De Excelente a Líder
O que distingue as empresas verdadeiramente extraordinárias de todas as outras? Neste livro Collins e Porras apresentam uma análise brilhante e lúcida de 18 empresas, entre as quais American Express, General Electric, Hewlett-Packard, Johnson & Johnson, Philip Morris, Sony e a Walt Disney, todas com um desempenho superior à média. Foram mais de seis anos de pesquisa em empresas que, muitas vezes, ultrapassavam os 100 anos de existência. As suas conclusões derrubam muitos mitos do sucesso, nomeadamente o do líder carismático, a intuição, a empresa voltada para o cliente e mostram o caminho para a construção de uma empresa grande e duradoura.
| Editora | Casa das Letras |
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| Editora | Casa das Letras |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Jerry I. Porras, Jim Collins |
Jim Collins dirige um laboratório de investigação em gestão em Boulder, no Colorado. É autor, com Jerry I. Porras, de Built to Last: Successful Habits of Visionary Companies (HarperBusiness, 1994) e de Building Your Companys Vision (HBR, setembro-outubro de 1996).
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De Bom a Excelente - Good to GreatMais de dois milhões e meio de exemplares vendidos«Como é que uma boa empresa pode tornar-se excepcional?» Os resultados de uma pesquisa, que durou cerca de cinco anos, foram agora divulgados no livro De Bom a Excelente.Collins e a sua equipa analisaram perto de 1500 empresas, que figuraram na lista das 500 maiores da revista Fortune. Apenas onze dessas empresas conseguiram sustentar durante mais de quinze anos um crescimento extraordinário. Estas onze organizações, entre as quais a Gillette, a Kimberley-Clark e a Philip Morris, geram retornos financeiros superiores aos da média de mercado, ultrapassando gigantes como a Coca-Cola, Intel ou a General Electric.Em comum, todas tiveram o que Collins classificou como «líder de nível 5»: um gestor que estaria no topo da pirâmide da excelência em gestão.Quem são esses tais líderes de nível 5? Quais são as suas características? E por que razão nomes consagrados, como Welch e Chambers, não figuram na lista de Jim Collins? -
Good to GreatGood To Great explores a whole new concept, backed by the rigorous research standards which gave Built to Last such an impact.1. Good is the Enemy of Great -- the scope of the projec t2. Level 5 Leadership -- the type of leader required, humble and ferocious3. First Who .... Then What -- how companies set the foundation for their shift from good to great4. Confront the Brutal Facts (Yet Never Lose Faith) -- the duality that leads to greatness5. Hedgehog Concept -- how to find the one big thing your company must focus on6. A Culture of Discipline -- the magical alchemy of great performance7. Technology Accelerators -- technology is a trap, unless used right8. The Flywheel and the Doom Loop -- how to build sustained momentum and avoid the 'new regime, new revolution' doom loop9. From Good To Great to Built to Last -- how to take a company from great to enduring greatAppendices: Good To Great in: the New Economy; non-Profits; Government; Investors; outside the US.Plus four research appendices -
Dos Objetivos aos ResultadosMuitos programas de mudança empresarial fazem-se anunciar com Objetivos Grandes, Cabeludos e Ambiciosos (OGCAs), mas, frequentemente, fracassam ao primeiro embate ? mobilizar toda a empresa para um objetivo em comum. Os mecanismos catalisadores são importantes instrumentos para catapultar as organizações e ultrapassar este tipo de obstáculos. Simples, mas poderosas, permitem um reforço do compromisso por parte das equipas e a mobilização de toda a empresa. São meios galvanizadores e não burocráticos de transformar as visões em realidade, envolvendo normalmente uma redistribuição do poder.
