Jim Al-Khalili, físico quântico, autor bestseller e criador de programas da BBC, revela oito lições fundamentais da ciência para aproveitarmos o melhor da vida.
O mundo atual é imprevisível e cheio de contradições. Gerir as suas complexidades enquanto procuramos tomar as melhores decisões está longe de ser fácil. Este livro apresenta oito simples lições que nos mostram como alcançar a clareza, a capacitação e a alegria de pensar e de viver da maneira que a ciência proporciona. Num breve guia para uma vida mais racional, o premiado físico Jim Al-Khalili convida os leitores a interagirem com o mundo seguindo o exemplo dos cientistas e do método científico.
Jim Al-Khalili, nascido em 1962 em Bagdade e naturalizado britânico, é doutorado em teoria nuclear, professor de Física na Universidade de Surrey e membro da Royal Society. Foi galardoado com a Medalha Faraday da Royal Society, a Medalha Kelvin do Institute of Physics e a Medalha Stephen Hawking. É um dos comunicadores de ciência mais populares do Reino Unido, apresentando documentários televisivos sobre ciência e o programa The Life Scientific para a Radio 4 da BBC. Publicou mais de uma centena de artigos de investigação e é autor de doze livros, entre os quais Quantum: A Guide for the Perplexed; The House of Wisdom; Life on the Edge e O Mundo segundo a Física, publicado pela Temas e Debates em 2022.
Depois de nos apresentar os conceitos fundamentais de espaço, tempo, energia e matéria, descreve-nos os três pilares da física moderna - teoria quântica, relatividade e termodinâmica -, cuja unificação nos dará finalmente uma compreensão plena da realidade. Utilizando maravilhosos exemplos e analogias, desmistifica a física das escalas extremas - cósmica e quântica -, as fronteiras especulativas da disciplina e a física que sustenta as nossas experiências e tecnologias quotidianas. Após a leitura deste livro, a física irá surgir-nos com um novo rosto: uma intrépida demanda humana dos princípios fundamentais que governam o mundo que nos rodeia, orientada pelos valores nucleares da honestidade e da dúvida.
Como foi possível o universo ter criado condições perfeitas para o aparecimento da vida?Stephen Hawking e Thomas Hertog trabalharam juntos durante vinte anos, desenvolvendo uma nova teoria do cosmos para o explicar.Hawking estudou a origem do big-bang que criou o universo, mas o seu trabalho inicial foi posto em causa quando um modelo matemático previu vários big-bangs dando origem a um multiverso - incontáveis universos diferentes, a maioria dos quais demasiado bizarros para serem compatíveis com a vida. Recolhidos no Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica de Cambridge, Stephen Hawking e o seu amigo e colaborador Thomas Hertog trabalharam neste problema durante vinte anos, desenvolvendo uma nova teoria do cosmos com o objetivo de explicar o aparecimento da vida. Juntos, encontraram um nível mais profundo de evolução, no qual as próprias leis físicas se transformam e simplificam até as partículas, as forças e o próprio tempo. Esta descoberta levou-os a uma ideia revolucionária: as leis da física não são imutáveis; nascem e coevoluem à medida que o universo que elas governam toma forma.A Origem do Tempo é a última teoria de Stephen Hawking, uma nova e impressionante visão do nascimento do universo que transformará profundamente a maneira como pensamos sobre o nosso lugar na ordem do cosmos.
Em 1905, no espaço de poucos meses, Einstein publicou cinco artigos científicos que viriam a ter um tremendo impacto na física, alterando até os fundamentos da disciplina. Einstein 1905 narra a génese desses artigos, o contexto da época em que foram publicados, e as reacções e implicações que viriam a ter na física.
Esse ano é, pois, justamente considerado o annus mirabilis da física, e mudou para sempre a forma como entendemos o universo. Além disso, a complexidade conceptual desses artigos estabeleceu também um novo padrão para a inteligência humana, e Einstein é precisamente o seu representante máximo.