias financeiras ortodoxas ignoram as características pessoais dos gestores na tomada de decisões na empresa.Mas, quem já contactou com a realidade empresarial sabe que a personalidade dos gestores é fundamental nas escolhas realizadas. Na verdade, não são as empresas que tomam decisões; quem decide são os gestores que nelas trabalham.Neste livro mostra-se como o perfil psicológico e as experiências de vida dos gestores influenciam as suas decisões:- porque cometem erros de gestão?- porque se endividam?- porque distribuem dividendos?- porque adquirem outras empresas?- porque manipulam a informação e cometem fraudes?Conhecer a psicologia do gestor é essencial para compreender as suas escolhas e também para prever as decisões tomadas nas empresas concorrentes. -
As 48 Leis do PoderPara aqueles que querem ter poder, são espectadores do poder, ou querem escudar-se contra o poder…Há quem brinque com o poder e perca tudo num erro fatal. Há quem vá longe demais e quem não vá suficientemente longe. Há, no entanto, quem dê exactamente todos os passos certos e seja capaz de atrair a si o poder com uma perícia quase sobre-humana.Ao longo dos tempos, escritores e filósofos colocaram-se a seguinte pergunta: Quais as lições a aprender com os sucessos e fracassos dos nossos predecessores?Apesar de os vários escritos sobre poder a que hoje temos acesso se estenderem por um período de mais de três mil anos, constatamos que se repetem tendências e temas comuns - aqueles que apontam para uma essência de poder e que sugerem a existência de características capazes de regular o seu aumento. As 48 leis são intemporais e absolutas. -
Desistir - O Poder de Saber Quando Ir EmboraO sucesso não reside em insistir nas coisas. Reside em escolher a coisa certa na qual insistir, desistindo das restantes.Lancemos mãos à obra. Está na altura de reabilitar a desistência.Ao ler este livro, ficamos a saber porque é que a desistência deve ser celebrada e como é que esta pode transformar-se numa capacidade para desenvolver e enriquecer a nossa vida. -
Cálculo FinanceiroEsta obra tem por objectivo apresentar a lógica do raciocínio matemático na análise das operações financeiras de curto, médio ou longo prazo. As diversas matérias abordadas no livro são tratadas com a adequada profundidade teórica exigida à leccionação destas matérias no ensino superior, sem no entanto descuidar a vertente prática, tendo em atenção a sua utilização por um público menos exigente no desenvolvimento dos aspectos teóricos da matéria.Trata-se de uma obra didáctica que cobre as matérias fundamentais da disciplina de Cálculo Financeiro, o que a torna útil para a aprendizagem ou aprofundamento de conhecimentos dos responsáveis pela gestão financeira das organizações.Em todos os capítulos são apresentados exemplos retirados da realidade empresarial, por forma a facilitar uma melhor compreensão dos assuntos abordados.Inclui ainda dois formulários de consulta rápida, um para o cálculo financeiro e outro para o cálculo actuarial, a que se juntam as correspondentes tabelas, ainda muito úteis, apesar do desenvolvimento e fácil acesso aos meios computacionais. -
Gestão das OrganizaçõesAs organizações, em particular as empresas, defrontam-se actualmente com um ambiente global em permanente mudança, cada vez mais complexo, instável e imprevisível. Inovação, gestão do conhecimento, novas competências, descentralização, autonomia e colaboração são alguns dos vocábulos associadas às características da nova gestão que, em complexidade crescente, se traduz em novos desafios para os novos gestores, mas também para os docentes, alunos e candidatos a funções de gestão. Procurando ir ao encontro da nova realidade, nesta nova edição, além da actualização ou sistematização de alguns dos temas tratados em edições anteriores (com destaque para o planeamento, a motivação e as estruturas organizacionais) introduziu-se um novo capítulo sobre as tendências em gestão no século XXI e as competências exigidas aos novos gestores. Fundamentalmente pretende-se contribuir, ainda que modestamente, para uma melhor preparação dos interessados em atingir os melhores resultados nos crescentes, mas aliciantes, desafios colocados pela nova gestão. Edição totalmente a cores.