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A Psicologia do DinheiroSer bem-sucedido com o dinheiro não tem necessariamente que ver com o que sabemos. E mudar hábitos é difícil, mesmo para pessoas muito inteligentes.O dinheiro - seja no investimento, nas finanças pessoais ou nas decisões de negócios - é normalmente explicado com base na matemática, em que fórmulas e dados nos dizem exatamente o que fazer. Mas na vida real as pessoas não tomam decisões financeiras a partir de uma folha de Excel. Fazem-no à mesa de jantar, numa sala de reuniões, e em tantas outras situações nas quais história pessoal - a nossa visão única do mundo -, ego, orgulho, marketing e incentivos estranhos se misturam.Em A Psicologia do Dinheiro, o multipremiado autor Morgan Housel partilha 19 histórias que exploram a estranha forma como as pessoas pensam sobre dinheiro e ensina-nos a compreender verdadeiramente um dos temas mais importantes das nossas vidas. -
Segredos da Mente Milionária - Aprenda a vencer transformando os seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas.Segredos da Mente Milionáriafoi escrito para todos aqueles que se questionam acerca do motivo pelo qual, certas pessoas trabalham arduamente durante anos para ganhar dinheiro e outras parecem enriquecer tão facilmente. Para o autor, tal não se deve a diferenças na educação, à inteligência,ao talento, a oportunidades, a métodos de trabalho, a contactos ou à sorte. A resposta está no modelo pessoal de dinheiro quetodos nós trazemos gravado no subconsciente.Para Eker, mesmo quando uma pessoa domina a área na qual se move profissionalmente, se o modelo de dinheiro que segue não estiver programado para um alto nível de sucesso, ele jamais enriquecerá.Neste livro, T. Harv Eker apresenta os princípios que regem uma mente milionária e um método infalível de administração do dinheiro. -
Bons HábitosMelhore como trabalha e se sente, criando bons hábitos.Todos temos hábitos. Alguns foram cuidadosamente construídos; outros simplesmente caímos neles. Alguns deles podem ajudar-nos a fazer o nosso trabalho ou a equilibrar os diversos aspetos das nossas vidas. Outros, contudo, podem atrasar-nos.Este livro explora como avaliar o seu comportamento para ver onde pode melhorar o seu humor e produtividade a um nível granular. Com recurso às mais recentes investigações psicológicas e conselhos práticos de especialistas em liderança, aprenderá a estabelecer hábitos saudáveis, a largar comportamentos tóxicos que o esgotam e a superar quaisquer bloqueios mentais que estejam a impedir a mudança. -
O Factor Humano na Decisão EmpresarialAs teorias financeiras ortodoxas ignoram as características pessoais dos gestores na tomada de decisões na empresa.Mas, quem já contactou com a realidade empresarial sabe que a personalidade dos gestores é fundamental nas escolhas realizadas. Na verdade, não são as empresas que tomam decisões; quem decide são os gestores que nelas trabalham.Neste livro mostra-se como o perfil psicológico e as experiências de vida dos gestores influenciam as suas decisões:- porque cometem erros de gestão?- porque se endividam?- porque distribuem dividendos?- porque adquirem outras empresas?- porque manipulam a informação e cometem fraudes?Conhecer a psicologia do gestor é essencial para compreender as suas escolhas e também para prever as decisões tomadas nas empresas concorrentes. -
As 48 Leis do PoderPara aqueles que querem ter poder, são espectadores do poder, ou querem escudar-se contra o poder…Há quem brinque com o poder e perca tudo num erro fatal. Há quem vá longe demais e quem não vá suficientemente longe. Há, no entanto, quem dê exactamente todos os passos certos e seja capaz de atrair a si o poder com uma perícia quase sobre-humana.Ao longo dos tempos, escritores e filósofos colocaram-se a seguinte pergunta: Quais as lições a aprender com os sucessos e fracassos dos nossos predecessores?Apesar de os vários escritos sobre poder a que hoje temos acesso se estenderem por um período de mais de três mil anos, constatamos que se repetem tendências e temas comuns - aqueles que apontam para uma essência de poder e que sugerem a existência de características capazes de regular o seu aumento. As 48 leis são intemporais e absolutas. -
Desistir - O Poder de Saber Quando Ir EmboraO sucesso não reside em insistir nas coisas. Reside em escolher a coisa certa na qual insistir, desistindo das restantes.Lancemos mãos à obra. Está na altura de reabilitar a desistência.Ao ler este livro, ficamos a saber porque é que a desistência deve ser celebrada e como é que esta pode transformar-se numa capacidade para desenvolver e enriquecer a nossa vida. -
Cálculo FinanceiroEsta obra tem por objectivo apresentar a lógica do raciocínio matemático na análise das operações financeiras de curto, médio ou longo prazo. As diversas matérias abordadas no livro são tratadas com a adequada profundidade teórica exigida à leccionação destas matérias no ensino superior, sem no entanto descuidar a vertente prática, tendo em atenção a sua utilização por um público menos exigente no desenvolvimento dos aspectos teóricos da matéria.Trata-se de uma obra didáctica que cobre as matérias fundamentais da disciplina de Cálculo Financeiro, o que a torna útil para a aprendizagem ou aprofundamento de conhecimentos dos responsáveis pela gestão financeira das organizações.Em todos os capítulos são apresentados exemplos retirados da realidade empresarial, por forma a facilitar uma melhor compreensão dos assuntos abordados.Inclui ainda dois formulários de consulta rápida, um para o cálculo financeiro e outro para o cálculo actuarial, a que se juntam as correspondentes tabelas, ainda muito úteis, apesar do desenvolvimento e fácil acesso aos meios computacionais. -
Gestão das OrganizaçõesAs organizações, em particular as empresas, defrontam-se actualmente com um ambiente global em permanente mudança, cada vez mais complexo, instável e imprevisível. Inovação, gestão do conhecimento, novas competências, descentralização, autonomia e colaboração são alguns dos vocábulos associadas às características da nova gestão que, em complexidade crescente, se traduz em novos desafios para os novos gestores, mas também para os docentes, alunos e candidatos a funções de gestão. Procurando ir ao encontro da nova realidade, nesta nova edição, além da actualização ou sistematização de alguns dos temas tratados em edições anteriores (com destaque para o planeamento, a motivação e as estruturas organizacionais) introduziu-se um novo capítulo sobre as tendências em gestão no século XXI e as competências exigidas aos novos gestores. Fundamentalmente pretende-se contribuir, ainda que modestamente, para uma melhor preparação dos interessados em atingir os melhores resultados nos crescentes, mas aliciantes, desafios colocados pela nova gestão. Edição totalmente a cores.