A presente obra fornece, na primeira parte, uma revisão da biomecânica e traumatologia específicas de 30 modalidades desportivas, incluindo desportos coletivos e individuais, com as mais variadas características. São detalhados os movimentos típicos praticados em cada desporto, bem como a sua importância e correlação com a frequência e tipos de lesão mais comuns. Ao pormenorizar os mecanismos e os fatores de risco das lesões, sugerindo-se também métodos de prevenção das mesmas, procura-se, assim, fornecer ferramentas teóricas e recomendações estratégicas com ampla aplicabilidade prática, a fim de se alcançar uma prática desportiva mais segura e saudável nos mais diversos contextos desportivos. Na segunda parte do livro, apresentam-se alguns temas controversos de interesse clínico e menos divulgados no âmbito da Medicina e Traumatologia do Desporto.
Biomecânica e Traumatologia das Modalidades Desportivas foi pensado e construído para esclarecer e instruir todos os elementos envolvidos no Desporto, desde os médicos, os enfermeiros e os fisioterapeutas, as equipas técnicas, o praticante profissional, amador ou aprendiz, o futuro praticante, os familiares de atletas até ao mero interessado.
Médico-cirurgião ortopédico no Setor de Coluna Vertebral do Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE, e no Hospital CUF Coimbra; Docente de Anatomia e de Ortopedia na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
A epidemiologia é, atualmente, uma área fundamental na formação na área das ciências da saúde. Seja a nível laboratorial ou de saúde pública, as aplicações da epidemiologia são variadas, ajudando a compreender como se distribuem os fenómenos relacionados com a saúde e a doença e os seus determinantes. Resultado da prática de ensino da epidemiologia, este livro abrange os aspectos essenciais da epidemiologia, nomeadamente no que diz respeito ao método epidemiológico e aos seus pressupostos, aos principais desenhos de estudo e às medidas de frequência e de associação e risco. Aborda, ainda, as questões da causalidade em saúde. Com uma maior preponderância da epidemiologia observacional, analisam-se, ainda, as questões éticas inerentes à investigação epidemiológica e apresenta-se um guia prático para a elaboração de projetos de investigação tendo por base as orientações internacionais mais recentes.
Visando retraçar, analisar e compreender a relação entre Bissaya-Barreto, a Medicina e Cirurgia, a presente tese parte de um quadro teórico e conceptual, incluindo o tema, a problemática, o objeto de estudo, a historiografia, fontes e metodologia, delimitação cronológica e estrutura.
A avaliação da ingestão alimentar requer a quantificação da porção de cada alimento consumido. Obteve-se a porção média de alimentos a partir de pesagens efetuadas por um grupo constituído por cinco nutricionistas.À semelhança da segunda, a presente edição do manual resulta da necessidade de adicionar novos alimentos e de reformular alguns valores de alimentos já apresentados. Adicionalmente, são apresentadas outras formas de apresentação, visando responder às necessidades demonstradas por utilizadores das edições anteriores, nas diferentes áreas de aplicação deste manual.