No contexto das consultas de Medicina Geral e Familiar, surgem frequentemente patologias do foro dermatológico. Este livro, desenvolvido por um médico de família e um dermatologista, é um apoio direto no trabalho diário do médico. Os primeiros dois capítulos são dedicados à semiologia geral e à terapêutica dermatológica. O terceiro, que é o capítulo principal e mais extenso, dedica-se à descrição clínica e terapêutica específica das principais patologias dermatológicas que surgem em consulta, apresentadas por ordem alfabética, sempre ilustradas com uma ou várias fotografias a cores.
É um livro dirigido a médicos e internos de Medicina Geral e Familiar, Pediatria e Medicina Interna além de internos do Ano Comum e alunos de Medicina.
Nesta segunda edição, os conteúdos foram profundamente revistos, tendo sido atualizada e acrescentada informação em todas as patologias, assim como adicionadas algumas imagens.
Daniel Serrano Collantes
Assistente Graduado em Medina Geral e Familiar – Unidade de Saúde Quinta da Prata, Centro de Saúde de
Borba; Orientador de Medicina Geral e Familiar.
Emilio Quintanilla Gutiérrez
Emilio Quintanilla Gutiérrez
Professor Honorário de Dermatologia – Universidade de Navarra; Mestre da Dermatologia Iberoamericana.
A epidemiologia é, atualmente, uma área fundamental na formação na área das ciências da saúde. Seja a nível laboratorial ou de saúde pública, as aplicações da epidemiologia são variadas, ajudando a compreender como se distribuem os fenómenos relacionados com a saúde e a doença e os seus determinantes. Resultado da prática de ensino da epidemiologia, este livro abrange os aspectos essenciais da epidemiologia, nomeadamente no que diz respeito ao método epidemiológico e aos seus pressupostos, aos principais desenhos de estudo e às medidas de frequência e de associação e risco. Aborda, ainda, as questões da causalidade em saúde. Com uma maior preponderância da epidemiologia observacional, analisam-se, ainda, as questões éticas inerentes à investigação epidemiológica e apresenta-se um guia prático para a elaboração de projetos de investigação tendo por base as orientações internacionais mais recentes.
Visando retraçar, analisar e compreender a relação entre Bissaya-Barreto, a Medicina e Cirurgia, a presente tese parte de um quadro teórico e conceptual, incluindo o tema, a problemática, o objeto de estudo, a historiografia, fontes e metodologia, delimitação cronológica e estrutura.
A avaliação da ingestão alimentar requer a quantificação da porção de cada alimento consumido. Obteve-se a porção média de alimentos a partir de pesagens efetuadas por um grupo constituído por cinco nutricionistas.À semelhança da segunda, a presente edição do manual resulta da necessidade de adicionar novos alimentos e de reformular alguns valores de alimentos já apresentados. Adicionalmente, são apresentadas outras formas de apresentação, visando responder às necessidades demonstradas por utilizadores das edições anteriores, nas diferentes áreas de aplicação deste manual.