A relação entre os bancos e as empresas é ambivalente. Necessitam uns dos outros para crescer, mas olham-se quase permanentemente com desconfiança. Desta forma, negociar com a banca de empresas terá de ser sempre uma arte volúvel, mas com alguns pontos de orientação que o livro disseca. Deste modo, nesta procura de intersetar estes dois agentes económicos inseparáveis, o livro, escrito por quem está do lado do negócio bancário,tenta dar toda a informação necessária aos empresários para que melhor entendam os bancos e, dessa forma, melhor se relacionem com eles. E como corolário desse melhor conhecimento e relacionamento deverá resultar uma maior eficiência, traduzível em melhores condições negociais. Desde a primeira página à última, reconhece-se que a parceria entre o sistema financeiro e as PME constitui um inegável factor de desenvolvimento da actividade económica, a tomada de decisão relativamente às opções de financiamento e às entidades potencialmente financiadoras constitui uma decisão crucial que exige reflexão.
Paulo Alcarva é licenciado em Economia e tem uma pós-graduação em Mercados de Capitais e Gestão de Carteira pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Exerce funções na área de Banca de Empresas do Banco BPI desde 1999. É professor no Executive Master em Gestão Financeira da Católica Porto Business School e na na Pós-Graduação de Gestão de Bancos do Instituto Superior de Gestão Bancária. Para além da docência, é autor de várias obras de referência na área da Economia.
«Fintechs. Blockchain e tecnologia DLT. Inteligência Artificial e Machine Learning. Big Data e Advanced Analytics. Cloud Computing. Bitcoin e outras criptomoedas. Cibersegurança e regtech. WCM e CRM ? Web Content & Customer Relationship Management. E-Commerce e E-Marketplaces. SEO e SEA ? Search Engine Optimization/Advertising Social Media. Content & Mobile Marketing. Web Analytics.» Nestas palavras e expressões que este livro esclarece desmontando a sua complexidade, encontramos alguns exemplos dos principais conceitos que dão forma à transformação profunda que as economias estão a conhecer: a quarta revolução industrial, a revolução da economia digital, que consiste na fusão de métodos correntes de produção com os mais recentes desenvolvimentos na tecnologia de informação e comunicação, desenvolve-se a um ritmo frenético, impulsionado pela tendência de digitalização da economia e da sociedade.
Este livro tem como objectivo principal ajudar as PME a gerirem com eficácia o seu relacionamento com a banca. Usando as palavras do autor, o livro, escrito por quem está do lado do negócio bancário, procura dar toda a informação necessária e útil para que os empresários compreendam o processo de financiamento e as políticas dos seus bancos e, dessa forma, melhor interagirem com eles. Constitui assim uma ferramenta cuja utilização deverá acompanhar a vida corrente da empresa, não se esgotando numa leitura inicial, dado que proporciona um extenso conjunto de informações e sugestões cujo aprofundamento muito poderá contribuir para um melhor relacionamento de uma PME com o seu Banco.
A relação entre os bancos e as empresas é ambivalente. Necessitam uns dos outros para crescer, mas olham-se quase permanentemente com desconfiança. Desta forma, negociar com a banca de empresas terá de ser sempre uma arte volúvel, mas com alguns pontos de orientação que o livro disseca.
Deste modo, nesta procura de intersetar estes dois agentes económicos inseparáveis, o livro, escrito por quem está do lado do negócio bancário,tenta dar toda a informação necessária aos empresários para que melhor entendam os bancos e, dessa forma, melhor se relacionem com eles. E como corolário desse melhor conhecimento e relacionamento deverá resultar uma maior eficiência, traduzível em melhores condições negociais.
Desde a primeira página à última, reconhece-se que a parceria entre o sistema financeiro e as PME constitui um inegável factor de desenvolvimento da actividade económica, a tomada de decisão relativamente às opções de financiamento e às entidades potencialmente financiadoras constitui uma decisão crucial que exige reflexão.
VER POR DENTRO Ver página inteira
«Fintechs. Blockchain e tecnologia DLT. Inteligência Artificial e Machine Learning. Big Data e Advanced Analytics. Cloud Computing. Bitcoin e outras criptomoedas. Cibersegurança e regtech. WCM e CRM ? Web Content & Customer Relationship Management. E-Commerce e E-Marketplaces. SEO e SEA ? Search Engine Optimization/Advertising Social Media. Content & Mobile Marketing. Web Analytics.» Nestas palavras e expressões que este livro esclarece desmontando a sua complexidade, encontramos alguns exemplos dos principais conceitos que dão forma à transformação profunda que as economias estão a conhecer: a quarta revolução industrial, a revolução da economia digital, que consiste na fusão de métodos correntes de produção com os mais recentes desenvolvimentos na tecnologia de informação e comunicação, desenvolve-se a um ritmo frenético, impulsionado pela tendência de digitalização da economia e da sociedade.
VER POR DENTRO Ver página inteira
A Bitcoin foi a pioneira no mundo das criptomoedas, sendo a mais famosa e mais negociada criptomoeda do mundo. Representa cerca de 65% da capitalização de todo o mercado, um valor que decorre de um enorme acréscimo registado durante o ano de 2020. Apesar dessa importância, já existem mais de 2000 criptomoedas disponíveis, onde se destacam nomes como Ethereum, Litecoin, XRP, Bitecoin Cash, Tether ou Stellar.
A forte valorização destas moedas tem atraído o interesse de muitos investidores, que procuram saber mais, para diversificar os seus investimentos financeiros, ou simplesmente entender esta nova realidade.
Neste livro fazemos uma viagem sobre o mundo das moedas virtuais, as moedas criptográficas que só existem na Internet, com três objetivos: perceber, gerar e aprender a investir.
A Bitcoin foi a pioneira no mundo das criptomoedas, sendo a mais famosa e mais negociada criptomoeda do mundo. Representa cerca de 65% da capitalização de todo o mercado, um valor que decorre de um enorme acréscimo registado durante o ano de 2020. Apesar dessa importância, já existem mais de 2000 criptomoedas disponíveis, onde se destacam nomes como Ethereum, Litecoin, XRP, Bitecoin Cash, Tether ou Stellar.
A forte valorização destas moedas tem atraído o interesse de muitos investidores, que procuram saber mais, para diversificar os seus investimentos financeiros, ou simplesmente entender esta nova realidade.
Neste livro fazemos uma viagem sobre o mundo das moedas virtuais, as moedas criptográficas que só existem na Internet, com três objetivos: perceber, gerar e aprender a investir.