Referência internacional, este tratado garante ampla abordagem da prática atual da Ginecologia e de subespecialidades afins, provendo conteúdo indispensável para o atendimento de excelência. Organizada, didaticamente, em oito partes e 42 capítulos, e escrita por um time de renomados colaboradores – clínicos e pesquisadores especialistas em suas respectivas áreas, esta 16a edição apresenta um conteúdo sólido e abrangente sobre princípios da prática e da avaliação inicial, incluindo ciência básica; cuidados preventivos e primários; métodos de diagnóstico e tratamento em ginecologia geral, cirurgias ginecológicas, uroginecologia e cirurgia reconstrutiva pélvica; questões relacionadas a gravidez precoce; endocrinologia reprodutiva e oncologia ginecológica. Entre as novidades desta edição, destacam-se a profunda atualização de todo o texto, novas imagens, bem como a expansão de conteúdo em temas relevantes, como, por exemplo, o da ginecologia minimamente invasiva, em que a cirurgia é abordada em detalhes nos capítulos que tratam de endoscopia, histerectomia e robótica.
A epidemiologia é, atualmente, uma área fundamental na formação na área das ciências da saúde. Seja a nível laboratorial ou de saúde pública, as aplicações da epidemiologia são variadas, ajudando a compreender como se distribuem os fenómenos relacionados com a saúde e a doença e os seus determinantes. Resultado da prática de ensino da epidemiologia, este livro abrange os aspectos essenciais da epidemiologia, nomeadamente no que diz respeito ao método epidemiológico e aos seus pressupostos, aos principais desenhos de estudo e às medidas de frequência e de associação e risco. Aborda, ainda, as questões da causalidade em saúde. Com uma maior preponderância da epidemiologia observacional, analisam-se, ainda, as questões éticas inerentes à investigação epidemiológica e apresenta-se um guia prático para a elaboração de projetos de investigação tendo por base as orientações internacionais mais recentes.
Visando retraçar, analisar e compreender a relação entre Bissaya-Barreto, a Medicina e Cirurgia, a presente tese parte de um quadro teórico e conceptual, incluindo o tema, a problemática, o objeto de estudo, a historiografia, fontes e metodologia, delimitação cronológica e estrutura.
A avaliação da ingestão alimentar requer a quantificação da porção de cada alimento consumido. Obteve-se a porção média de alimentos a partir de pesagens efetuadas por um grupo constituído por cinco nutricionistas.À semelhança da segunda, a presente edição do manual resulta da necessidade de adicionar novos alimentos e de reformular alguns valores de alimentos já apresentados. Adicionalmente, são apresentadas outras formas de apresentação, visando responder às necessidades demonstradas por utilizadores das edições anteriores, nas diferentes áreas de aplicação deste manual.