A obra "Electromagnetismo" baseia-se em notas de aulas de disciplinas de electromagnetismo leccionadas pelos autores, ao longo de vários anos, a estudantes de cursos de licenciatura do Instituto Superior Técnico. No livro aborda-se a electrostática, a magnetostática e as equações de Maxwell, nos três primeiros capítulos. Seguem-se as ondas electromagnéticas e a sua propagação em meios não dispersivos e em meios dispersivos, nos dois capítulos seguintes. O capítulo sexto é dedicado à solução geral das equações de Maxwell e, no último capítulo, aborda-se o electromagnetismo em conexão com a Teoria da Relatividade. Os assuntos estão bem encadeados. Há, no final, um apêndice muito útil onde se resumem as principais noções matemáticas necessárias ao desenvolvimento do formalismo da teoria do campo electromagnético.
Trata-se de um bom livro de electromagnetismo, que se lê com agrado, escrito por quem sabe do assunto e que vai ser útil para os estudantes e para outros leitores.
É licenciado em Engenharia Eletrotécnica, pela Universidade do Porto, e doutorado (Ph.D.) em Física, pela Universidade de Glasgow. É Professor Catedrático Jubilado do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, onde foi membro do Departamento de Física e do Centro Multidisciplinar de Astrofísica/CENTRA.
Trabalhou e é autor de várias publicações nas áreas da Física de Altas-Energias (modelos relativistas de quarks de mesões e bariões, e supercordas) e Cosmologia (modelos cosmológicos e ondas gravitacionais de origem cosmológica). Após a jubilação, tem-se dedicado a problemas relacionados com as fundações da Mecânica Quântica.
Como foi possível o universo ter criado condições perfeitas para o aparecimento da vida?Stephen Hawking e Thomas Hertog trabalharam juntos durante vinte anos, desenvolvendo uma nova teoria do cosmos para o explicar.Hawking estudou a origem do big-bang que criou o universo, mas o seu trabalho inicial foi posto em causa quando um modelo matemático previu vários big-bangs dando origem a um multiverso - incontáveis universos diferentes, a maioria dos quais demasiado bizarros para serem compatíveis com a vida. Recolhidos no Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica de Cambridge, Stephen Hawking e o seu amigo e colaborador Thomas Hertog trabalharam neste problema durante vinte anos, desenvolvendo uma nova teoria do cosmos com o objetivo de explicar o aparecimento da vida. Juntos, encontraram um nível mais profundo de evolução, no qual as próprias leis físicas se transformam e simplificam até as partículas, as forças e o próprio tempo. Esta descoberta levou-os a uma ideia revolucionária: as leis da física não são imutáveis; nascem e coevoluem à medida que o universo que elas governam toma forma.A Origem do Tempo é a última teoria de Stephen Hawking, uma nova e impressionante visão do nascimento do universo que transformará profundamente a maneira como pensamos sobre o nosso lugar na ordem do cosmos.
Em 1905, no espaço de poucos meses, Einstein publicou cinco artigos científicos que viriam a ter um tremendo impacto na física, alterando até os fundamentos da disciplina. Einstein 1905 narra a génese desses artigos, o contexto da época em que foram publicados, e as reacções e implicações que viriam a ter na física.
Esse ano é, pois, justamente considerado o annus mirabilis da física, e mudou para sempre a forma como entendemos o universo. Além disso, a complexidade conceptual desses artigos estabeleceu também um novo padrão para a inteligência humana, e Einstein é precisamente o seu representante máximo.