Gestão de Tempo e Organização do Trabalho - Guia Prático
Um guia prático que mostra o que costumamos fazer errado e que identifica formas eficazes de organizar o tempo no contexto atual em que vivemos.
Muito do sucesso ou insucesso pessoal e profissional passa por uma correta gestão de um dos recursos mais limitados e mais críticos de que dispomos: o tempo. Tomar decisões sobre o que fazer ou não fazer, quando fazer, como organizar o trabalho, quando trabalhar e quando descansar, como identificar, delegar e gerir tarefas, ou como interagir com outros, é determinante para atingir bons resultados a nível profissional, mas também, pessoal, alcançando o bem-estar e, em última análise, a felicidade.
Este livro, destinado a todos, desde as pessoas que nada sabem de gestão de tempo às que acreditam que já tudo sabem sobre este tema, constitui-se como um instrumento de grande utilidade para todo o tipo de profissionais, que trabalham individualmente ou em equipa, sujeitos à pressão de produzir os melhores resultados em tempo limitado.
Com este livro aprenda a:
· Gerir o tempo
· Planear a curto, médio e longo prazo
· Estabelecer a duração e datas-limite de tarefas
· Lidar com interrupções, urgências e curto prazo
· Organizar tarefas
· Criar agenda e lista
· Planear ciclos de trabalho e de descanso
· Lidar com reuniões
· Gerir equipas e projetos
· Ser produtivo em Teletrabalho
| Editora | Pactor |
|---|---|
| Categorias | |
| Editora | Pactor |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Fernando Boavida |
Professor Catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde é docente do Departamento de Engenharia Informática. Possui 40 anos de experiência de ensino superior, investigação e Engenharia, na área das Telecomunicações e Informática. Ao longo da sua carreira, fez centenas de apresentações em conferências e eventos nacionais e internacionais, lecionou mais de três mil aulas, reviu mais de mil artigos submetidos a congressos ou revistas internacionais e foi júri em mais de 180 provas académicas, 20 das quais no estrangeiro. É membro da Ordem dos Engenheiros. Autor de vários livros de informática publicados pela Editora FCA e do livro Gestão de Tempo e Organização do Trabalho – Guia Prático, publicado pela PACTOR.
-
TCP/IP - TCP/IP 10% TCP/IP Teoria e práticaA Internet e, consequentemente, os incontáveis serviços que sobre ela operam têm subjacente a arquitetura TCP/IP, cujo nome deriva dos seus dois principais protocolos: IP e TCP. O conhecimento destes e de todos os outros protocolos que compõem esta arquitetura, bem como de um conjunto de aspetos que com eles estão diretamente relacionados, é essencial para todos os profissionais - atuais e futuros - das tecnologias da informação e comunicação. Este livro tem por objetivo proporcionar esse conhecimento, recorrendo a uma metodologia que assenta na complementaridade entre teoria e prática. São abrangidos os seguintes aspetos das redes TCP/IP: Fundamentos de transmissão de dados, controlo de erros e de fluxo, comutação e multiplexagem; Visão geral, protocolos e serviços da arquitetura TCP/IP; Redes locais de computadores; Visão geral da camada de rede, protocolos, serviços, mecanismos e dispositivos; Endereçamento IPv4 e IPv6; Mecanismos e protocolos de encaminhamento interior e exterior; Qualidade de serviço em redes TCP/IP; Visão geral da camada de transporte; Protocolo TCP; Protocolos para multimédia e tempo real; Camada de aplicação; Adequado quer como livro de texto para apoio a disciplinas de licenciatura quer como referência para profissionais no ativo, quer ainda para autoestudo, este livro fornece uma visão abrangente e aprofundada dos protocolos da arquitetura TCP/IP. O livro propicia não apenas uma sólida formação teórica, essencial para a compreensão das matérias, mas também uma abordagem prática de todas as questões essenciais, consubstanciada em 14 fichas práticas com exemplos resolvidos e exercícios abertos, para execução em laboratório. Esta obra disponibiliza ainda a correspondência dos principais termos técnicos para o português do Brasil.. -
