Este livro apresenta uma estrutura única. Os primeiros capítulos tratam os aspectos básicos da Biologia
Molecular dos organismos, assim como algumas das estratégias e tecnologias mais utilizadas na clonagem,
análise e manipulação de genes. Na parte final, são descritas diversas aplicações na caracterização genética
dos organismos e sua alteração, incluindo as aplicações no campo da Medicina.
A engenharia genética de múltiplos organismos surgiu do contínuo aperfeiçoamento e aplicação de um conjunto
de técnicas e estratégias de investigação, designadas por Engenharia Genética, DNA recombinante,
Biotecnologia ou Clonagem Molecular. Estes processos têm provocado uma revolução nas áreas tradicionais
da Biologia e também aumentado o interesse de várias camadas da população em perceber o funcionamento
e as implicações da Engenharia Genética.
Para ajudar o leitor, todos os capítulos têm palavras-chave e perguntas de revisão.
Conteúdo:
. Do DNA à proteína
. Clonagem de genes
. Vectores de clonagem
. Bibliotecas de genes
. Inactivação genética e mutagénese dirigida
. Doenças genéticas humanas
Nesta segunda edição, foram feitas atualizações e a inclusão de novas secções e figuras, tendo sido mantida a estrutura inicial do livro: uma primeira parte dedicada aos aspetos básicos da Biologia Molecular dos organismos, assim como algumas das estratégias e tecnologias mais utilizadas na clonagem, análise e manipulação de genes, e uma segunda parte na qual são descritas diversas aplicações na caracterização genética dos organismos e sua alteração, incluindo as aplicações no campo da Medicina.
Sendo uma obra destinada prioritariamente aos estudantes de vários cursos universitários, é uma importante referência para os professores e alunos do ensino secundário e de cursos de pós-graduação. Pensamos que todas as pessoas que, por motivos profissionais ou outros, se interessam em perceber o funcionamento e as implicações da Engenharia Genética encontrarão aqui um estímulo para a aquisição de informação adicional.
Mantivemos o nível de profundidade dos temas abordados não cobrindo exaustivamente todos os assuntos, com o objetivo de manter e alargar o espetro de leitores interessados neste tema tão fascinante e em constante evolução que é a Engenharia Genética.
A epidemiologia é, atualmente, uma área fundamental na formação na área das ciências da saúde. Seja a nível laboratorial ou de saúde pública, as aplicações da epidemiologia são variadas, ajudando a compreender como se distribuem os fenómenos relacionados com a saúde e a doença e os seus determinantes. Resultado da prática de ensino da epidemiologia, este livro abrange os aspectos essenciais da epidemiologia, nomeadamente no que diz respeito ao método epidemiológico e aos seus pressupostos, aos principais desenhos de estudo e às medidas de frequência e de associação e risco. Aborda, ainda, as questões da causalidade em saúde. Com uma maior preponderância da epidemiologia observacional, analisam-se, ainda, as questões éticas inerentes à investigação epidemiológica e apresenta-se um guia prático para a elaboração de projetos de investigação tendo por base as orientações internacionais mais recentes.
Visando retraçar, analisar e compreender a relação entre Bissaya-Barreto, a Medicina e Cirurgia, a presente tese parte de um quadro teórico e conceptual, incluindo o tema, a problemática, o objeto de estudo, a historiografia, fontes e metodologia, delimitação cronológica e estrutura.
A avaliação da ingestão alimentar requer a quantificação da porção de cada alimento consumido. Obteve-se a porção média de alimentos a partir de pesagens efetuadas por um grupo constituído por cinco nutricionistas.À semelhança da segunda, a presente edição do manual resulta da necessidade de adicionar novos alimentos e de reformular alguns valores de alimentos já apresentados. Adicionalmente, são apresentadas outras formas de apresentação, visando responder às necessidades demonstradas por utilizadores das edições anteriores, nas diferentes áreas de aplicação deste manual.