
Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Publicações Europa-América
- Coleção: Millenium
- Categorias:
- Ano: 2011
- ISBN: 9789721061774
- Número de páginas: 184
- Capa: Brochada
Sinopse
Jacques Rolland é categórico: existe efectivamente um Tesouro dos Templários. E nem os historiadores clássicos nem os autores de histórias fabulosas sonham sequer em contestá-lo. Pelo contrário, ninguém apresenta provas e a maior parte dos autores confunde os leitores ao levá-los por caminhos já demasiado trilhados.
Nesta obra, um exame minucioso da Ordem do Templo permite a elaboração de várias hipóteses muito importantes, frutos de um estudo aprofundado da corrente revolucionária que foi esta Ordem.
A Ordem do Templo não poderia ter sido fundada sem um conjunto de circunstâncias excepcional, um emaranhado inesperado de acontecimentos que convergiram sobre as terras de França e do Oriente. Assim sendo, para voltar a reunir este conjunto de circunstâncias e acontecimentos, é necessário perceber primeiro por que razão este fenómeno templário surgiu em França e porque tentou, por todos os meios, enraizar-se nas terras a oriente.
Jacques Rolland tem em consideração o contexto político-religioso dos séculos X e XI, para neles descobrir a existência virtual, de certa forma ainda subliminar, dos elementos constitutivos deste Tesouro.
Este ensaio encontra-se organizado em cinco partes bem distintas, mas que revelam uma unidade singular: o simbolismo do Tesouro, as catedrais, onde o encontramos hoje em dia, as pistas falsas e, por fim, a demanda do Graal.
Jacques Rolland é actualmente reconhecido como um dos maiores especialistas franceses da Ordem do Templo, tendo já escrito várias obras de referência sobre este tema.