A comemorar os 25 anos de vida literária do escritor António Lobo Antunes, um dos nossos maiores romancistas contemporâneos e dos autores mais traduzidos no estrangeiro, chega-nos esta Fotobiografia, organizada por Tereza Coelho, em estreita colaboração com o escritor. Como a própria explicou ao JL (15/9/04) "é uma fotobiografia literária", realçando-se no entanto que, dado o cariz muitas vezes autobiográfico da obra de Lobo Antunes, "o livro terá bastante de pessoal". Foi um trabalho intenso de pesquisa, que levou três anos a realizar (diz Teresa Coelho que o escritor tem por hábito "deitar tudo fora" e muita da recolha de documentos e fotografias foi feito a partir da generosa colaboração de amigos). Há uma abundante documentação sobre as casas onde o escritor viveu e escreveu, fala-se dos hospitais onde Lobo Antunes, também médico psiquiatra, exerceu, dos pais e irmãos, dos seus editores (o português e os estrangeiros) e da vasta repercussão internacional da sua obra.
Este livro, Jonas Savimbi - o Homem e a Obra, foi escrito na base da experiência política do autor, tendo-se também apoiado numa vasta bibliografia e em testemunhos de diversas personalidades. O autor foca a sua principal atenção no percurso político do Dr. Jonas Malheiro Savimbi, ao longo de uma fase muito turbulenta da História recente de Angola. Contudo, o livro dá também espaço a uma quantidade enorme de personalidades nacionais e estrangeiras que, de uma maneira ou de outra, influenciaram o trajecto político de Jonas Savimbi.
No decorrer destas páginas, o autor dá um contributo às respostas de perguntas muito pertinentes: Porque é que, em 1975, não foi possível proclamar-se a independência do país num ambiente de paz e harmonia entre todos os angolanos? Afinal, nas negociações que levaram aos Acordos de Bicesse de 1991, que grandes diferenças havia entre a UNITA e o Governo da República Popular de Angola? Como foi possível a Jonas Savimbi lutar tantos anos na mata? Porque é que – ao contrário do que muita gente pensava – com a morte de Jonas Savimbi em 2002, a UNITA não desapareceu? Dos diversos objectivos perseguidos na luta de Jonas Savimbi, quais são os que ainda hoje são actuais?
Em resumo, esta obra oferece uma visão detalhada e perspicaz de um período importante da história angolana, sendo recomendada para leitores interessados no tema.