O livro Fisiopatologia - Fundamentos e Aplicações foi escrito para todos os que estão envolvidos em áreas das Ciências da Saúde e da Vida, nomeadamente para estudantes de Medicina, Medicina Dentária, Farmácia, entre outras.
Encontra-se dividido em 29 capítulos, agrupados em quatro secções:
Noções Gerais de Fisiopatologia
A Doença e as suas Causas
Mecanismos de Resposta do Hospedeiro à Agressão
Fisiopatologia de Sistemas/Órgãos e da Maturação
A primeira secção termina com um capítulo sobre a Utilização de Mapas Conceptuais no Ensino da Fisiopatologia, porque se espera, desta forma, seduzir e despertar a curiosidade do leitor, levando-o a aprofundar o estudo da Fisiopatologia utilizando este utensílio de aprendizagem.
A equipa de docentes que escreveu Fisiopatologia - Fundamentos e Aplicações escolheu os temas pelo relevo e actualidade do assunto, e cada capítulo foi escrito na perspectiva de que os conceitos importantes fossem evidenciados.
A ilustração, feita por alunos de Medicina, sob a orientação dos autores, procurou, através do olhar de quem aprende, uma visualização de imagens clara e didáctica.
Foi pretendido por todos os envolvidos na elaboração do presente livro que este constituísse uma sólida base de trabalho para uma aprendizagem e para um contínuo crescimento formativo e profissionalizante nas ciências médicas e biomédicas.
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Coimbra. Doutorada em Patologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Professora Associada de Fisiopatologia e Directora do Instituto de Patologia Geral da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
Esta nova edição do livro "Fisiopatologia - Fundamentos e Aplicações" foi totalmente revista e conta com dois capítulos remodelados (capítulos "Fisiopatologia da Dor" e "Fisiopatologia do Aparelho Respiratório"). É uma obra útil para todos os que estão envolvidos em áreas das Ciências da Saúde e da Vida, nomeadamente para estudantes de Medicina, Medicina Dentária, Farmácia, entre outras.
Encontra-se dividido em 29 capítulos, agrupados em quatro secções:
- Noções gerais de Fisiopatologia
- A doença e as suas causas
- Mecanismos de resposta do hospedeiro à agressão
- Fisiopatologia de sistemas/órgãos e da maturação
A primeira secção termina com um capítulo sobre a utilização de mapas conceptuais no ensino da Fisiopatologia porque se espera, desta forma, seduzir e despertar a curiosidade do leitor, levando-o a aprofundar o estudo da Fisiopatologia utilizando este utensílio de aprendizagem. A equipa de docentes que escreveu esta obra escolheu os temas pelo relevo e atualidade do assunto, e cada capítulo foi escrito na perspetiva de que os conceitos importantes fossem evidenciados.
Foi pretendido por todos os envolvidos na elaboração do presente livro que este constituísse uma sólida base de trabalho para uma aprendizagem e para um contínuo crescimento formativo e profissionalizante nas ciências médicas e biomédicas.
Disponibiliza um glossário com a correspondência dos principais termos técnicos para o Português do Brasil.
A epidemiologia é, atualmente, uma área fundamental na formação na área das ciências da saúde. Seja a nível laboratorial ou de saúde pública, as aplicações da epidemiologia são variadas, ajudando a compreender como se distribuem os fenómenos relacionados com a saúde e a doença e os seus determinantes. Resultado da prática de ensino da epidemiologia, este livro abrange os aspectos essenciais da epidemiologia, nomeadamente no que diz respeito ao método epidemiológico e aos seus pressupostos, aos principais desenhos de estudo e às medidas de frequência e de associação e risco. Aborda, ainda, as questões da causalidade em saúde. Com uma maior preponderância da epidemiologia observacional, analisam-se, ainda, as questões éticas inerentes à investigação epidemiológica e apresenta-se um guia prático para a elaboração de projetos de investigação tendo por base as orientações internacionais mais recentes.
Visando retraçar, analisar e compreender a relação entre Bissaya-Barreto, a Medicina e Cirurgia, a presente tese parte de um quadro teórico e conceptual, incluindo o tema, a problemática, o objeto de estudo, a historiografia, fontes e metodologia, delimitação cronológica e estrutura.
A avaliação da ingestão alimentar requer a quantificação da porção de cada alimento consumido. Obteve-se a porção média de alimentos a partir de pesagens efetuadas por um grupo constituído por cinco nutricionistas.À semelhança da segunda, a presente edição do manual resulta da necessidade de adicionar novos alimentos e de reformular alguns valores de alimentos já apresentados. Adicionalmente, são apresentadas outras formas de apresentação, visando responder às necessidades demonstradas por utilizadores das edições anteriores, nas diferentes áreas de aplicação deste manual.