Este livro foi escrito por professores de Bioquímica pertencentes a várias Universidades portuguesas com o
objectivo de oferecer ao leitor um manual actualizado de bioquímica, abordando de um modo actual e organizado
os principais temas de bioquímica geral e metabólica. Dirige-se aos alunos dos cursos superiores,
universitários ou politécnicos, que tenham no seu currículo a disciplina de bioquímica, aos professores do
ensino secundário que queiram actualizar os seus conhecimentos nesta matéria e a todos os que se interessem
em acompanhar o desenvolvimento da bioquímica.
O livro começa por abordar temas gerais como: História da Bioquímica, Noções de Química Orgânica, Homeostase
e Cibernética, Termodinâmica e Bioenergética. Em seguida é abordada a bioquímica estrutural dos
compostos orgânicos existentes no organismo - proteínas, glúcidos e lípidos. A enzimologia surge como um
meio obrigatório de entender o metabolismo. A bioquímica metabólica aborda com detalhe o metabolismo
dos glúcidos, lípidos e proteínas. Para ajudar a compreensão, cada capítulo contém um resumo, palavras-chave e perguntas de revisão. No final do livro, existe um apêndice onde foram reunidos os termos para os
quais existem diferentes terminologias.
Conteúdo:
. Proteínas
. Lípidos
. Glúcidos
. Enzimas
. Metabolismo dos glúcidos
. Metabolismo dos lípidos
. Metabolismo das proteínas
Professor Catedrático Aposentado da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.
Doutor Honoris Causa da Universidade de Lille.
Medalha de prata da Academia Francesa de Medicina.
Director do Departamento de Ciências da Saúde e Qualidade de Vida da Universidade Autónoma.
“O Homem do Leme” é composto por crónicas que olham e reportam uma nova era - a da Internet. Uma era que, no dizer do músico Gilberto Gil, torna "o mundo grande e a terra pequena". Navegações por tal mundo com assuntos da conectividade e suas correlações sociais e outras (de grandezas variáveis), causas e coisas do novo quotidiano coletivo. São, sobretudo, textos deliciosos, feitos num swing entre o formativo e o informativo, e pelo veio da escrita escorreita e do apelo interativo a que Manuel Halpern habituou os seus leitores.
Assim como outrora os relatores contavam das grandes viagens (tempos das cartas a El Rei), agora Halpern leva-nos ao browsing das pequenas navegações (tempos estes dos escritos aos cidadãos do nosso já consagrado mundo novo). O substrato disto tudo é a escrita de qualidade, algo que suplanta o tempo e o espaço, como também o próprio género literário. Das mais de 500 crónicas publicadas no Jornal de Letras, Manuel Halpern quis selecionar uma centena e meia delas e reuni-las neste livro, que celebra os 20 anos do “Homem do Leme”.
É uma grande reportagem ao renascimento da música mais nacional, o fado. Manuel Halpern ensaia uma viagem ao mundo do fado em que se cruza a renovação do género com uma nova atenção da indústria cultural sobre este fenómeno. O jornalista do JL privilegia os dados factuais e o discurso dos principais intérpretes. Descreve, numa escrita solta e rigorosa, as principais forças e correntes que atravessam esta canção, desde a galáxia Amália, passando pelos estrangeiros que cantam o fado. Uma obra de referência.
A epidemiologia é, atualmente, uma área fundamental na formação na área das ciências da saúde. Seja a nível laboratorial ou de saúde pública, as aplicações da epidemiologia são variadas, ajudando a compreender como se distribuem os fenómenos relacionados com a saúde e a doença e os seus determinantes. Resultado da prática de ensino da epidemiologia, este livro abrange os aspectos essenciais da epidemiologia, nomeadamente no que diz respeito ao método epidemiológico e aos seus pressupostos, aos principais desenhos de estudo e às medidas de frequência e de associação e risco. Aborda, ainda, as questões da causalidade em saúde. Com uma maior preponderância da epidemiologia observacional, analisam-se, ainda, as questões éticas inerentes à investigação epidemiológica e apresenta-se um guia prático para a elaboração de projetos de investigação tendo por base as orientações internacionais mais recentes.
Visando retraçar, analisar e compreender a relação entre Bissaya-Barreto, a Medicina e Cirurgia, a presente tese parte de um quadro teórico e conceptual, incluindo o tema, a problemática, o objeto de estudo, a historiografia, fontes e metodologia, delimitação cronológica e estrutura.
A avaliação da ingestão alimentar requer a quantificação da porção de cada alimento consumido. Obteve-se a porção média de alimentos a partir de pesagens efetuadas por um grupo constituído por cinco nutricionistas.À semelhança da segunda, a presente edição do manual resulta da necessidade de adicionar novos alimentos e de reformular alguns valores de alimentos já apresentados. Adicionalmente, são apresentadas outras formas de apresentação, visando responder às necessidades demonstradas por utilizadores das edições anteriores, nas diferentes áreas de aplicação deste manual.