Ao longo dos anos, esta obra tem evoluído e abarcado não só a Biologia Celular clássica mas também os desenvolvimentos da Biologia Molecular, que tanto tem marcado o avanço nesta área. Encontramo-nos agora perante a 5.ª edição, na qual houve mudanças significativas, embora se tenham mantido as mesmas linhas de orientação. Procurou-se aprofundar e continuar a realçar o desenvolvimento e a importância da Biologia Molecular, bem como incorporar novas áreas do conhecimento; melhoraram-se e aprofundaram-se alguns textos anteriores, nomeadamente em aspetos científicos e didáticos, facilitando a sua utilização em áreas científicas novas.
Esta 5.ª edição sofreu também uma alteração significativa no que diz respeito à sua apresentação, já que contempla tanto diagramas como imagens a cor, novas figuras e desenhos uniformizados, melhorando de forma significativa muitos aspetos desta obra. No início de cada capítulo encontramos um breve resumo e no final são apresentadas as palavras-chave e perguntas de revisão, para além de bibliografia atualizada e referência a sites, sempre que pertinente.
Cientes de que ainda não existe em Portugal uma terminologia nesta área aprovada por toda a comunidade científica, foi preocupação dos coordenadores continuar a modernizar e uniformizar a terminologia utilizada. Nesse sentido, foi produzido um extenso glossário onde foram incluídos, sempre que necessário, os termos equivalente em português do Brasil.
Conteúdo
- Células procariotas, fagocíticas, neoplásicas, vegetais, estaminais e do sistema nervoso
- Membranas biológicas e celulares
- Matriz extracelular
- O ciclo celular: mitose, meiose e gametogénese
O autor não pretende apresentar a história das residências - tarefa quase sempre difícil pela escassez de elementos informativos - mas sim caracterizar a casa nobre portuguesa e apresentar um esboço da sua evolução através dos tempos, tarefa que não fora tentada ainda com tal desenvolvimento. Além disso, o livro não se dirige apenas a historiadores de arte mas sim a todos os que se interessam pelo estudo do nosso património artístico. Assim, o texto tem por objectivo fornecer dados essenciais para se «ver» a nossa arquitectura doméstica de carácter erudito, expressão insuperada do temperamento e sensibilidade do português. É, portanto um livro que no seu alcance didáctico e na forma como se apresenta, sai fora da linha de certos trabalhos que temos apresentado.
A epidemiologia é, atualmente, uma área fundamental na formação na área das ciências da saúde. Seja a nível laboratorial ou de saúde pública, as aplicações da epidemiologia são variadas, ajudando a compreender como se distribuem os fenómenos relacionados com a saúde e a doença e os seus determinantes. Resultado da prática de ensino da epidemiologia, este livro abrange os aspectos essenciais da epidemiologia, nomeadamente no que diz respeito ao método epidemiológico e aos seus pressupostos, aos principais desenhos de estudo e às medidas de frequência e de associação e risco. Aborda, ainda, as questões da causalidade em saúde. Com uma maior preponderância da epidemiologia observacional, analisam-se, ainda, as questões éticas inerentes à investigação epidemiológica e apresenta-se um guia prático para a elaboração de projetos de investigação tendo por base as orientações internacionais mais recentes.
Visando retraçar, analisar e compreender a relação entre Bissaya-Barreto, a Medicina e Cirurgia, a presente tese parte de um quadro teórico e conceptual, incluindo o tema, a problemática, o objeto de estudo, a historiografia, fontes e metodologia, delimitação cronológica e estrutura.
A avaliação da ingestão alimentar requer a quantificação da porção de cada alimento consumido. Obteve-se a porção média de alimentos a partir de pesagens efetuadas por um grupo constituído por cinco nutricionistas.À semelhança da segunda, a presente edição do manual resulta da necessidade de adicionar novos alimentos e de reformular alguns valores de alimentos já apresentados. Adicionalmente, são apresentadas outras formas de apresentação, visando responder às necessidades demonstradas por utilizadores das edições anteriores, nas diferentes áreas de aplicação deste manual.