"ENGENHARIA DE PROCESSOS DE SEPARAÇÃO destina-se a alunos de Licenciatura e Mestrado Integrado em Engenharia Química e Biológica, Biotecnologia e afins, constituindo um manual de texto para disciplinas de Processos de Separação, e a profissionais que pretendam alargar ou consolidar os seus conhecimentos nesta área.
Apresenta os fundamentos dos métodos clássicos de separação cobrindo tópicos que vão desde os princípios fundamentais da Termodinâmica e da Transferência de Massa aplicados a diferentes tipos de processos, ao conceito de andar de equilíbrio em colunas de separação de andares ou de enchimento, com especial ênfase nos processos de destilação (súbita, em contínuo e em descontínuo), absorção e desabsorção, extração líquido-líquido e evaporação.
Todos os tópicos são apresentados de uma forma clara mas rigorosa, usando uma nomenclatura intuitiva e de fácil utilização. O texto é profusamente ilustrado, o que auxilia a compreensão dos conceitos. São introduzidas as técnicas gráficas e analíticas adequadas à resolução de problemas de separação de misturas binárias e multicomponentes, bem como uma introdução aos processos de transferência de massa, com aplicação ao estudo e dimensionamento de colunas de pratos e de enchimento.
Cada capítulo inclui, ao longo do texto, problemas resolvidos, que ilustram os conceitos e as técnicas apresentadas. No final de cada capítulo há uma grande variedade de problemas por resolver, com as soluções numéricas de todos os problemas propostos apresentadas em apêndice.
Nesta edição o texto foi totalmente revisto, melhorado e completado. Os problemas propostos foram reavaliados e foi usado um maior rigor na sua seleção.
"
A chegada dos reis às cidades e vilas foi sempre festejada com cerimónias solenes promovidas pelas Câmaras e pelo próprio rei. Consoante as épocas, estas cerimónias podem ser constituídas por diferentes rituais, como a entrega de bandeiras ou chaves, cortejos, discursos, decoração de ruas e fachadas, etc., e por manifestações de alegria que podem envolver danças, jogos, teatro erudito e popular, fogo de artifício, etc.A análise da evolução dos rituais solenes permite compreender que as Entradas Régias são, para utilizar uma expressão teatral, a dramatização de um contrato social entre o rei que chega e a cidade que recebe e a evolução destes rituais coincide, em cada momento histórico, com o projecto político de cada uma das partes contratantes.Além disso, as Entradas, ao envolverem na sua realização todas as camadas sociais revelam, nas danças, no teatro, nas construções efémeras, nos cortejos, os diferentes graus de cultura dos sectores sociais em presença e a permeabilidade da sociedade, no seu conjunto à novidade cultural e estética.O presente estudo analisa as Entradas Régias Portuguesas desde o século XII até ao século XVIII esclarecendo a sua função política e social, a sua morfologia, a hierarquização dos seus elementos, as várias linguagens artísticas e meios de comunicação nelas empregues e o seu nível de leitura consoante o publico, ou públicos, nelas envolvidos.
O objectivo desta obra é facultar a formação básica em Hidraulica (Mecânica dos Fluidos Incompressíveis e Turbomáquinas Hidráulicas) necessária para o exercício recorrente da profissão de engenheiro no domínio do planeamento, projecto e gestão dos sistemas destinados à utilização e ao domínio da água. Mais concretamente, essa formação deverá permitir: a resolução dos problemas hidráulicos correntes;
a identificação de problemas hidráulicos cuja complexidade requeira o recurso a especialistas de hidráulica;
o diálogo com tais especialistas.Do PrefácioSUMÁRIOCapítulo 1 - Propriedades de Líquidos Capítulo 2 - Hidrostática Capítulo 3 - Hidrocinemática Capítulo 4 - Conceitos e Princípios Fundamentais da Hidrodinâmica Capítulo 5 - Estudo Global dos Escoamentos Líquidos Capítulo 6 - Teoria da Semelhança. Parâmetros Adimensionais Capítulo 7 - Leis de Resistência dos Escoamentos Uniformes Capítulo 8 - Forças Hidrodinâmicas Sobre Corpos Imersos. Sedimentação Capítulo 9 - Escoamentos Permanentes sob Pressão Capítulo 10 - Escoamentos Variáveis sob Pressão Capítulo 11 - Escoamentos com Superfície Livre Capítulo 12 - Escoamentos por Orifícios e Descarregadores. Medições Hidráulicas Capítulo 13 - Escoamentos em Meios Porosos Capítulo 14 - Escoamentos em Canais de Leito MóvelCapítulo 15 - Turbomáquinas Hidráulicas Anexo - Breve Revisão de Análise Matemática e de Mecânica
Tudo o que precisa de saber para gerir a manutenção de qualquer organização que tenha a seu cargo ativos físicos e para organizar e implementar o seu sistema de gestão. Nesta 4.ª edição atualizam-se muitos normativos, nomeadamente o da terminologia e o dos indicadores de manutenção, e aprofundam-se temas-chave, como a gestão energética, o controlo sanitário e as novas tecnologias de informação. Com o contributo de novos autores, transmite-se uma visão moderna e atualizada da gestão da manutenção das organizações que se pretendem competitivas e sustentáveis. Abordam-se os conceitos fundamentais da manutenção moderna, com destaque para os mais recentes normativos da manutenção industrial, gestão de edifícios e áreas relacionadas, como a gestão da energia, ambiente, segurança anti-incêndio e anti-hostilidade, prevenção epidemiológica e Legionella, numa perspetiva objetiva e sustentada na experiência prática dos autores.Trata-se de uma obra de referência para qualquer interessado no tema da manutenção e uma ótima contribuição para o desempenho competente da gestão dos ativos das organizações.O livro cobre os seguintes temas:- Introdução à gestão da manutenção;- Indicadores de gestão;- Sistemas informáticos de apoio;- Organização do sistema de gestão da manutenção;- Organização, gestão e aprovisionamento dos materiais de manutenção;- Gestão dos trabalhos;- Gestão técnica de edifícios;- Controlo dos custos e orçamento;- Implementação do sistema de gestão.Esta obra inclui ainda um Glossário de Termos Correspondentes em português europeu e português do Brasil, bem como o respetivo termo em inglês.