A seleção dos eleitores indecisos e a identificação das mensagens mais adequadas para os persuadir ou motivar são o campo de estudo do marketing político, que nasceu do casamento entre o marketing e as ciências políticas. É uma área de interesse crescente também do ponto de vista do estudo académico, que oferece uma perspetiva diferente na análise do comportamento político e, ao mesmo tempo, novos pontos de vista sobre questões clássicas das ciências políticas como, por exemplo, o valor das ideologias, o papel da cidadania e a natureza da democracia num contexto como o do século XXI, caracterizado pela extensão do mercado e da sua linguagem também à vida pública. Extensão essa que tende a ver os cidadãos como consumidores. Através do estudo do marketing político procura-se compreender a evolução da relação entre governantes e governados e esclarecer o papel dos meios de comunicação social e dos consultores, cujo objetivo é fazerem com que os seus clientes vençam as eleições e, de seguida, conservar-lhes a popularidade e o consenso enquanto estão no governo.
Analista político e consultor estratégico desde 1996, tendo como clientes partidos políticos, administrações públicas, grupos de interesse e sindicatos, entre outros. Nessa qualidade, tem proferido várias palestras, conferências e dado várias acções de formação, a par da sua actividade como professor de Marketing Político e Public Affairs na Faculdade de Ciência Política da Universidade de Milão.
Desde maio de 2012 que faz parte da administração da EAPC (Associação Europeia de Consultores Políticos) e a partir de janeiro de 2014 passou a integrar a administração da IPAC (a Associação Internacional de Consultores Políticos.
A seleção dos eleitores indecisos e a identificação das mensagens mais adequadas para os persuadir ou motivar são o campo de estudo do marketing político, que nasceu do casamento entre o marketing e as ciências políticas. É uma área de interesse crescente também do ponto de vista do estudo académico, que oferece uma perspetiva diferente na análise do comportamento político e, ao mesmo tempo, novos pontos de vista sobre questões clássicas das ciências políticas como, por exemplo, o valor das ideologias, o papel da cidadania e a natureza da democracia num contexto como o do século XXI, caracterizado pela extensão do mercado e da sua linguagem também à vida pública. Extensão essa que tende a ver os cidadãos como consumidores. Através do estudo do marketing político procura-se compreender a evolução da relação entre governantes e governados e esclarecer o papel dos meios de comunicação social e dos consultores, cujo objetivo é fazerem com que os seus clientes vençam as eleições e, de seguida, conservar-lhes a popularidade e o consenso enquanto estão no governo.
Escrito numa linguagem acessível e objetiva, este manual pode ser usado em cursos de pós-graduação ou formação executiva em marketing internacional, mas também por empresários, gestores e público em geral que procurem ampliar os seus conhecimentos nesta área e estar a par dos desenvolvimentos mais recentes no campo do marketing e internacionalização. O manual foi pensado tendo em vista o desenvolvimento de programas de marketing globais eficazes e orientados para a ação.
O valor da abordagem usada reside em oferecer ao leitor um quadro analítico orientado para as decisões e para o desenvolvimento e implementação de programas globais de marketing, através da exposição, análise e avaliação dos referenciais teóricos mais relevantes e das decisões práticas relacionadas com o processo de internacionalização das empresas.VER POR DENTRO Ver página inteira