Filhos da (sua) mãe tem como objetivo analisar o modo como são produzidas e avaliadas as provas documentais, testemunhais e periciais nas averiguações oficiosas de paternidade e nas ações de investigação de paternidade bem como os modos de intervenção dos diferentes atores na produção de conhecimento público considerado robusto e fiável.
Tenta mostrar como é que o edifício da ciência se articula com o edifício legal e de como é que a relação entre estes dois campos do conhecimento pode levar à emergência da redefinição do direito e da ciência e da necessidade de uma reflexão alargada de como a prova é incorporada na decisão judicial e como é que essa coprodução de conhecimento afeta a vida dos cidadãos.
Nasceu em Coimbra em 1973. É doutorada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
É investigadora permanente do Centro de Estudos Sociais Laboratório Associado da Universidade de Coimbra.
Os seus interesses de investigação centram-se nas relações entre a ciência e o direito, estudos sociais da ciência, estudos sociais do direito, sociologia da ciência e sociologia do direito, com particular enfoque para os usos da genética e dos perfis genéticos de DNA em tribunal.
Em 2003 publicou o seu primeiro livro, A Justiça em Laboratório.
Filhos da (sua) mãe tem como objetivo analisar o modo como são produzidas e avaliadas as provas documentais, testemunhais e periciais nas averiguações oficiosas de paternidade e nas ações de investigação de paternidade bem como os modos de intervenção dos diferentes atores na produção de conhecimento público considerado robusto e fiável.
Tenta mostrar como é que o edifício da ciência se articula com o edifício legal e de como é que a relação entre estes dois campos do conhecimento pode levar à emergência da redefinição do direito e da ciência e da necessidade de uma reflexão alargada de como a prova é incorporada na decisão judicial e como é que essa coprodução de conhecimento afeta a vida dos cidadãos.
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O encontro pessoal entre mestre e discípulo é o tema de George Steiner neste livro absolutamente fascinante, uma sólida reflexão sobre a interacção infinitamente complexa e subtil de poder, confiança e paixão que marca as formas mais profundas de pedagogia. Baseado em conferências que o autor proferiu na Universidade de Harvard, As Lições dos Mestres evoca um grande número de figuras exemplares, nomeadamente, Sócrates e Platão, Jesus e os seus discípulos, Virgílio e Dante, Heloísa e Abelardo, Tycho Brahe e Johann Kepler, o Baal Shem Tov, sábios confucionistas e budistas, Edmund Husserl e Martin Heidegger, Nadia Boulanger e Knute Rockne. Escrito com erudição e paixão, o presente livro é em si mesmo uma lição magistral sobre a elevada vocação e os sérios riscos que o verdadeiro professor e o verdadeiro aluno assumem e partilham.