O atual contexto de políticas de austeridade torna premente uma análise do modelo português de proteção social. Este livro apresenta os resultados de uma pesquisa sociológica sobre o papel da família e das redes sociais na produção de bem-estar, revelando um modelo fortemente assente nas solidariedades familiares e nas transferências intergeracionais. A geração analisada viveu processos de mobilidade e definiu padrões de bem-estar ancorados no apoio da geração anterior. No entanto, vive, hoje, contextos de flexibilização e precarização que tornam difícil a sua prestação de apoio, quer aos ascendentes, quer aos descendentes, nos mesmos moldes em que o recebeu. É para uma reflexão sobre o futuro incerto de um modelo que deu provas no passado que este livro pretende contribuir.
Doutorada em Sociologia, docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES), no Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE). Tem investigado e publicado sobre as relações entre sistemas formais e informais de produção de bem-estar e sobre a importância da família no sistema de proteção social português.
O atual contexto de políticas de austeridade torna premente uma análise do modelo português de proteção social. Este livro apresenta os resultados de uma pesquisa sociológica sobre o papel da família e das redes sociais na produção de bem-estar, revelando um modelo fortemente assente nas solidariedades familiares e nas transferências intergeracionais. A geração analisada viveu processos de mobilidade e definiu padrões de bem-estar ancorados no apoio da geração anterior. No entanto, vive, hoje, contextos de flexibilização e precarização que tornam difícil a sua prestação de apoio, quer aos ascendentes, quer aos descendentes, nos mesmos moldes em que o recebeu. É para uma reflexão sobre o futuro incerto de um modelo que deu provas no passado que este livro pretende contribuir.VER POR DENTRO Ver página inteira
O encontro pessoal entre mestre e discípulo é o tema de George Steiner neste livro absolutamente fascinante, uma sólida reflexão sobre a interacção infinitamente complexa e subtil de poder, confiança e paixão que marca as formas mais profundas de pedagogia. Baseado em conferências que o autor proferiu na Universidade de Harvard, As Lições dos Mestres evoca um grande número de figuras exemplares, nomeadamente, Sócrates e Platão, Jesus e os seus discípulos, Virgílio e Dante, Heloísa e Abelardo, Tycho Brahe e Johann Kepler, o Baal Shem Tov, sábios confucionistas e budistas, Edmund Husserl e Martin Heidegger, Nadia Boulanger e Knute Rockne. Escrito com erudição e paixão, o presente livro é em si mesmo uma lição magistral sobre a elevada vocação e os sérios riscos que o verdadeiro professor e o verdadeiro aluno assumem e partilham.