Este livro vem colmatar a carência de bibliografia, em língua portuguesa, sobre terapia visual, treino visual e otimização de capacidades visuais. Foi escrito a pensar nos profissionais com interesse na área, sejam eles oftalmologistas, optometristas, ortóticos, enfermeiros, psicólogos ou preparadores físicos, entre outros. A seleção e a organização dos exercícios propostos permitem, com a formação de base adequada, que os profissionais se iniciem de forma autónoma na terapia visual. Nos cinco capítulos que compõem a obra, abordam-se temas-chave como os movimentos oculomotores, a acomodação, a visão binocular, a ambliopia, sem se esquecer as noções fundamentais de terapia e treino visual, apresentando, no final de cada capítulo, perguntas de escolha múltipla para revisão dos conteúdos.
Neste Guia Prático de Terapia e Treino Visual facultam-se, a um nível profissional, soluções simples, práticas e económicas, que permitem transpor as principais barreiras para a realização da terapia e treino visual.
Disponível para download, o leitor tem uma considerável parte dos materiais necessários à realização dos exercícios propostos, o que representa uma mais-valia para a sua aprendizagem.
Licenciado e mestre na área da Optometria. Nos últimos 20 anos, além da atividade optométrica generalista, tem-se dedicado à terapia e treino visual. Com publicação de artigos em revistas internacionais na área da Optometria e das Ciências da Visão, tem sido, também, uma presença assídua em palestras e congressos da área.
António M. G. Baptista
Licenciado e doutorado na área de Optometria. Atualmente, é docente e investigador na Universidade do Minho. Os seus principais interesses situam-se na otimização de capacidades visuais em indivíduos com necessidades visuais específicas e em temas de epidemiologia relacionados com a visão.
A epidemiologia é, atualmente, uma área fundamental na formação na área das ciências da saúde. Seja a nível laboratorial ou de saúde pública, as aplicações da epidemiologia são variadas, ajudando a compreender como se distribuem os fenómenos relacionados com a saúde e a doença e os seus determinantes. Resultado da prática de ensino da epidemiologia, este livro abrange os aspectos essenciais da epidemiologia, nomeadamente no que diz respeito ao método epidemiológico e aos seus pressupostos, aos principais desenhos de estudo e às medidas de frequência e de associação e risco. Aborda, ainda, as questões da causalidade em saúde. Com uma maior preponderância da epidemiologia observacional, analisam-se, ainda, as questões éticas inerentes à investigação epidemiológica e apresenta-se um guia prático para a elaboração de projetos de investigação tendo por base as orientações internacionais mais recentes.
Visando retraçar, analisar e compreender a relação entre Bissaya-Barreto, a Medicina e Cirurgia, a presente tese parte de um quadro teórico e conceptual, incluindo o tema, a problemática, o objeto de estudo, a historiografia, fontes e metodologia, delimitação cronológica e estrutura.
A avaliação da ingestão alimentar requer a quantificação da porção de cada alimento consumido. Obteve-se a porção média de alimentos a partir de pesagens efetuadas por um grupo constituído por cinco nutricionistas.À semelhança da segunda, a presente edição do manual resulta da necessidade de adicionar novos alimentos e de reformular alguns valores de alimentos já apresentados. Adicionalmente, são apresentadas outras formas de apresentação, visando responder às necessidades demonstradas por utilizadores das edições anteriores, nas diferentes áreas de aplicação deste manual.