Elogio da Ignorância

14,00 €
Envio previsto até

Com apenas 15 anos, o protagonista de Elogio da Ignorância tornou-se o mais jovem opositor à ditadura de Salazar. Desde Argel ajudou a dar corpo à emissão da rádio Voz da Liberdade, fintando a censura portuguesa e garantindo a informação livre a todos os compatriotas. Foi perseguido por traição à pátria e preso em 1973. Mais de quatro décadas depois regressou ao seu país, dedicando-se à educação de jovens adultos.

Percebendo nos seus alunos novas formas de resistência face à indiferença de um país que se esqueceu de o ser, o professor confronta-se com singulares tensões sociais. Através da ironia, num jogo de perguntas e respostas, opondo-se ao ensino da "verdade" como ferramenta de convencimento e manipulação, leva a debate temas como a loucura, a morte, o amor, as drogas, a inteligência, o trabalho, a liberdade, a democracia, as prisões, as memórias da guerra colonial ou, ainda, a creditocracia.

O professor acredita que sempre que alguém descobre qual é o verdadeiro propósito de sermos humanos, por que razão existimos, de imediato esse logos é diligentemente substituído por algo ainda mais bizarro e inexplicável. É desse modo que o autor acede a este misterioso relato, transformando-o numa audaciosa e instigante história para jovens adultos.

Detalhes
Editora Kotter Editorial
Categorias
Editora Kotter Editorial
Negar Chronopost e Cobrança Não
Autores Paulo Vieira de Castro
Paulo Vieira de Castro
Paulo Vieira de Castro, ativista político. Autor de uma dezena de obras dedicadas à autonomia crítica nas organizações e na educação. Escreveu, entre outros livros, Isto Não É Uma Invenção - Ecoansiedade e o Futuro do Planeta, A Sociedade da Angústia, O Livro da Dor e do Sofrimento - uma nova pedagogia para o mundo do trabalho, a família e a educação, A Civilização do Medo - o Mundo como nunca o imaginamos. Foi durante mais de uma década professor do Ensino Graduado e Pós-graduado. O seu nome é citado em livros da história recente da cidade onde nasceu e vive atualmente. Disso são exemplos Cinco Décadas de Inquietação Musical no Porto, ou, ainda, Os Microfones da Rádio: do Portuense à Delírio. A título pessoal foi autor de mais de uma centena de artigos em publicações das mais variadas áreas do conhecimento.
Partilhar
Book Search
Livros dos mesmos Autores Ver Todos
Top Vendas da categoria Ver Todos