Sendo o papel do médico insubstituível, a relação entre a organização do trabalho e eventuais efeitos nos resultados em saúde, constitui o grande dilema desta política basilar para o fortalecimento dos sistemas de saúde, que assumem os desafios da acessibilidade, eficácia e resiliência. No desenvolvimento da tese Avaliação da Política de Organização da Atividade Médica, foi possível apurar que tanto em França, como Alemanha e Reino Unido, apesar das diferenças subjacentes, a legislação laboral garante condições para a distribuição do horário pelas atividades programadas e de urgências. A incompatibilidade do regime de trabalho médico com o período de funcionamento dos serviços de saúde é particularmente observável em Portugal. Obtiveram-se relatos de experiências e perceções de especialistas, gestores e médicos, quanto aos fatores contextuais com influência nesta política. Foram reconhecidos aspectos relevantes e identificados fatores contextuais determinantes. As conclusões visam fornecer informação para melhorar a política atual e determinar os seus efeitos para decidir se deve ser mantida ou transformada.
Mário de Figueiredo Bernardino é doutor em Saúde Internacional, especialização em Políticas de Saúde e Desenvolvimento, no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa.
Sendo o papel do médico insubstituível, a relação entre a organização do trabalho e eventuais efeitos nos resultados em saúde, constitui o grande dilema desta política basilar para o fortalecimento dos sistemas de saúde, que assumem os desafios da acessibilidade, eficácia e resiliência.
No desenvolvimento da tese Avaliação da Política de Organização da Atividade Médica, foi possível apurar que tanto em França, como Alemanha e Reino Unido, apesar das diferenças subjacentes, a legislação laboral garante condições para a distribuição do horário pelas atividades programadas e de urgências. A incompatibilidade do regime de trabalho médico com o período de funcionamento dos serviços de saúde é particularmente observável em Portugal.
Obtiveram-se relatos de experiências e perceções de especialistas, gestores e médicos, quanto aos fatores contextuais com influência nesta política. Foram reconhecidos aspectos relevantes e identificados fatores contextuais determinantes.
As conclusões visam fornecer informação para melhorar a política atual e determinar os seus efeitos para decidir se deve ser mantida ou transformada.
A epidemiologia é, atualmente, uma área fundamental na formação na área das ciências da saúde. Seja a nível laboratorial ou de saúde pública, as aplicações da epidemiologia são variadas, ajudando a compreender como se distribuem os fenómenos relacionados com a saúde e a doença e os seus determinantes.
Resultado da prática de ensino da epidemiologia, este livro abrange os aspectos essenciais da epidemiologia, nomeadamente no que diz respeito ao método epidemiológico e aos seus pressupostos, aos principais desenhos de estudo e às medidas de frequência e de associação e risco. Aborda, ainda, as questões da causalidade em saúde. Com uma maior preponderância da epidemiologia observacional, analisam-se, ainda, as questões éticas inerentes à investigação epidemiológica e apresenta-se um guia prático para a elaboração de projetos de investigação tendo por base as orientações internacionais mais recentes.
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A evolução do conhecimento científico e as transformações socioculturais têm vindo a desafiar o desenvolvimento da investigação no campo da saúde pública. Neste domínio, reconhece-se a relevância em considerar diferentes abordagens de investigação para o aumento do conhecimento científico. Nas últimas décadas tem ocorrido uma crescente valorização da investigação qualitativa pela sua especificidade na contribuição para a compreensão dos múltiplos e complexos fenómenos de saúde e doença nas sociedades contemporâneas, altamente diversificadas e globalizadas. O presente manual pretende ser um instrumento orientador que de um modo simplificado apresente conteúdos concetuais e proporcione diretrizes, linhas de atuação e desenvolvimento de competências necessárias para a implementação de uma investigação de abordagem qualitativa.
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