Trata-se de um livro de texto abrangente sobre esta especialidade, que vem suprir uma lacuna na literatura no país e que tanto serve ao estudante de odontologia, ao clínico geral, bem como ao especializando e ao especialista já formado. Em língua portuguesa, ultimamente, foram editados alguns livros sobre as diversas especialidades em Cirurgia, mas não livros nos quais o leitor tivesse uma visão global da especialidade. O Prof. Dr. Roberto Prado teve a felicidade de cercar-se de colaboradores os mais respeitados nas áreas como os Profs. Renato Kobler Pinto Lopes Sampaio, em Patologia, e Murillo Torres, em Radiologia, entre outros; isto sem mencionar a Profª. Martha Salim, autora e colaboradora em diversos capítulos da obra. Realmente, em virtude de o número de colaboradores ser pequeno, este livro de texto expressa bem o pensamento dos autores, com uniformidade e pertinência, além de corroborar o que de melhor existe entre os cirurgiões bucomaxilofaciais brasileiros. O livro é também fartamente ilustrado, tanto com desenhos como com fotos clínicas, enriquecendo o texto.
A epidemiologia é, atualmente, uma área fundamental na formação na área das ciências da saúde. Seja a nível laboratorial ou de saúde pública, as aplicações da epidemiologia são variadas, ajudando a compreender como se distribuem os fenómenos relacionados com a saúde e a doença e os seus determinantes. Resultado da prática de ensino da epidemiologia, este livro abrange os aspectos essenciais da epidemiologia, nomeadamente no que diz respeito ao método epidemiológico e aos seus pressupostos, aos principais desenhos de estudo e às medidas de frequência e de associação e risco. Aborda, ainda, as questões da causalidade em saúde. Com uma maior preponderância da epidemiologia observacional, analisam-se, ainda, as questões éticas inerentes à investigação epidemiológica e apresenta-se um guia prático para a elaboração de projetos de investigação tendo por base as orientações internacionais mais recentes.
Visando retraçar, analisar e compreender a relação entre Bissaya-Barreto, a Medicina e Cirurgia, a presente tese parte de um quadro teórico e conceptual, incluindo o tema, a problemática, o objeto de estudo, a historiografia, fontes e metodologia, delimitação cronológica e estrutura.
A avaliação da ingestão alimentar requer a quantificação da porção de cada alimento consumido. Obteve-se a porção média de alimentos a partir de pesagens efetuadas por um grupo constituído por cinco nutricionistas.À semelhança da segunda, a presente edição do manual resulta da necessidade de adicionar novos alimentos e de reformular alguns valores de alimentos já apresentados. Adicionalmente, são apresentadas outras formas de apresentação, visando responder às necessidades demonstradas por utilizadores das edições anteriores, nas diferentes áreas de aplicação deste manual.