Dos renomados especialistas Mahmoud Torabinejad, Ashraf F. Fouad e Shahrokh Shabahang, a sexta edição de Endodontia: Princípios e Prática, amplamente revisada e atualizada, contém todas as informações clinicamente relevantes que integram a Endodontia à prática odontológica geral. O texto, integralmente baseado em evidências científicas, inclui, ainda, tópicos como etiologia da doença, anestesia local, tratamento de emergência, obturação e temporização. Sem dúvidas, este é o guia de Endodontia perfeito para estudantes de Odontologia e dentistas. Destaques desta edição: Conteúdo totalmente atualizado e baseado em evidências Questões de revisão que permeiam todo o texto Conteúdo visualmente detalhado Organização clinicamente relevante Mais de 1.000 ilustrações coloridas Objetivos da aprendizagem em todos os capítulos Vídeos online.
A epidemiologia é, atualmente, uma área fundamental na formação na área das ciências da saúde. Seja a nível laboratorial ou de saúde pública, as aplicações da epidemiologia são variadas, ajudando a compreender como se distribuem os fenómenos relacionados com a saúde e a doença e os seus determinantes. Resultado da prática de ensino da epidemiologia, este livro abrange os aspectos essenciais da epidemiologia, nomeadamente no que diz respeito ao método epidemiológico e aos seus pressupostos, aos principais desenhos de estudo e às medidas de frequência e de associação e risco. Aborda, ainda, as questões da causalidade em saúde. Com uma maior preponderância da epidemiologia observacional, analisam-se, ainda, as questões éticas inerentes à investigação epidemiológica e apresenta-se um guia prático para a elaboração de projetos de investigação tendo por base as orientações internacionais mais recentes.
Visando retraçar, analisar e compreender a relação entre Bissaya-Barreto, a Medicina e Cirurgia, a presente tese parte de um quadro teórico e conceptual, incluindo o tema, a problemática, o objeto de estudo, a historiografia, fontes e metodologia, delimitação cronológica e estrutura.
A avaliação da ingestão alimentar requer a quantificação da porção de cada alimento consumido. Obteve-se a porção média de alimentos a partir de pesagens efetuadas por um grupo constituído por cinco nutricionistas.À semelhança da segunda, a presente edição do manual resulta da necessidade de adicionar novos alimentos e de reformular alguns valores de alimentos já apresentados. Adicionalmente, são apresentadas outras formas de apresentação, visando responder às necessidades demonstradas por utilizadores das edições anteriores, nas diferentes áreas de aplicação deste manual.