O mundo está hoje dominado pela informação e uma das qualidades dos decisores deve ser a sua capacidade de compreender e antecipar as necessidades do mercado. A internet e os suportes de decisão associados à nova economia desempenham um papel fundamental na evolução dos sistemas de informação, proporcionando vantagens comparativas a quem os dominar.
Doutor em Ciências Empresariais pela Universidade do Porto e Professor Auxiliar na Faculdade de Economia
do Porto onde lecciona Estatística, Análise de Dados e disciplinas das áreas de Sistemas de Informação. É também Metodólogo
no Instituto Nacional de Estatística, onde já chefiou o Serviço de Difusão da Direcção Regional do Norte e coordenou
o Núcleo de Difusão Electrónica de Informação. É membro do LIAAD INESC TEC, LA. Laboratório de Inteligência Artificial
e Análise de Decisão. Coordena a Pós-Graduação em Gestão da Informação e Marketing Intelligence na Porto Business
School. É actualmente Diretor-adjunto do International Statistical Literacy Project (da International Association for Statistical
Education), onde desempenha funções no âmbito da promoção da literacia estatística um pouco por todo o mundo.
Pedro Quelhas Brito
Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e Diretor do Mestrado em Gestão Comercial, é coordenador dos vários programas na EGP-UPBS (Escola de Gestão do Porto): Pós-Graduação em Gestão de Vendas, Pós-Graduação em Comunicação Empresarial, Pós-Graduação Gestão de Informação e Marketing Intelligence e Pós-Graduação em Gestão do Turismo e Hotelaria. Doutorado em psicologia do consumidor pela UMIST no Reino Unido, autor e co-autor de vários livros e investigações científicas publicadas em revistas internacionais, trabalhou complementarmente junto da distribuição/retalho, saúde, hotelaria, turismo, alimentação e imobiliária na qualidade de consultor, na realização de estudos de mercado e como comercial.
?Existe algo mais excitante do que as promoções? Os consumidores adoram-nas! Essa palavra mágica tem um enorme poder de atração e, em igualdade de condições, uma marca ou um artigo em promoção é sempre o escolhido. O desafio deste livro é demonstrar que as promoções de vendas são a estratégia mais inteligente para, sem ?mexer? no preço, tornar a nossa proposta mais atrativa e interessante. Nessa perspetiva, o tema da comunicação do preço é crucial porque, se não dominarmos o preço (na sua dinâmica), perdemos dinheiro pela certa.?Pedro Quelhas Brito
Este livro, editado por Pedro Campos Costa, apresenta um conjunto de reflexões em torno da Mina de Sal-Gema de Loulé desenvolvidas no workshop internacional de arquitectura ‘UnderScapes’, apoiado pela Câmara Municipal de Loulé, a partir do trabalho realizado pelas seis equipas lideradas por Duarte Santo, Stefano Tornieri, Eduardo Costa Pinto, Leonor Themudo Barata, Tomasz Glowacki, Michelle Howard, Filipa Guerreiro e Tiago Correia.
Na obra 'Governança, ESG e Estrutura Organizacional', Rubens Ifraim Filho e Agliberto Alves Cierco confeccionaram um verdadeiro manual prático de implementação e manutenção da Governança e ESG aliadas aos aspectos da Estrutura Organizacional: dos princípios norteadores, contexto e explicações, à inserção nos mais variados desenhos, estruturas e novos arranjos e transformações organizacionais. Propõe-se, portanto, uma análise à luz de inovadora perspectiva tripartite. Do inglês, ESG consiste em Governança Ambiental, Social e Corporativa, conceito que avalia as operações das principais empresas conforme o impacto em três eixos da sustentabilidade - o Meio Ambiente, o Social e a Governança. Este livro atende claramente a uma demanda ferramental urgente da comunidade empresarial e demais stakeholders, pois pormenoriza um tema contemporâneo e absolutamente necessário, uma vez que as corporações são consistentemente avaliadas conforme o comprometimento mediante a tríade do acrônimo.