O livro encontra-se organizado de modo que se perceba o lançamento de um negócio, associando os requisitos que qualquer empresário deve atender para prestar a informação necessária para os decisores económicos tomarem as suas decisões.
Partindo da necessidade de informação sobre um negócio, passando pelas demonstrações financeiras, dos seus elementos, entre muitos outros assuntos tratados, foi-se avançado passo a passo, introduzindo os diferentes conceitos contabilísticos, de tal modo que estes se tornassem intuitivos para todos. A forma de escrita adotada, com perguntas orientadas e sucessivas até à obtenção da resposta definitiva, tem como objetivo a criação de interação efetiva e emocional com o leitor. Fazendo uso de todos os seus sentidos, emoções e capacidade de pensamento crítico, o leitor será levado a refletir e a obter respostas. Mais do que qualquer outro processo cerebral, as perguntas ajudam-nos a refletir, a compreender e a aprender. Trata-se de uma experiência de aprendizagem que irá transmitir competências básicas na área da contabilidade e dos negócios.
Licenciada em Economia e em Direito pela Universidade de Coimbra; Mestre em Economia Europeia, com uma dissertação intitulada Capital de Risco Uma Forma de Apoio à Actividade Empresarial; Doutorada em Organização e Gestão de Empresas, na especialidade de Finanças Empresariais com uma tese intitulada O Goodwill nas Contas Consolidadas: Uma Análise dos Grupos não Financeiros Portugueses, publicada em 2006 pela Coimbra Editora. É ainda co-autora do livro Contabilidade Financeira Casos Práticos, Almedina (2007) e coordenadora do livro SNC - Sistema de Normalização Contabilística, também da Almedina (2010). É professora auxiliar na FEUC, onde lecciona várias unidades curriculares na área da Contabilidade Financeira. Coordenadora do Mestrado de Contabilidade e Finanças da FEUC. Membro da Comissão de Normalização Contabilística.
Professora Adjunta no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro e doutorada em Gestão na especialidade de Contabilidade pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ISCTE. É membro integrado da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), da Universidade de Aveiro, sendo autora de alguns artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais da área. É Técnica Oficial de Contas e formadora eventual da OTOC.
Dina Rocha
Professora profissionalizada e contratada do Ministério da Educação e Ciência das disciplinas de contabilidade e economia do ensino secundário. É mestre em Contabilidade, ramo de fiscalidade pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro. É Técnica Oficial de Contas e gestora de projetos financiados pelo Fundo Social Europeu, no âmbito dos Programas Operacionais Potencial Humano (POPH).
ÍNDICE
CAPÍTULO 1 - AS CONCENTRAÇÕES EMPRESARIAIS E OS GRUPOS DE SOCIEDADES
1.1. Origem e desenvolvimento
1.2. O caso particular dos grupos de sociedades
1.3. Os grupos na contabilidade: a classificação contabilística prevista no POC para as relações entre empresas
CAPÍTULO 2 - IMPLICAÇÕES DA PRESENÇA DOS GRUPOS DE SOCIEDADES NA INFORMAÇÃO CONTABILISTICA
2.1. Informação individual versus informação consolidada: vantagens e limitações
2.2. A informação contabilística consolidada e os activos intangíveis
CAPÍTULO 3 - ELABORAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS CONSOLIDADAS: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E REFERENCIAIS NORMATIVOS
3.1. Teorias subjacentes à elaboração da informação consolidada
3.2. Implicações das teorias e das normas em alguns aspectos conceptuais e metodológicos das DFC
3.3. A consolidação de contas e o normativo contabilístico português
3.4. O caso particular da eliminação do valor da participação financeira e a evidenciação das diferenças de consolidação nas DFC
3.5. Limitações e novas perspectivas da informação financeira consolidada
CAPÍTULO 4 - OS ACTIVOS INTANGÍVEIS NAS CONTAS CONSOLIDADAS: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E PRINCIPAIS REFERENCIAIS NORMATIVOS
4.1. Conceitos de activo intangível
4.2. Identificabilidade, capacidade de geração de benefícios e valorização
4.3. O caso particular do goodwill
Este livro procura ser um manual de introdução e aprofundamento dos conhecimentos sobre IRC, quer numa perspetiva teórica, quer, sobretudo, numa perspetiva prática.Cada matéria do imposto tem uma secção específica, onde o leitor encontra uma síntese, um desenvolvimento teórico e exercícios práticos, para que possa testar os seus conhecimentos.
Esta obra procura apresentar os principais instrumentos de cálculo financeiro necessários para abordar todo o tipo de problemas envolvendo o valor temporal do dinheiro, incluindo a análise comparativa de empréstimos, determinação do all-in cost de financiamentos, investimentos em ativos financeiros e reais, alternativas buy or lease e políticas de descontos financeiro, entre outras questões.