Neste livro apresentam-se os temas, as teorias, os conceitos, os autores e a investigação que tem sido realizada no âmbito da sociologia da saúde em Portugal e à escala internacional. A "Introdução à Sociologia da Saúde" aborda um conjunto diversificado de problemáticas, organizadas em quatro capítulos: 1. A perspetiva sociológica e a construção social da saúde e da doença; 2. Saúde e desigualdades sociais; 3. Organizações e profissões de saúde; 4. Políticas de saúde. Trata-se de uma publicação dirigida a um universo abrangente de leitores - sociólogos, estudantes e docentes em cursos de saúde ou de ciências sociais; profissionais de saúde ou outros profissionais envolvidos direta e indiretamente neste setor, investigadores na área da saúde; decisores e público em geral com interesse e curiosidade pelos temas focados ou que pretenda aumentar o seu conhecimento acerca da dimensão social da saúde.
Professor coordenador da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL) onde leciona a disciplina de Sociologia da Saúde, investigador do Centro de Investigação e Estudos em Sociologia do ISTE-IUL e exerce funções de coordenação na Secção de Sociologia da Saúde da Associação Portuguesa de Sociologia.
Foi Presidente do Conselho Científico da estesl e Consultor Sénior da Organização das Nações Unidas (ONU).
Neste livro apresentam-se os temas, as teorias, os conceitos, os autores e a investigação que tem sido realizada no âmbito da sociologia da saúde em Portugal e à escala internacional.Trata-se de uma publicação dirigida a um universo abrangente de leitores - sociólogos, estudantes e docentes em cursos de saúde ou de ciências sociais; profissionais de saúde ou outros profissionais envolvidos direta e indiretamente neste setor, investigadores na área da saúde; decisores e público em geral com interesse e curiosidade pelos temas focados ou que pretenda aumentar o seu conhecimento acerca da dimensão social da saúde.
Neste livro apresentam-se os temas, as teorias, os conceitos, os autores e a investigação que tem sido realizada no âmbito da sociologia da saúde em Portugal e à escala internacional.
A "Introdução à Sociologia da Saúde" aborda um conjunto diversificado de problemáticas, organizadas em quatro capítulos: 1. A perspetiva sociológica e a construção social da saúde e da doença; 2. Saúde e desigualdades sociais; 3. Organizações e profissões de saúde; 4. Políticas de saúde.
Trata-se de uma publicação dirigida a um universo abrangente de leitores - sociólogos, estudantes e docentes em cursos de saúde ou de ciências sociais; profissionais de saúde ou outros profissionais envolvidos direta e indiretamente neste setor, investigadores na área da saúde; decisores e público em geral com interesse e curiosidade pelos temas focados ou que pretenda aumentar o seu conhecimento acerca da dimensão social da saúde.
A epidemiologia é, atualmente, uma área fundamental na formação na área das ciências da saúde. Seja a nível laboratorial ou de saúde pública, as aplicações da epidemiologia são variadas, ajudando a compreender como se distribuem os fenómenos relacionados com a saúde e a doença e os seus determinantes.
Resultado da prática de ensino da epidemiologia, este livro abrange os aspectos essenciais da epidemiologia, nomeadamente no que diz respeito ao método epidemiológico e aos seus pressupostos, aos principais desenhos de estudo e às medidas de frequência e de associação e risco. Aborda, ainda, as questões da causalidade em saúde. Com uma maior preponderância da epidemiologia observacional, analisam-se, ainda, as questões éticas inerentes à investigação epidemiológica e apresenta-se um guia prático para a elaboração de projetos de investigação tendo por base as orientações internacionais mais recentes.
VER POR DENTRO Ver página inteira
A evolução do conhecimento científico e as transformações socioculturais têm vindo a desafiar o desenvolvimento da investigação no campo da saúde pública. Neste domínio, reconhece-se a relevância em considerar diferentes abordagens de investigação para o aumento do conhecimento científico. Nas últimas décadas tem ocorrido uma crescente valorização da investigação qualitativa pela sua especificidade na contribuição para a compreensão dos múltiplos e complexos fenómenos de saúde e doença nas sociedades contemporâneas, altamente diversificadas e globalizadas. O presente manual pretende ser um instrumento orientador que de um modo simplificado apresente conteúdos concetuais e proporcione diretrizes, linhas de atuação e desenvolvimento de competências necessárias para a implementação de uma investigação de abordagem qualitativa.
VER POR DENTRO Ver página inteira