Administração Redes InformáticasA gestão, ou administração, de redes informáticas é uma actividade fundamental nas redes de hoje, sem a qual não seria possível assegurar a sua operacionalidade. Trata-se, por outro lado, de uma actividade que exige profundos conhecimentos técnicos, experiência, sentido prático e empenho por parte de quem a desempenha. Este livro, em edição actualizada e aumentada, agora com um capítulo dedicado ao Encaminhamento, aborda um conjunto de aspectos de extrema actualidade e importância na administração de redes, recorrendo a uma metodologia alicerçada em soluções pragmáticas, eficazes e testadas e, ambiente real. Ao longo do livro são abordados, entre outros, os seguintes temas: - Tecnologias de comunicação, com e sem fios - Endereçamento - Encaminhamento (Novo) - Configuração e gestão do serviço de nomeação (DNS) - Protocolos e soluções para autenticação, autorização e contabilização - Firewalls, 802.1X, VPN - Redundância e escalabilidade - Protecção de redes contra ameaças e ataques - Monitorização, medição, e registos de utilização - Ferramentas e utilitários para problemas do dia-a-dia - Ambientes IPv4 e IPv6 -
Expor Ideias - Guia Prático para Apresentações, Reuniões e WebináriosQuer aprender a fazer apresentações mais cativantes? Quer expor melhor as suas ideias? Quer entender melhor as apresentações a que assiste? Então, este livro é para si!Construir apresentações e realizá-las com êxito é essencial, pois disso pode depender uma boa parte do sucesso pessoal e profissional. Estamos constantemente a comunicar com outros e a expor ideias, e se não soubermos fazê-lo eficazmente, arriscamo-nos a perder oportunidades, a não alcançar objetivos e a fracassar. De facto, poderá dizer-se que as ideias que sobrevivem não são, necessariamente, as melhores, mas as que são melhor expostas ou apresentadas. Este livro destina-se todo o tipo de pessoas que, trabalhando individualmente ou em equipa, tenham necessidade de expor as suas ideias, apresentar propostas ou comunicar resultados do seu trabalho, incluindo, entre muitos outros, cientistas, investigadores, engenheiros, economistas, gestores, jornalistas, políticos, professores de todos os graus de ensino e ainda estudantes. Mesmo para os que nunca farão uma apresentação, este livro permitirá perceber melhor as apresentações ou os discursos a que assistem e identificar facilmente a sua mensagem.Com este livro aprenda a:· Expor melhor as suas ideias, aumentando as probabilidades de sucesso· Planear, projetar e estruturar uma apresentação· Preparar os materiais de suporte de uma apresentação· Comunicar de forma eficiente e eficaz· Cativar as suas audiências· Preparar e lidar com reuniões e webinários· Fazer apresentações em reuniões e webinários· Perceber as apresentações a que assiste e identificar a sua mensagem
-
A Psicologia do DinheiroSer bem-sucedido com o dinheiro não tem necessariamente que ver com o que sabemos. E mudar hábitos é difícil, mesmo para pessoas muito inteligentes.O dinheiro - seja no investimento, nas finanças pessoais ou nas decisões de negócios - é normalmente explicado com base na matemática, em que fórmulas e dados nos dizem exatamente o que fazer. Mas na vida real as pessoas não tomam decisões financeiras a partir de uma folha de Excel. Fazem-no à mesa de jantar, numa sala de reuniões, e em tantas outras situações nas quais história pessoal - a nossa visão única do mundo -, ego, orgulho, marketing e incentivos estranhos se misturam.Em A Psicologia do Dinheiro, o multipremiado autor Morgan Housel partilha 19 histórias que exploram a estranha forma como as pessoas pensam sobre dinheiro e ensina-nos a compreender verdadeiramente um dos temas mais importantes das nossas vidas. -
Segredos da Mente Milionária - Aprenda a vencer transformando os seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas.Segredos da Mente Milionáriafoi escrito para todos aqueles que se questionam acerca do motivo pelo qual, certas pessoas trabalham arduamente durante anos para ganhar dinheiro e outras parecem enriquecer tão facilmente. Para o autor, tal não se deve a diferenças na educação, à inteligência,ao talento, a oportunidades, a métodos de trabalho, a contactos ou à sorte. A resposta está no modelo pessoal de dinheiro quetodos nós trazemos gravado no subconsciente.Para Eker, mesmo quando uma pessoa domina a área na qual se move profissionalmente, se o modelo de dinheiro que segue não estiver programado para um alto nível de sucesso, ele jamais enriquecerá.Neste livro, T. Harv Eker apresenta os princípios que regem uma mente milionária e um método infalível de administração do dinheiro. -
Bons HábitosMelhore como trabalha e se sente, criando bons hábitos.Todos temos hábitos. Alguns foram cuidadosamente construídos; outros simplesmente caímos neles. Alguns deles podem ajudar-nos a fazer o nosso trabalho ou a equilibrar os diversos aspetos das nossas vidas. Outros, contudo, podem atrasar-nos.Este livro explora como avaliar o seu comportamento para ver onde pode melhorar o seu humor e produtividade a um nível granular. Com recurso às mais recentes investigações psicológicas e conselhos práticos de especialistas em liderança, aprenderá a estabelecer hábitos saudáveis, a largar comportamentos tóxicos que o esgotam e a superar quaisquer bloqueios mentais que estejam a impedir a mudança. -
