Milhões de pessoas sofrem de enxaquecas e conhecem bem o quão dolorosa e debilitante esta doença pode ser, ao mesmo tempo frequentemente incompreendida e recriminada. A autora partilha a sua história pessoal de luta contra a enxaqueca e conta como encontrou a solução para aliviar os seus sintomas. Depois de anos de tratamentos ineficazes com fármacos e outras terapias, tomou conhecimento do método de Wim Hof, baseado em exercícios respiratórios e banhos frios, que relaxa os músculos e melhora a oxigenação do cérebro. Resultado? Um alívio imediato da dor de cabeça. Com base na experiência de Ana Carvalhas como nutricionista, nesta obra encontrará ainda os alimentos que podem funcionar como gatilhos da enxaqueca e os que podem constituir suplementos para prevenir crises. Um pequeno livro inspirador para quem sofre desta patologia crónica!
ANA CARVALHAS é nutricionista licenciada pela Universidade do Porto. Iniciou a carreira na Nestlé Portugal (Departamento de Nutrição Infantil) e colaborou com a McDonald’s na introdução de sopas nos seus restaurantes em Portugal. Atualmente, dá consultas de nutrição online e no espaço Let’s Diet, em Coimbra. É doutoranda em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e autora do blogue «Comer bem até aos 100» e dos livros: Emagrecer é… (Gradiva, 2010) e Dieta para Sedentários (Gradiva, 2016). Pode ser encontrada no Instagram como @ana_carvalhas e no Facebook no grupo com o mesmo nome do blogue.
Guia prático e informativo sobre a alimentação certa e equilibrada que permite perder peso. Numa altura em que as tentações são muitas, quer emagrecer e não sabe como? Leia Emagrecer é..., um guia prático que lhe permitirá, sem "dietas" e sem "passar fome", adquirir um corpo saudável e, portanto, viver mais e melhor. A autora, com base no sucesso da sua experiência clínica, fornece vários conselhos fáceis de seguir e de êxito garantido.
A epidemiologia é, atualmente, uma área fundamental na formação na área das ciências da saúde. Seja a nível laboratorial ou de saúde pública, as aplicações da epidemiologia são variadas, ajudando a compreender como se distribuem os fenómenos relacionados com a saúde e a doença e os seus determinantes. Resultado da prática de ensino da epidemiologia, este livro abrange os aspectos essenciais da epidemiologia, nomeadamente no que diz respeito ao método epidemiológico e aos seus pressupostos, aos principais desenhos de estudo e às medidas de frequência e de associação e risco. Aborda, ainda, as questões da causalidade em saúde. Com uma maior preponderância da epidemiologia observacional, analisam-se, ainda, as questões éticas inerentes à investigação epidemiológica e apresenta-se um guia prático para a elaboração de projetos de investigação tendo por base as orientações internacionais mais recentes.
Visando retraçar, analisar e compreender a relação entre Bissaya-Barreto, a Medicina e Cirurgia, a presente tese parte de um quadro teórico e conceptual, incluindo o tema, a problemática, o objeto de estudo, a historiografia, fontes e metodologia, delimitação cronológica e estrutura.
A avaliação da ingestão alimentar requer a quantificação da porção de cada alimento consumido. Obteve-se a porção média de alimentos a partir de pesagens efetuadas por um grupo constituído por cinco nutricionistas.À semelhança da segunda, a presente edição do manual resulta da necessidade de adicionar novos alimentos e de reformular alguns valores de alimentos já apresentados. Adicionalmente, são apresentadas outras formas de apresentação, visando responder às necessidades demonstradas por utilizadores das edições anteriores, nas diferentes áreas de aplicação deste manual.
A Neurologia é uma especialidade médica reconhecidamente complexa. Na base deste sentimento, está a extensão da anatomia do sistema nervoso, que se reflete na dificuldade em estabelecer a topografia da lesão e a diversidade das suas patologias, tanto primárias do sistema nervoso como secundárias a doenças sistémicas. Adicionalmente, é uma especialidade frequentemente associada a lesões do foro neurocirúrgico.Para o diagnóstico do primeiro pressuposto - onde está a lesão? -, é necessário recorrer à história clínica, ao exame neurológico, ao exame médico geral e, quando necessário, a exames complementares de diagnóstico. Para o diagnóstico do segundo pressuposto - que tipo de lesão? -, é importante conhecer, tão pormenorizadamente quanto possível, as patologias neurológicas, através das suas características mais típicas, como a instalação temporal, os eventuais fatores precipitantes, outras doenças associadas, os antecedentes pessoais e familiares, entre muitas outras.Esta obra, atualmente na sua 3.ª edição, profundamente revista e atualizada, é um recurso indispensável e de fácil consulta, onde o leitor encontrará as patologias neurológicas e algumas das neurocirúrgicas mais frequentes.É dirigida a alunos de medicina, internos da especialidade de Neurologia, internos e especialistas de Medicina Geral e Familiar e outros profissionais de saúde que tenham de abordar doentes com patologia neurológica.·Funções cognitivas·Perturbações da consciência·Vertigens·Cefaleias·Patologia do sono·Acidentes vasculares cerebrais·Epilepsia·Doenças neuromusculares·Doenças do movimento·Doenças desmielinizantes do SNC·Declínio cognitivo e demência·Neoplasias intracranianas·Doenças vertebromedulares