O Que é Cidadania?

11,90 €
Envio previsto até

Num dos seus livros, Michel de Certeau escreveu o seguinte:

"(...) toda a sociedade define-se pelo que exclui, toda a sociedade forma-se diferenciando-se. Formar um grupo, é criar estrangeiros. Uma estrutura bipolar, essencial a toda a sociedade, cria um "fora" para que exista um "entre nós"; fronteiras, para que possa existir um país interior; "outros", para
que o "nós" possa tomar forma. Esta lei é também um princípio de eliminação e de intolerância. Ela conduz a dominar, em nome de uma verdade definida pelo grupo. (...) União e diferenciação crescem juntas." (tradução minha, CS) - Certeau, Michel de, L´Étranger ou l´union dans la diférence. Paris: Desclée de Brower, 1991, pp. 14, 17.
Perturbadoras e, permitam-me defender, realistas palavras nesta lei de Certeau.
Uma sociedade sem diferenças, sem contradições, sem variabilidade histórica e sem conflitos é uma sociedade impossível.
O grande desafio numa democracia genuína talvez consista em impedir que as diferenças sociais normais se tornem desigualdades sociais anormais. Por outras palavras: contrariar a lei de Certeau.
Nesse sentido, ontem como hoje e amanhã o desafio continuará a ser a tentativa de resposta à seguinte pergunta: O que é cidadania?

Três cientistas, Mary de Castro do Brasil, Teresa Manjate de Moçambique e Amélia Cazalma de Angola aceitaram o repto de responder à pergunta. Fazendo-o, contribuíram para o debate sobre a saúde social, contribuíram afinal para o debate sobre a lei de Certeau.

Detalhes
Editora Escolar Editora
Coleção Cadernos de Ciências Sociais
Categorias
Editora Escolar Editora
Negar Chronopost e Cobrança Não
Autores Amélia Cecília Domingas Carlos Cazalma, Mary Garcia Castro, Teresa Manjate
Mary Garcia Castro
Teresa Manjate
Amélia Cecília Domingas Carlos Cazalma
Partilhar
Book Search
Top Vendas da categoria Ver Todos