The most concise, clinically relevant guide to common diseases and disorders of the head and neck region-up-
dated and expanded!
Conveniently organized by organ and anatomic region Must-know medical and surgical management protocols, reinforced by a solid review of the basic underlying science Emphasis on radiology in otolaryngology Special "Essentials of Diagnosis" section for each disease and disorder that delivers key points at a glance Over 500 state-of-the-art clinical photographs and line drawings Ideal as a quick, ready-to-use clinical refresher or as board review certification prep
NEW TO THE SECOND EDITION:
Coverage of the very latest medical and surgical treatment options, including antibiotics and injectables (including botulinum toxin) Two new chapters on facial plastic surgery-covering otoplasty and implants-that reflect the most cutting-edge clinical perspectives on this fast-growing specialty
Mendik Foundation Professor and Chairman
Department of Otolaryngology
Professor of Pediatrics, and Physiology & Neuroscience
New York University School of Medicine
A epidemiologia é, atualmente, uma área fundamental na formação na área das ciências da saúde. Seja a nível laboratorial ou de saúde pública, as aplicações da epidemiologia são variadas, ajudando a compreender como se distribuem os fenómenos relacionados com a saúde e a doença e os seus determinantes. Resultado da prática de ensino da epidemiologia, este livro abrange os aspectos essenciais da epidemiologia, nomeadamente no que diz respeito ao método epidemiológico e aos seus pressupostos, aos principais desenhos de estudo e às medidas de frequência e de associação e risco. Aborda, ainda, as questões da causalidade em saúde. Com uma maior preponderância da epidemiologia observacional, analisam-se, ainda, as questões éticas inerentes à investigação epidemiológica e apresenta-se um guia prático para a elaboração de projetos de investigação tendo por base as orientações internacionais mais recentes.
Visando retraçar, analisar e compreender a relação entre Bissaya-Barreto, a Medicina e Cirurgia, a presente tese parte de um quadro teórico e conceptual, incluindo o tema, a problemática, o objeto de estudo, a historiografia, fontes e metodologia, delimitação cronológica e estrutura.
A avaliação da ingestão alimentar requer a quantificação da porção de cada alimento consumido. Obteve-se a porção média de alimentos a partir de pesagens efetuadas por um grupo constituído por cinco nutricionistas.À semelhança da segunda, a presente edição do manual resulta da necessidade de adicionar novos alimentos e de reformular alguns valores de alimentos já apresentados. Adicionalmente, são apresentadas outras formas de apresentação, visando responder às necessidades demonstradas por utilizadores das edições anteriores, nas diferentes áreas de aplicação deste manual.