Livro juvenil, premiado e distinguido pela crítica, sobre a amizade, a exclusão social, o preconceito e as redes socias.
Uma menina de 11 anos descobre que não tem planos para o verão. Ao contrário dos seus colegas da escola que vão para locais de sonho, a situação financeira da família não permite que passe férias fora de casa. Questionada na escola, ela não resiste a inventar uma história: diz que vai passar 3 semanas numa praia do Sul da Europa. A partir daí, a mentira vai crescendo através de partilhas fictícias nas redes sociais. O problema vai ser quando o novo aluno da turma se muda para o bairro dela e descobre que ela está lá e não numa praia no Sul…
VENCEDOR DO PRÉMIO DE LITERATURA JUVENIL ALEMÃ 2021
Um livro caloroso e perspicaz que nos fala da construção de uma amizade, da exclusão social e do uso das redes sociais. Uma leitura fácil, contada na 1ª pessoa, que fará rir, sonhar e pensar, com protagonistas inesquecíveis.
Marianne Kaurin é uma escritora norueguesa nascida em 1974. Estudou escrita criativa e literatura no Instituto do Livro Infantil Norueguês, e trabalha como editora. Já recebeu vários prémios literários nacionais e internacionais pelos seus livros infantojuvenis. Bem-vindos ao Sul foi galardoado com um dos prémios literários mais prestigiados do mundo, o Prémio da Literatura Juvenil Alemã em 2021, e foi traduzido para 17 línguas.
Não tens de ser grande nem valente para encontrares a tua voz. Nem sempre é fácil ser pequeno. Mas quando o Rato parte em viagem à procura do seu rugido, descobre que até a mais pequenina criatura pode ter um coração de leão.
"Truz Truz! Quem é?! É a menina pequenina que tem uma meia rota no pé?" Assim começa esta pequena grande adivinha, contada em verso e cheia de humor, que dá vida a um bairro e a todas as personagens fascinantes que podemos encontrar no nosso dia a dia.
Ser princesa e poder escolher um príncipe deveria ser uma tarefa fácil. Mas para a Princesa Beatriz, a quem nada nem ninguém satisfaz, é um tremendo aborrecimento, e ainda aproveita para zombar dos pobres pretendentes. Cansado dos caprichos da Princesa, o Rei decide dar-lhe uma boa lição... A coleção Educação Literária reúne obras de leitura obrigatória e recomendada no Ensino Básico e Ensino Secundário e referenciadas no Plano Nacional de Leitura.
O Kevin é um coala que gosta de manter tudo na mesma, exatamente na mesma. Mas quando um dia a mudança surge sem ser convidada, o Kevin descobre que a vida pode estar cheia de novidades e ser maravilhosa! Dos criadores de O Leão Que Temos Cá Dentro, esta é uma história bem engraçada para quem acha que a mudança é um bocadinho preocupante.
Sabes como nasceu o primeiro unicórnio? Tudo aconteceu numa floresta encantada, quando uma menina chamada Carlota descobriu uns pequenos cavalos a tentar voar e reparou que um deles não saía do chão. Ele estava muito triste, mas a Carlota encontrou uma maneira muito doce de fazer o seu novo amigo feliz. O que terá sido?
Plano Nacional de LeituraLivro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada."Não se trata do retrato de mais um rei de Portugal. El-Rei Tadinho, sua futura mulher (uma fada desempregada, que entretanto se fizera passar por bruxa) e restante família vivem algumas desgraças ora do campo do quotidiano ora do fantástico. O rei oferece a filha (que não tem! — só mais tarde dá pelo engano) em casamento a um dragão; a única bruxa do reino, embora contrariada, decide ajudá-lo; o dragão engana-se e casa com esta última... É impossível não se achar graça, tal a ironia, a prodigiosa imaginação e o alucinante desenvolvimento. (A partir dos 8/9 anos)."
Uma fórmula secreta, uma tentativa de escapar ao teste de ciências e um pormenor aparentemente sem importância como, por exemplo, não lavar as mãos antes de ir para a mesa, dão origem a uma batalha incrível no mundo microscópico. Segue os nossos amigos nesta aventura cheia de criaturas estranhas e muuuuitos pormenores até um mundo que pode ser minúsculo, mas onde as gargalhadas são gigantes. Já sabes como é: diverte-te a ler e… Junta-te ao Bando!