A história sedutora de um homem considerado por muitos como o melhor treinador de sempre do futebol britânico.
A história apaixonante da carreira de treinador de sucesso europeu de Sir Alex Ferguson tem início em Govan, passa pelo Aberdeen e tem o seu expoente máximo nas 27 épocas triunfantes à frente do Manchester United. Foi a visão de Ferguson, aliada à sua energia e competência, que permitiu construir equipas dentro e fora do relvado. Treinador de qualidades extraordinárias, Sir Alex conta como firme, mas carinhosa e encorajadoramente, lidou com jogadores de topo, de Ryan Giggs a Roy Keane, Eric Cantona e Ruud van Nistelrooy, e conviveu com um crescente número de estrelas mundiais como Ronaldo ou David Beckham, que viam nele uma figura paternal. Por vezes Ferguson fala de forma provocatória das rivalidades com o Liverpool, Arsenal, Chelsea e, mais tarde, Manchester City, e não foge ao seu subtil sentido de humor na altura de abordar as relações competitivas com Arsène Wenger e José Mourinho.
Alex Ferguson nasceu em 1941, em Govan, na Escócia. Avançado-centro goleador, chegou a ser transferido para o Rangers por 65 000 libras. Iniciou a carreira de treinador em 1974, esteve no East Stirlingshire e no St. Mirren antes de levar o Aberdeen à conquista da Taça dos Vencedores das Taças, na época de 1982/83. Desde 1986 no Manchester United, ganhou 38 troféus, incluindo o Campeonato do Mundo de Clubes, duas Ligas dos Campeões, 13 Ligas inglesas e cinco Taças de Inglaterra. No total, Ferguson obteve 49 troféus, sendo o treinador britânico de maior sucesso de sempre. Armado cavaleiro em 1999, Sir Alex anunciou a sua retirada em 2013, depois de o Manchester United ter conquistado, mais uma vez, o título de campeão inglês. Aos 71 anos, continua a servir o United, agora num cargo diretivo.
(1941) Antigo jogador e treinador de futebol escocês, esteve à frente do Manchester Unitedentre 1986 e 2013. O tempo que passou neste clube tornou-o um dos treinadores de futebol mais bem-sucedidos, admirados e respeitados do mundo. Em 8 de maio de 2013, Alex Ferguson anunciou a sua reforma, depois de uma carreira de quase quatro décadas e após ter conquistado, ao longo de 27 anos passados no clube inglês, 38 troféus, entre eles 13 campeonatos nacionais e dois títulos da Liga dos Campeões da UEFA.
As melhores lições do mundo do desporto. Os atletas e treinadores alcançam o seu máximo potencial alicerçados numa liderança inspiradora, na resiliência mental e em escolhas estratégicas bem fundamentadas. Aqui estão reunidos estes ensinamentos sobre liderança que podem ser retirados do mundo do desporto. Se nunca leu nada sobre lições de liderança com base no mundo do desporto, leia estes dez artigos fundamentais, escritos por atletas, treinadores e especialistas.A Harvard Business Review analisou centenas de ideias e selecionou os textos mais relevantes sobre esta temática para o ajudar a melhorar o seu desempenho. Este livro vai inspirá-lo para: - Aprender a melhorar os seus pontos mais fracos (e não apenas os mais fortes) - Cuidar do corpo para promover um desempenho mental de alto nível - Aumentar a sua confiança e ter mais energia antes de um momento importante - Mudar o rumo de uma equipa em declínio - Perceber os limites das métricas de desempenho - Concentrar-se nos objetivos a longo prazo lidar com obstáculos - Perceber onde termina a analogia entre o mundo do desporto e o dos negócios Neste volume poderá encontrar textos e entrevistas de: Anita Elberse e Alex Ferguson sobre a receita para um líder de sucesso. Entrevista a Greg Louganis, sobre os maiores desafios da carreira deste medalhado olímpico. Jim Loehr e Tony Schwartz, sobre a importância de quatro elementos importantes na gestão de desempenho: o corpo, as emoções, a mente e o espírito. Bill Parcells, sobre como liderar uma equipa através da experiência deste treinador da NFL Alex Gregory, sobre como este remador olímpico aprendeu a lidar com a alta pressão. Daniel McGinn, sobre os segredos da preparação mental dos atletas Melanie Whelan, sobre a experiência da SoulCycle em primar pela diferença. Kareem Abdul-Jabbar, sobre a carreira incrível da sua carreira no basquetebol. Scott D. Anthony, sobre lições de inocação com base no basebol. Mark de Rond, Adrian Moorhouse e Matt Rogan, sobre como avaliar potencial com base em lições preciosas da NBA. Mikhail Baryshnikov, sobre a sua longa carreira no ballet. Graham Jones, sobre como atingir o impossível. Joe Girardi, sobre competição e estratégia. Mark de Rond, sobre como gerir indivíduos e equipas. Andre Agassi, sobre resiliência. Bill Taylor, sobre o que nos pode ensina o futebol no que diz respeito a competição, sucesso, talento e trabalho de equipa.
As melhores lições do mundo do desporto.
