Este manual é uma introdução à semântica, a disciplina da linguística que se ocupa do significado. Mas o que é o significado? O significado está apenas relacionado com a linguagem? Há significado extra-linguístico? Como se pode descrever o significado? De que factores depende a significação? Este manual parte de questões como estas para apresentar alguns dos conceitos e teorias da semântica, desde a linguística estrutural do início do século XX, até à linguística cognitiva do momento presente. Na perspectiva cognitiva, o significado não é um fenómeno isolado, mas decorre da experiência humana: a experiência de uma consciência e de um corpo, de interacção de ambos com a realidade e o ambiente e ainda a interacção com os outros no contexto da cultura. Ao longo do manual, o significado linguístico é abordado numa comparação entre as modalidades, nomeadamente através de exemplos do português e da língua gestual portuguesa.
Ora viva! - Curso rápido de iniciação ao português língua estrangeira destina-se a todos aqueles que pretendem familiarizar-se com a língua em situações práticas do dia a dia e em contextos de interação: conversar numa festa, fazer um pedido num café, discutir hábitos e interesses ou fazer planos. O livro inclui uma seleção de textos sobre temas do quotidiano e procura estimular uma abordagem intercultural na aprendizagem.
Ora viva! destina-se a jovens adultos e adultos e é uma introdução ao nível A1 do QECR (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas). As cinco unidades temáticas do livro apresentam diversas atividades e a simulação de diferentes oportunidades de comunicação. Encontrará ainda as soluções dos exercícios, um glossário e a transcrição dos textos áudio. Todos os ficheiros áudio estão disponíveis em www.lidel.pt/pt/download-conteudos/
Ora viva! - Portuguese crash course for beginners is intended for those newly arrived in the country who wish to get familiar with the language in practical, day-to-day situations, and in social interaction: from small talk at a party to ordering in a café, from discussing habits to making plans. The book includes a selection of texts on various topics of daily life in Portugal and encourages an intercultural approach to learning.
Ora viva! is an introduction to CEFR (Common European Framework of Reference for Languages: Learning, Teaching, Assessment) level A1 for young adults and adults. The five thematic units of the book cater for diverse activities and the simulation of different communicative opportunities. You also find the solutions to the exercises, a glossary and the transcription of the audio files. All audio files are available at www.lidel/pt/en/download-contents
· Saudações; Família; Números; Alfabeto; · Países e nacionalidades;
· Profissões; Atividades dos tempos livres; Adjetivos;
· Alimentos e bebidas; Gostos e preferências;
· As horas; Dias da semana; Partes do dia
· Fazer planos.
Uma visão comum sobre o que é uma língua diz-nos, simplificadamente, que ela é um conjunto de termos - um léxico - e um conjunto de regras para a formação de outros termos e de frases - uma gramática. Contudo, léxico e gramática são apenas as pedras e a estrutura de um edifício que fica inerte se não for usado. Uma língua só é viva na medida em que os falantes a usam.
O Essencial sobre Pragmática Linguística debruça-se precisamente sobre o uso da língua, sobre as práticas linguísticas dos falantes e sobre a comunicação. O que está em observação são as actividades humanas em que entram as línguas. Muitas das acções humanas pressupõem o uso de uma língua. Ao perguntarmos, prometermos, pedirmos, afirmarmos, descrevermos, etc., usamos uma língua. O uso da linguagem está também presente nos actos de compra e venda, nos veredictos judiciais, na feitura das leis, no ensino, na publicidade e em todos os episódios da vida social. Mesmo o acto de votar é um acto linguístico: é dizer "sim" ou "não" a determinado partido ou questão política. Mas a observação dos actos linguísticos não esgota a pragmática linguística, pois esta ocupa-se ainda de outros grandes temas, como a diferença entre dizer e implicitar, a prática da delicadeza no uso da linguagem, a estrutura da conversação e a relação do acto linguístico com o seu contexto.
No mundo da globalização da informação, que se quer plural e imparcial, urge estudar as classificações bibliográficas como meios privilegiados de a organizar e veicular.
Esta obra aborda as classificações bibliográficas como modelos dinâmicos de organização do conhecimento. Pretende avaliar as vantagens e as fragilidades deste tipo de linguagem, no que respeita à representação e à recuperação do conhecimento, criando novos pontos de referência, bem como na contextualização teórica e dinâmica estrutural.
Este estudo apresenta dois eixos estruturantes: uma reflexão crítica sobre algumas questões teóricas que constituem este tipo de classificações e um estudo analítico-sintético de alguns sistemas de classificação mais utilizados em bibliotecas nacionais e internacionais.
A moda é uma realidade já largamente analisada sob uma perspectiva jornalística, estética, sociológica e psicológica. Faltava, porém, uma análise semântica do vestuário feminino, coisa que o autor nos proporciona com este livro. Partindo da descrição e da classificação da moda escrita, tal como se apresenta nas revistas da especialidade, Barthes elabora uma análise estrutural do vestuário feminino. Analisa o contributo do discurso verbal para o sistema da moda, o qual motiva as pessoas a consumi-la. Por outro lado, debruça-se também sobre a estrutura e o “jogo” de significados desse próprio discurso. O livro, redigido entre 1957 e 1963, constitui hoje um clássico da semiologia aplicada.
CONSIDERAÇÕES PRELIMIMARES: Relevância do verbo na estrutura da frase · Caracterização
dos verbos FLEXÃO VERBAL: Modos e tempos · As pessoas e os números · Aspecto · Voz
ESTRUTURA DA FORMA VERBAL: RADICAL e tema, característica e desinência · Formas
rizotónicas e formas arrizotónicas · Conjugação · Formação dos tempos simples VERBOS
AUXILIARES: Conjugação perifrásica · Voz activa · Voz passiva IRREGULARIDADE VERBAL
CONJUGAÇÃO PRONOMINAL VERBOS CONJUGADOS (MODELOS) OS VERBOS PORTUGUESES
PARTICÍPIOS DUPLOS
Fernando Venâncio conta-nos a história da língua portuguesa com paixão, elegância e um fino humor. Com rigor e precisão de paleontólogo, Fernando Venâncio começa no primeiro gemido da nossa língua, que remonta há séculos, tão distantes que Portugal ainda nem existia, passando pelos primeiros escritos, até à fala contemporânea que ainda hoje conserva registos, em estado fóssil, dessa movimentação primordial. Máquina do tempo que nos permite recuar à época em que o idioma se formou, Assim Nasceu Uma Língua faz-nos peregrinos numa caminhada que toca a língua galega ou o português brasileiro, evidenciando as profundas derivas que deram forma ao nosso idioma, a que Fernando Venâncio chama «um idioma em circuito aberto».