A(s) Indisciplina(s) na Escola - Compreender para prevenir

19,69 €

Na escola, os conceitos de disciplina e de indisciplina estão associados à necessidade dos seus membros se regerem por normas e regras de conduta que facilitem a integração e a convivência. Para além de uma forte conotação com princípios reguladores da vida na organização escolar, estes conceitos possuem, ainda, uma dimensão que os aproxima das problemáticas da cidadania, do saber conviver, do respeito mútuo, da capacidade de autocontrole, etc., o que lhes confere um carácter polissémico fazendo depender o seu significado dos contextos sociais e do quadro de valores que regula o quotidiano. Há que ter em conta, também, a amplitude dos mesmos conceitos, inscrevendo no seu interior uma grande diversidade de fenómenos e exigindo que se convoquem múltiplos factores para a sua integral compreensão e para uma intervenção fundamentada.
Este livro pretende situar-nos em busca dessa compreensão holística.


ÍNDICE

INTRODUÇÃO
I PARTE - O DESVIO ÀS REGRAS DE TRABALHO NA AULA. - 1.º NÍVEL DE INDISCIPLINA
II PARTE - PERTURBAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE PARES - 2.º NÍVEL DE INDISCIPLINA
III PARTE - PROBLEMAS DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO - 3.º NÍVEL DE INDISCIPLINA
IV PARTE - A INTERVENÇÃO
V PARTE - INSTRUMENTOS DE REFLEXÃO E ORIENTAÇÃO DA PRÁTICA
Bibliografia

Detalhes
Editora Almedina
Coleção Psicologia
Categorias
Editora Almedina
Negar Chronopost e Cobrança Não
Autores Isabel Pimenta Freire, João da Silva Amado
Isabel Pimenta Freire
João da Silva Amado
Partilhar
Book Search
Top Vendas da categoria Ver Todos