Os atletas e treinadores alcançam o seu máximo potencial alicerçados numa liderança inspiradora, na resiliência mental e em escolhas estratégicas bem fundamentadas. Aqui estão reunidos estes ensinamentos sobre liderança que podem ser retirados do mundo do desporto.
Se nunca leu nada sobre lições de liderança com base no mundo do desporto, leia estes dez artigos fundamentais, escritos por atletas, treinadores e especialistas.A Harvard Business Review analisou centenas de ideias e selecionou os textos mais relevantes sobre esta temática para o ajudar a melhorar o seu desempenho.
Este livro vai inspirá-lo para:
- Aprender a melhorar os seus pontos mais fracos (e não apenas os mais fortes)
- Cuidar do corpo para promover um desempenho mental de alto nível
- Aumentar a sua confiança e ter mais energia antes de um momento importante
- Mudar o rumo de uma equipa em declínio
- Perceber os limites das métricas de desempenho
- Concentrar-se nos objetivos a longo prazo lidar com obstáculos
- Perceber onde termina a analogia entre o mundo do desporto e o dos negócios
Neste volume poderá encontrar textos e entrevistas de:
Anita Elberse e Alex Ferguson sobre a receita para um líder de sucesso.
Entrevista a Greg Louganis, sobre os maiores desafios da carreira deste medalhado olímpico.
Jim Loehr e Tony Schwartz, sobre a importância de quatro elementos importantes na gestão de desempenho: o corpo, as emoções, a mente e o espírito.
Bill Parcells, sobre como liderar uma equipa através da experiência deste treinador da NFL
Alex Gregory, sobre como este remador olímpico aprendeu a lidar com a alta pressão.
Daniel McGinn, sobre os segredos da preparação mental dos atletas
Melanie Whelan, sobre a experiência da SoulCycle em primar pela diferença.
Kareem Abdul-Jabbar, sobre a carreira incrível da sua carreira no basquetebol.
Scott D. Anthony, sobre lições de inocação com base no basebol.
Mark de Rond, Adrian Moorhouse e Matt Rogan, sobre como avaliar potencial com base em lições preciosas da NBA.
Mikhail Baryshnikov, sobre a sua longa carreira no ballet.
Graham Jones, sobre como atingir o impossível.
Joe Girardi, sobre competição e estratégia.
Mark de Rond, sobre como gerir indivíduos e equipas.
Andre Agassi, sobre resiliência.
Bill Taylor, sobre o que nos pode ensina o futebol no que diz respeito a competição, sucesso, talento e trabalho de equipa.VER POR DENTRO Ver página inteira
Quis o destino que as vidas de Snu Abecassis e Sá Carneiro se cruzassem um dia, para nunca mais voltarem a ser iguais. A «Princesa que veio do frio», como se referiam a ela, era uma mulher obstinada, forte e cheia de vida. Fundadora das Publicações Dom Quixote, Snu criou uma linha editorial que não se cansava de enfrentar o regime. Ela era uma mulher que não tinha medo de nada. Assim foi Snu na vida profissional, mas também na pessoal, cuja grande paixão com Sá Carneiro desafiou todas as leis do Estado Novo. Por Sá Carneiro, Snu pediu o divórcio, o que era um escândalo na época. Por Snu, Sá Carneiro abandonou um casamento ultra conservador (não conseguindo, porém, de imediato o divórcio). Contra tudo e contra todos, assumiram uma união de facto, muito mal vista na época, e comportavam-se como marido e mulher. Mesmo sabendo que a sua carreira política poderia ficar ameaçada por esta união, Sá Carneiro não desarmou nunca, chegando a dizer inclusive em 1977 que «Se a situação for considerada incompatível com as minhas funções, escolherei a mulher que amo». Este livro vai fazê-lo reviver uma das mais emocionantes histórias de amor já vividas em Portugal, uma história inspiradora interrompida apenas pelo trágico acidente/atentado de Camarate, onde ambos ambos perderam a vida. Revivendo a história de Snu e Sá Carneiro o leitor terá ainda a oportunidade de viajar por alguns dos capítulos mais importantes da história da democracia em Portugal, nos quais Sá Carneiro era um dos protagonistas principais.Ver por dentro:
«As histórias que aqui se contam são reais. Nada do que aqui é posto na boca destas mulheres é inventado, nem mesmo as expressões ou os comentários. […] Por outro lado, todas as histórias estão relacionadas com a condição feminina, conduzindo muitas vezes a situações dramáticas na vida das mulheres, que são nossas contemporâneas.»
Quem quiser saber como é a vida em tempo de guerra, tem de perguntar a uma mulher. Com início a 20 de Abril de 1945, o dia em que Berlim viu pela primeira vez a face da guerra, a autora deste diário descreve o quotidiano de uma cidade em ruínas, saqueada pelo exército russo. Durante dois meses, afasta a angústia e as privações sofridas, e concentra-se no relato objectivo e racional das suas experiências, observações e reflexões. Apesar dos constantes bombardeamentos, de actos de violação, do racionamento alimentar e do profundo terror da morte, este diário traça- nos uma perspectiva única de uma mulher dotada de um optimismo notável, que não se deixa abater pelas agruras sofridas. Quem ler este diário, jamais o esquecerá.Ver por dentro: