O conteúdo desta 8ª edição foi totalmente revisado para atender às novidades da área, e passa a apresentar um linguajar científico singular. Foram inúmeras as doenças e medicações novas introduzidas e também as consequências decorrentes desses novos tratamentos. Entre os conteúdos novos, destacam-se os capítulos Manifestações Cutâneas da Infeção por Covid-19, Imunodeficiências e Imunizações na Prática Dermatológica, Dermatologia na População LGBT e Gravidez | Dermatoses Próprias e Colestase Intra-hepática. Esta edição, com vasta bibliografia, inclusive do ano corrente, valoriza, em muito, o conteúdo científico deste tradicional tratado, reafirmando sua importância como verdadeiro eixo de raciocínio clínico para estudantes e profissionais da saúde. Azulay | Dermatologia é indicado na bibliografia da prova de Título de Especialista em Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
A epidemiologia é, atualmente, uma área fundamental na formação na área das ciências da saúde. Seja a nível laboratorial ou de saúde pública, as aplicações da epidemiologia são variadas, ajudando a compreender como se distribuem os fenómenos relacionados com a saúde e a doença e os seus determinantes. Resultado da prática de ensino da epidemiologia, este livro abrange os aspectos essenciais da epidemiologia, nomeadamente no que diz respeito ao método epidemiológico e aos seus pressupostos, aos principais desenhos de estudo e às medidas de frequência e de associação e risco. Aborda, ainda, as questões da causalidade em saúde. Com uma maior preponderância da epidemiologia observacional, analisam-se, ainda, as questões éticas inerentes à investigação epidemiológica e apresenta-se um guia prático para a elaboração de projetos de investigação tendo por base as orientações internacionais mais recentes.
Visando retraçar, analisar e compreender a relação entre Bissaya-Barreto, a Medicina e Cirurgia, a presente tese parte de um quadro teórico e conceptual, incluindo o tema, a problemática, o objeto de estudo, a historiografia, fontes e metodologia, delimitação cronológica e estrutura.
A avaliação da ingestão alimentar requer a quantificação da porção de cada alimento consumido. Obteve-se a porção média de alimentos a partir de pesagens efetuadas por um grupo constituído por cinco nutricionistas.À semelhança da segunda, a presente edição do manual resulta da necessidade de adicionar novos alimentos e de reformular alguns valores de alimentos já apresentados. Adicionalmente, são apresentadas outras formas de apresentação, visando responder às necessidades demonstradas por utilizadores das edições anteriores, nas diferentes áreas de aplicação deste manual.