A doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa com uma prevalência crescente, consequência do
envelhecimento populacional. O seu acompanhamento requer, por um lado, o conhecimento das características
clínicas das várias fases da doença, e, por outro, o domínio de aspectos de Neurofarmacologia, Neuropsicologia,
Imagiologia, etc. Nos últimos anos, novos dados na área da genética e da farmacologia clínica
vieram alterar não só a forma de classificação dos quadros de parkinsonismo, mas também a abordagem
terapêutica das várias fases da doença.
Com o objectivo de disponibilizar uma revisão actualizada dos aspectos da doença relevantes para a comunidade
médica em geral, a Secção de Doenças do Movimento da Sociedade Portuguesa de Neurologia convidou
um grupo de colaboradores para elaborarem esta monografia de consulta fácil.
Conteúdo:
. Sinais e sintomas
. Problemas clínicos associados
. Tratamento
. Escalas e medicamentos causadores
de sintomas parkinsónicos
Joaquim Ferreira, médico neurologista e farmacologista clínico. Exerce funções no CNS|Campus Neurológico como diretor clínico, neurologista e investigador em ensaios clínicos na área das doenças neurológicas (doença do movimento, demências, cefaleias e esclerose múltipla). É atualmente Presidente do Conselho Pedagógico, professor de neurologia e de farmacologia clínica e diretor do laboratório de farmacologia clínica e terapêutica na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
A epidemiologia é, atualmente, uma área fundamental na formação na área das ciências da saúde. Seja a nível laboratorial ou de saúde pública, as aplicações da epidemiologia são variadas, ajudando a compreender como se distribuem os fenómenos relacionados com a saúde e a doença e os seus determinantes. Resultado da prática de ensino da epidemiologia, este livro abrange os aspectos essenciais da epidemiologia, nomeadamente no que diz respeito ao método epidemiológico e aos seus pressupostos, aos principais desenhos de estudo e às medidas de frequência e de associação e risco. Aborda, ainda, as questões da causalidade em saúde. Com uma maior preponderância da epidemiologia observacional, analisam-se, ainda, as questões éticas inerentes à investigação epidemiológica e apresenta-se um guia prático para a elaboração de projetos de investigação tendo por base as orientações internacionais mais recentes.
Visando retraçar, analisar e compreender a relação entre Bissaya-Barreto, a Medicina e Cirurgia, a presente tese parte de um quadro teórico e conceptual, incluindo o tema, a problemática, o objeto de estudo, a historiografia, fontes e metodologia, delimitação cronológica e estrutura.
A avaliação da ingestão alimentar requer a quantificação da porção de cada alimento consumido. Obteve-se a porção média de alimentos a partir de pesagens efetuadas por um grupo constituído por cinco nutricionistas.À semelhança da segunda, a presente edição do manual resulta da necessidade de adicionar novos alimentos e de reformular alguns valores de alimentos já apresentados. Adicionalmente, são apresentadas outras formas de apresentação, visando responder às necessidades demonstradas por utilizadores das edições anteriores, nas diferentes áreas de aplicação deste manual.
A Neurologia é uma especialidade médica reconhecidamente complexa. Na base deste sentimento, está a extensão da anatomia do sistema nervoso, que se reflete na dificuldade em estabelecer a topografia da lesão e a diversidade das suas patologias, tanto primárias do sistema nervoso como secundárias a doenças sistémicas. Adicionalmente, é uma especialidade frequentemente associada a lesões do foro neurocirúrgico.Para o diagnóstico do primeiro pressuposto - onde está a lesão? -, é necessário recorrer à história clínica, ao exame neurológico, ao exame médico geral e, quando necessário, a exames complementares de diagnóstico. Para o diagnóstico do segundo pressuposto - que tipo de lesão? -, é importante conhecer, tão pormenorizadamente quanto possível, as patologias neurológicas, através das suas características mais típicas, como a instalação temporal, os eventuais fatores precipitantes, outras doenças associadas, os antecedentes pessoais e familiares, entre muitas outras.Esta obra, atualmente na sua 3.ª edição, profundamente revista e atualizada, é um recurso indispensável e de fácil consulta, onde o leitor encontrará as patologias neurológicas e algumas das neurocirúrgicas mais frequentes.É dirigida a alunos de medicina, internos da especialidade de Neurologia, internos e especialistas de Medicina Geral e Familiar e outros profissionais de saúde que tenham de abordar doentes com patologia neurológica.·Funções cognitivas·Perturbações da consciência·Vertigens·Cefaleias·Patologia do sono·Acidentes vasculares cerebrais·Epilepsia·Doenças neuromusculares·Doenças do movimento·Doenças desmielinizantes do SNC·Declínio cognitivo e demência·Neoplasias intracranianas·Doenças vertebromedulares