Viagens no tempo, buracos negros, motores de antimatéria, aceleração do universo… A física moderna parece um filme, mas é ciência, mesmo de verdade, aquela que nos conta uma história fascinante de descobertas e sonhos alcançados, de lutas e disputas, de paixão por compreender a Natureza.
Este divertido livro vai ajudar-nos a perceber, de uma vez por todas, aquilo que nos rodeia, desde o mais pequeno ao muito grande, e a saber que o bosão de Higgs nunca nos vai enganar, mesmo que insistamos nisso!
"Javier Santaolalla nasceu em Burgos mas o seu coração levou-o a adotar as Canárias como sua casa. Estudou Engenharia de Telecomunicações na Universidade de Las Palmas de Grande Canária e, como ainda lhe sobrava tempo, cursou simultaneamente Física na Universidade Nacional de Ensino à Distância, licenciando-se pela Universidade Complutense de Madrid, onde além disso fez um mestrado em Física. Pelo meio, e sem usar qualquer poder quântico, efetuou um estágio na Agência Espacial Francesa (CNES), em Toulouse, investigando no âmbito do projeto Galileo, o GPS europeu. Posteriormente fez um doutoramento em Física de Partículas no CERN (Genebra), com uma bolsa do CIEMAT – Centro de Investigações Energéticas, do Meio Ambiente e Tecnológicas.
É um dos fundadores do Big Van, o grupo de cientistas monologuistas com quem publicou dois livros na editora Esfera de los Libros: Si tú me dices gen lo dejo todo e Si venimos del mono, ¿por qué somos tan cerdos?.
Divulgador científico, tem mais de 2 milhões de seguidores no seu canal do YouTube «Date un Vlog», conta coisas sobre ciência em redes como o Tik Tok e Instagram, é colaborador no programa da TVE Órbita Laika e apresentador de La última frontera na RTVE Play."
Como foi possível o universo ter criado condições perfeitas para o aparecimento da vida?Stephen Hawking e Thomas Hertog trabalharam juntos durante vinte anos, desenvolvendo uma nova teoria do cosmos para o explicar.Hawking estudou a origem do big-bang que criou o universo, mas o seu trabalho inicial foi posto em causa quando um modelo matemático previu vários big-bangs dando origem a um multiverso - incontáveis universos diferentes, a maioria dos quais demasiado bizarros para serem compatíveis com a vida. Recolhidos no Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica de Cambridge, Stephen Hawking e o seu amigo e colaborador Thomas Hertog trabalharam neste problema durante vinte anos, desenvolvendo uma nova teoria do cosmos com o objetivo de explicar o aparecimento da vida. Juntos, encontraram um nível mais profundo de evolução, no qual as próprias leis físicas se transformam e simplificam até as partículas, as forças e o próprio tempo. Esta descoberta levou-os a uma ideia revolucionária: as leis da física não são imutáveis; nascem e coevoluem à medida que o universo que elas governam toma forma.A Origem do Tempo é a última teoria de Stephen Hawking, uma nova e impressionante visão do nascimento do universo que transformará profundamente a maneira como pensamos sobre o nosso lugar na ordem do cosmos.
Em 1905, no espaço de poucos meses, Einstein publicou cinco artigos científicos que viriam a ter um tremendo impacto na física, alterando até os fundamentos da disciplina. Einstein 1905 narra a génese desses artigos, o contexto da época em que foram publicados, e as reacções e implicações que viriam a ter na física.
Esse ano é, pois, justamente considerado o annus mirabilis da física, e mudou para sempre a forma como entendemos o universo. Além disso, a complexidade conceptual desses artigos estabeleceu também um novo padrão para a inteligência humana, e Einstein é precisamente o seu representante máximo.