O Factor Humano na Decisão EmpresarialAs teorias financeiras ortodoxas ignoram as características pessoais dos gestores na tomada de decisões na empresa.Mas, quem já contactou com a realidade empresarial sabe que a personalidade dos gestores é fundamental nas escolhas realizadas. Na verdade, não são as empresas que tomam decisões; quem decide são os gestores que nelas trabalham.Neste livro mostra-se como o perfil psicológico e as experiências de vida dos gestores influenciam as suas decisões:- porque cometem erros de gestão?- porque se endividam?- porque distribuem dividendos?- porque adquirem outras empresas?- porque manipulam a informação e cometem fraudes?Conhecer a psicologia do gestor é essencial para compreender as suas escolhas e também para prever as decisões tomadas nas empresas concorrentes. -
As 48 Leis do PoderPara aqueles que querem ter poder, são espectadores do poder, ou querem escudar-se contra o poder…Há quem brinque com o poder e perca tudo num erro fatal. Há quem vá longe demais e quem não vá suficientemente longe. Há, no entanto, quem dê exactamente todos os passos certos e seja capaz de atrair a si o poder com uma perícia quase sobre-humana.Ao longo dos tempos, escritores e filósofos colocaram-se a seguinte pergunta: Quais as lições a aprender com os sucessos e fracassos dos nossos predecessores?Apesar de os vários escritos sobre poder a que hoje temos acesso se estenderem por um período de mais de três mil anos, constatamos que se repetem tendências e temas comuns - aqueles que apontam para uma essência de poder e que sugerem a existência de características capazes de regular o seu aumento. As 48 leis são intemporais e absolutas. -
Desistir - O Poder de Saber Quando Ir EmboraO sucesso não reside em insistir nas coisas. Reside em escolher a coisa certa na qual insistir, desistindo das restantes.Lancemos mãos à obra. Está na altura de reabilitar a desistência.Ao ler este livro, ficamos a saber porque é que a desistência deve ser celebrada e como é que esta pode transformar-se numa capacidade para desenvolver e enriquecer a nossa vida. -
Cálculo FinanceiroEsta obra tem por objectivo apresentar a lógica do raciocínio matemático na análise das operações financeiras de curto, médio ou longo prazo. As diversas matérias abordadas no livro são tratadas com a adequada profundidade teórica exigida à leccionação destas matérias no ensino superior, sem no entanto descuidar a vertente prática, tendo em atenção a sua utilização por um público menos exigente no desenvolvimento dos aspectos teóricos da matéria.Trata-se de uma obra didáctica que cobre as matérias fundamentais da disciplina de Cálculo Financeiro, o que a torna útil para a aprendizagem ou aprofundamento de conhecimentos dos responsáveis pela gestão financeira das organizações.Em todos os capítulos são apresentados exemplos retirados da realidade empresarial, por forma a facilitar uma melhor compreensão dos assuntos abordados.Inclui ainda dois formulários de consulta rápida, um para o cálculo financeiro e outro para o cálculo actuarial, a que se juntam as correspondentes tabelas, ainda muito úteis, apesar do desenvolvimento e fácil acesso aos meios computacionais. -
Gestão das OrganizaçõesAs organizações, em particular as empresas, defrontam-se actualmente com um ambiente global em permanente mudança, cada vez mais complexo, instável e imprevisível. Inovação, gestão do conhecimento, novas competências, descentralização, autonomia e colaboração são alguns dos vocábulos associadas às características da nova gestão que, em complexidade crescente, se traduz em novos desafios para os novos gestores, mas também para os docentes, alunos e candidatos a funções de gestão. Procurando ir ao encontro da nova realidade, nesta nova edição, além da actualização ou sistematização de alguns dos temas tratados em edições anteriores (com destaque para o planeamento, a motivação e as estruturas organizacionais) introduziu-se um novo capítulo sobre as tendências em gestão no século XXI e as competências exigidas aos novos gestores. Fundamentalmente pretende-se contribuir, ainda que modestamente, para uma melhor preparação dos interessados em atingir os melhores resultados nos crescentes, mas aliciantes, desafios colocados pela nova gestão. Edição totalmente a cores.