Sabia que o açafrão é tão eficaz no tratamento de depressões moderadas como o Prozac? Ou que o consumo regular de sementes de linhaça diminui em 46por cento o risco de um AVC? Ou que os mirtilos têm extraordinárias propriedades imunitárias? O Dr. Michael Greger sabe do que fala. Apaixonado pelo estudo dos alimentos, começou a faltar às aulas na escola secundária para se refugiar na biblioteca e devorar revistas científicas. Era, já então, um assumido cromo da nutrição. Licenciou-se em Agronomia e em Medicina, e após anos de prática clínica, começou a reunir os mais relevantes estudos científicos sobre nutrição no popular site NutritionFacts. Toda essa preciosa informação foi sintetizada na obra de referência Como Não Morrer, que nos ensina a usar a alimentação como fonte de cura. Chega-nos, agora, a parte prática. Como integrar as famosas Doze Doses Diárias de alimentos do Dr. Greger nas nossas vidas atarefadas? O autor, em colaboração com um escritor e um chef, apresenta-nos aqui a solução. Mais de 120 receitas mesmo muito fáceis de fazer, que incluem todos os nutrientes de que precisamos para ser saudáveis.
As consultas médicas duram cerca de 15 minutos. O paciente é admitido com uma determinada doença e sai com a receita. Mas quase nunca o informam do que deve fazer para prevenir a doença ou para não ter recaídas. E raras vezes sai do consultório com uma lista de alimentos que deve comer ou evitar. Michael Greger, provavelmente um dos médicos mais conhecidos (e seguidos) dos Estados Unidos, sempre lutou contra o modo como a medicina era praticada. E decidiu que dedicaria a sua vida a dizer aos pacientes o que ninguém lhes dizia na consulta. Ou seja, que há alimentos muito mais eficazes do que qualquer remédio. Ao longo de décadas reuniu as provas científicas, falou com especialistas de todo o mundo e começou a divulgar as informações num site que se tornou um caso raro de sucesso. Neste livro, apresenta as conclusões. Usa como ponto de partida as 15 doenças mais mortais - dos problemas cardíacos ao cancro, passando pela diabetes. Explica como as contraímos e porquê. E depois dá-nos a receita para as evitar ou curar. Como Não Morrer - a mais completa enciclopédia da saúde do mercado -, faculta as prescrições de que precisa. E ainda a indispensável lista dos doze conselhos essenciais para garantir que não precisará de ir ao médico tão cedo.
Imagine que era possível reunir num único livro tudo o que de mais importante sabemos hoje sobre nutrição e perda de peso. É possível. O livro é este. E pode mudar a sua vida.Uma dieta pobre em hidratos ou rica em cereais? Vegetariana ou cetogénica? Se está confuso, não se preocupe, faz parte da maioria. Todos os dias são publicados mais de cem artigos científicos sobre o excesso de peso. E quem é que tem tempo para ler toda essa informação? Provavelmente, só mesmo o Dr. Michael Greger. Há quase uma década, o autor do extraordinário bestseller Como Não Morrer, apoiado por uma equipa de investigadores, começou a reunir num site (gratuito) a melhor ciência na área da nutrição. Nos últimos anos investigou a fundo as dietas, tendo sempre presente que mais importante do que perder peso é ganhar saúde. Com esse objectivo em vista, retirou dos milhares de artigos um conjunto de conselhos fáceis de pôr em prática. Ou seja, os que podem ser realmente usados hoje e sempre, com benefícios para a saúde e sem obrigar o leitor a fazer… dieta. Sugere um plano rico em fibra e água e com pouca gordura, sal e açúcar, e repleto de alimentos anti-inflamatórios.
Imagine que era possível reunir num único livro tudo o que de mais importante sabemos hoje sobre nutrição e perda de peso. É possível. O livro é este. E pode mudar a sua vida.Uma dieta pobre em hidratos ou rica em cereais? Vegetariana ou cetogénica? Se está confuso, não se preocupe, faz parte da maioria. Todos os dias são publicados mais de cem artigos científicos sobre o excesso de peso. E quem é que tem tempo para ler toda essa informação? Provavelmente, só mesmo o Dr. Michael Greger. Há quase uma década, o autor do extraordinário bestseller Como Não Morrer, apoiado por uma equipa de investigadores, começou a reunir num site (gratuito) a melhor ciência na área da nutrição. Nos últimos anos investigou a fundo as dietas, tendo sempre presente que mais importante do que perder peso é ganhar saúde. Com esse objectivo em vista, retirou dos milhares de artigos um conjunto de conselhos fáceis de pôr em prática. Ou seja, os que podem ser realmente usados hoje e sempre, com benefícios para a saúde e sem obrigar o leitor a fazer dieta. Sugere um plano rico em fibra e água e com pouca gordura, sal e açúcar, e repleto de alimentos anti-inflamatórios.
Nos anos 70, os psicólogos norte-americanos concluíram que as pessoas com maior autoconfiança tinham mais sucesso. O psicólogo social Roy F. Baumeister, que então começava a trabalhar como investigador na Universidade de Princeton, não duvidava. Mas questionou-se: e então as pessoas com baixa auto-estima? O que poderia a Psicologia fazer por elas? Ao longo das décadas seguintes, Baumeister procurou respostas. Analisou estudos anteriores (como o das gomas, de Walter Mischel) e conduziu uma série de experiências pioneiras. Provou que o sucesso depende sobretudo do autocontrolo. E provou também que o autocontrolo pode ser exercitado, tal como um músculo, com resultados surpreendentes. A Força da Vontade sintetiza centenas de artigos científicos publicados por Baumeister, e aqui explicados numa linguagem acessível por John Tierney, especialista em ciência do New York Times.Ver por dentro: