Governança Corporativa ou Corporate Governance é um tema da administração que vem ganhando importância devido ao crescimento das organizações e pela sua internacionalização. Este livro aborda este assunto de uma forma didáctica, explicando a teoria e a prática mostrando exemplos das diferenças do exercício da Governança Corporativa, através de normas em diferentes países e particularmente nos de língua portuguesa ou como traduz no título: Espaço Lusófono. As normas são apresentadas nos principais países de língua portuguesa: Portugal; Brasil; Angola; Cabo Verde e Moçambique. Devido à importância do Brasil, os autores dedicam um capítulo para comparar a prática de governança empresarial deste país com Portugal e dedica outro capítulo para apresentar os modelos de governança empresarial em Angola, Cabo Verde e Moçambique. Esta iniciativa representa um importante avanço ao tratar da Governança Corporativa para não apenas os países desenvolvidos, mas também para os países da grande comunidade de língua portuguesa, uma vez que muitas organizações multinacionais destes países procuram o seu crescimento em países onde a língua e a cultura portuguesa facilitam a expansão de suas empresas.
Um tema muito actual para a Gestão em
particular para os tempos de crise.Governança Corporativa ou Corporate Governance é um tema da
administração que vem ganhando importância devido ao crescimento
das organizações e pela sua internacionalização. Este livro aborda este
assunto de uma forma didáctica, explicando a teoria e a prática
mostrando exemplos das diferenças do exercício da Governança
Corporativa, através de normas em diferentes países e particularmente
nos de língua portuguesa ou como traduz no título: Espaço Lusófono.
As normas são apresentadas nos principais países de língua portuguesa: Portugal; Brasil; Angola; Cabo Verde e Moçambique.
Devido à importância do Brasil, os autores dedicam um capítulo para
comparar a prática de governança empresarial deste país com Portugal
e dedica outro capítulo para apresentar os modelos de governança
empresarial em Angola, Cabo Verde e Moçambique.
Esta iniciativa representa um importante avanço ao tratar da
Governança Corporativa para não apenas os países desenvolvidos, mas
também para os países da grande comunidade de língua portuguesa,
uma vez que muitas organizações multinacionais destes países
procuram o seu crescimento em países onde a língua e a cultura
portuguesa facilitam a expansão de suas empresas.
Na obra 'Governança, ESG e Estrutura Organizacional', Rubens Ifraim Filho e Agliberto Alves Cierco confeccionaram um verdadeiro manual prático de implementação e manutenção da Governança e ESG aliadas aos aspectos da Estrutura Organizacional: dos princípios norteadores, contexto e explicações, à inserção nos mais variados desenhos, estruturas e novos arranjos e transformações organizacionais. Propõe-se, portanto, uma análise à luz de inovadora perspectiva tripartite. Do inglês, ESG consiste em Governança Ambiental, Social e Corporativa, conceito que avalia as operações das principais empresas conforme o impacto em três eixos da sustentabilidade - o Meio Ambiente, o Social e a Governança. Este livro atende claramente a uma demanda ferramental urgente da comunidade empresarial e demais stakeholders, pois pormenoriza um tema contemporâneo e absolutamente necessário, uma vez que as corporações são consistentemente avaliadas conforme o comprometimento mediante a tríade do acrônimo.