Como gerir pessoas em contexto internacional é uma questão, que, com maior ou menor premência, se coloca à generalidade das empresas portuguesas. De facto, a dimensão do nosso mercado, o seu grau de maturidade e a conjuntura económica levam um número crescente de empresas a olhar para os mercados estrangeiros como instrumento de expansão do seu negócio ou, mesmo, de sobrevivência. A internacionalização das empresas implica a colocação no estrangeiro, por prazos frequentemente alargados, de quadros e técnicos que assegurem o arranque e desenvolvimento dessas operações. Este livro tem como objectivo analisar as melhores práticas na gestão de expatriados, ao longo de todo o ciclo de expatriação - critérios de selecção do expatriado, preparação do mesmo para os desafios que vai encontrar, acompanhamento do pessoal colocado no estrangeiro, durante a sua permanência fora e gestão de reintegração e da carreira desse pessoal, no seu regresso à empresa-mãe. São temas muito pouco debatidos entre nós e de cuja gestão resultará, em boa medida, o sucesso dos colaboradores enviados para o estrangeiro. É um livro escrito para gestores em que, de uma forma pragmática, se estudam as diferentes vertentes da expatriação e se propõem soluções baseadas na realidade portuguesa.
Aliando uma perspectiva teórica a uma forte componente prática, este livro disponibiliza um conjunto de ferramentas de gestão que apoiarão os decisores, quer na construção de um sistema de recompensas quer no audito ao sistema existente, proporcionando uma reflexão sobre a sua eficácia para alcançar os objectivos que se propõe.
A gestão de desempenho é um sistema-chave na gestão integrada de recursos humanos.
É através dela que se consegue um eficaz alinhamento dos colaboradores com os objetivos
organizacionais, bem como a mobilização dos mesmos na prossecução desses objetivos.
Na atual conjuntura de negócios, dispor de uma força de trabalho alinhada, motivada e
produtiva é um fator crítico de sucesso empresarial.
O presente manual, contextualizando a gestão de desempenho no âmbito de um modelo de
gestão estratégica de pessoas e analisando o seu impacto nos sistemas que se situam a
montante e a jusante, pretende dar um contributo prático de como construir um sistema
desta natureza, como o implementar e como medir o seu contributo para os resultados de
negócio.
É uma obra baseada na realidade portuguesa e dirigida a académicos, gestores e estudiosos
desta área de conhecimento.
A gestão por competências ocupa hoje um lugar central num modelo integrado de gestão de
pessoas.
É esta a temática desenvolvida na presente obra, que está dividida em duas partes. Na I
parte é feita uma breve introdução à gestão por competências e traçado um itinerário para
a construção do modelo de competências de uma organização. A II parte consiste num
dicionário de competências, contendo 146 diferentes competências pessoais, interpessoais,
de liderança e gestão e técnico-profissionais, com a respetiva definição e matrizes de
indicadores comportamentais observáveis.
Com este livro pretendemos contribuir para uma melhor utilização das competências como
forma de desenvolver os ativos humanos nas organizações.
Aliando uma perspectiva teórica a uma forte componente prática, este livro disponibiliza um conjunto de ferramentas de gestão que apoiarão os decisores, quer na construção de um sistema de recompensas quer no audito ao sistema existente, proporcionando uma reflexão sobre a sua eficácia para alcançar os objectivos que propõe.Ao juntar o rigor técnico à faceta prática, ilustrada com um grande número de exemplos de empresas nacionais e estrangeiras, o autor cria um instrumento de trabalho inovador e moderno, indispensável para gestores, académicos e estudantes.«É um livro ideal para gestores e estudiosos da área.» Recursos Humanos Magazine«Uma obra feira a pensar nos gestores, abordando a problemática das recompensas» Jornal de Negócios
Na obra 'Governança, ESG e Estrutura Organizacional', Rubens Ifraim Filho e Agliberto Alves Cierco confeccionaram um verdadeiro manual prático de implementação e manutenção da Governança e ESG aliadas aos aspectos da Estrutura Organizacional: dos princípios norteadores, contexto e explicações, à inserção nos mais variados desenhos, estruturas e novos arranjos e transformações organizacionais. Propõe-se, portanto, uma análise à luz de inovadora perspectiva tripartite. Do inglês, ESG consiste em Governança Ambiental, Social e Corporativa, conceito que avalia as operações das principais empresas conforme o impacto em três eixos da sustentabilidade - o Meio Ambiente, o Social e a Governança. Este livro atende claramente a uma demanda ferramental urgente da comunidade empresarial e demais stakeholders, pois pormenoriza um tema contemporâneo e absolutamente necessário, uma vez que as corporações são consistentemente avaliadas conforme o comprometimento mediante a tríade do acrônimo.