O livro cobre de forma sistemática e detalhada toda a teoria do crescimento económico desenvolvida a partir de meados do século XX até aos nossos dias, contrapondo os seus resultados com a evidência empírica existente. O livro contribui assim para um entendimento dos mecanismos do crescimento económico respondendo às questões (i) Porque crescem mais uns paises que outros?; (ii) porque são uns paises mais ricos que outros? (iii) Porque os paises vão alterando a sua performance de crescimento ao longo da sua história? Aborda a teoria neoclássica com as suas principais extensões e implicações empíricas e a teoria do crescimento endógeno, passando nesta pelos modelos baseados na acumulação de capital humano e na Investigação e Desenvolvimento. Como tópicos avançados, explora a transferência de tecnologia, a desigualdade salarial e a interação entre a tecnologia e o capital humano e as suas consequências para o crescimento.
ÓSCAR AFONSO é professor de Crescimento Económico, Comércio Internacional e Economia Computacional. Tem doutoramento e agregação na Universidade do Porto, tendo publicado mais de 80 artigos em revistas internacionais como o Research Policy, Journal of Economic Behavior & Organization, World Development e Macroeconomic Dynamics.
Paulo Vasconcelos
PAULO BELEZA DE VASCONCELOS é professor de Matemática e Economia Computacional. Tem doutoramento e agregação na Universidade do Porto, tendo publicado cerca de 50 artigos em revistas internacionais como o Applied Mathematics and Computation, Applied Numerical Mathematics e Linear Algebra and its Aplications.
Pedro Neves
PEDRO NEVES é professor de Macroeconomia. É atualmente Professor Auxiliar na Universidade da Beira Interior e membro integrado da Unidade de Investigação CEFAGE-UBI. Tem doutoramento na Universidade do Porto desde 2013, tendo publicado em revistas internacionais como o Research Policy e World Development.
Tiago Sequeira
TIAGO SEQUEIRA é professor de Macroeconomia e Crescimento Económico. Está atualmente afiliado à Unidade de Investigação CEFAGE-UBI e é docente na Universidade da Beira Interior. Tem doutoramento e agregação na NOVA School of Business and Economics, tendo publicado cercade 70 artigos em revistas internacionais como o Research Policy, Journal of Economic Behavior & Organization e Macroeconomic Dynamics.
Na obra 'Governança, ESG e Estrutura Organizacional', Rubens Ifraim Filho e Agliberto Alves Cierco confeccionaram um verdadeiro manual prático de implementação e manutenção da Governança e ESG aliadas aos aspectos da Estrutura Organizacional: dos princípios norteadores, contexto e explicações, à inserção nos mais variados desenhos, estruturas e novos arranjos e transformações organizacionais. Propõe-se, portanto, uma análise à luz de inovadora perspectiva tripartite. Do inglês, ESG consiste em Governança Ambiental, Social e Corporativa, conceito que avalia as operações das principais empresas conforme o impacto em três eixos da sustentabilidade - o Meio Ambiente, o Social e a Governança. Este livro atende claramente a uma demanda ferramental urgente da comunidade empresarial e demais stakeholders, pois pormenoriza um tema contemporâneo e absolutamente necessário, uma vez que as corporações são consistentemente avaliadas conforme o comprometimento mediante a tríade do acrônimo.