Organizações Positivas - Manual de Trabalho e Formação
A essência da positividade organizacional assenta em quatro princípios básicos:
- As pessoas dispõem de inúmeras forças, frequentemente negligenciadas, tanto por si próprias como pelas organizações em que trabalham.
- O modo como os gestores e as organizações actuam para com os seus colaboradores influencia vigorosamente a maneira como tais forças são aproveitadas e desenvolvidas.
- O fomento dessas forças cria uma cascata de efeitos positivos sobre as equipas e as organizações (que se tornam mais eficazes), e sobre os próprios indivíduos (que encontram mais significado no seu trabalho e se tornam mais felizes).
- Os gestores e as organizações devem assumir o papel de agentes da positividade e os indivíduos devem identificar as suas forças, desenvolvê-las e procurar os contextos em que podem fazer uso das mesmas, fomentando-as.
A diversidade de temas positivos abrangidos neste livro torna-o uma ferramenta útil para uma vasta gama de leitores:
- Líderes de equipas e executivos ou formadores com papéis de coaching.
- Gestores quaisquer que sejam a suas áreas de acção.
- Formadores e facilitadores de sessões de desenvolvimento pessoal, especificamente em áreas comportamentais e motivacionais.
- Profissionais com funções exigentes do ponto de vista da resistência psicológica (comerciais, gestores, desportistas, prestadores de cuidados de saúde).
- Investigadores que, numa óptica de investigação-acção, pretendem validar o impacto de intervenções positivas no contexto das organizações.
- Estudantes que, não circunscrevendo os seus interesses à formatação dos cursos que frequentam, desejam melhorar competências sociais e psicológicas que lhes facilitem o ingresso na vida organizacional e o sucesso profissional.
- Leitores desejosos de se compreenderem melhor e de se motivarem para o sucesso pessoal/profissional e para o seu bem-estar social e psicológico.
| Editora | Edições Sílabo |
|---|---|
| Categorias | |
| Editora | Edições Sílabo |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Mário Ceitil, Miguel Pereira Lopes, Arménio Rego, Miguel Pina e Cunha |
Miguel Pina e Cunha é o titular da cátedra Fundação Amélia de Mello na Nova SBE, Universidade Nova de Lisboa. Tem estudado as organizações como processos paradoxais. Publicou recentemente Organizational Paradox (2022) e Elgar Introduction of Organizational Paradox Theory (2021).
-
Gestão e Desenvolvimento de Competências - 2ª EdiçãoDesde os contributos seminais de David McClelland, na década de 70, que convocaram definitivamente o conceito de competência para o universo das ciências do comportamento, que este conceito tem vindo progressivamente a influenciar a gestão empresarial e, muito particularmente os domínios da gestão de recursos humanos. Apesar da sua generalizada utilização, a gestão de competências é, ainda, por muitos considerado um território algo fluido e de difícil e controversa aplicabilidade nas práticas de gestão. Esta obra pretende dar um contributo não só para a clarificação do conceito de competências, como ainda fornecer um conjunto de exemplos concretos de aplicações de metodologias de Gestão de Competências, extraídos de estudos de casos feitos, em contexto académico, em diversas empresas. O livro é ainda enriquecido com um conjunto de depoimentos de várias personalidades de reconhecida notoriedade na área da Gestão de Recursos Humanos, que dá conta justamente da fértil diversidade de perspectivas que enfocam este promissor campo de investigação e de intervenção organizacionais. -
O Mundo é Pequeno - O que podemos aprender sobre Networking e as Redes SociaisDisponível para visualização: Prefácio, introdução e capítulo 1 Sabe como é que Albert Einstein encontrou o primeiro emprego? Sabe como se organizaram em rede os terroristas que executaram os ataques do 11 de Setembro nos Estados Unidos da América? E como é que Mao Tsé-tung chegou ao poder na China? Sabe como pode entregar uma encomenda ao presidente do seu país? Porque é que provavelmente está casado(a) com alguém com o mesmo nível socioeconómico e aproximadamente da mesma idade? Sabe como pode evitar apanhar uma gripe utilizando as redes sociais? Sabe como angariar mais clientes para a sua empresa ou assumir um papel de liderança na comunidade ou na organização onde trabalha? Pois bem, o factor comum a todos estes feitos e acontecimentos é o mesmo: networking! Neste livro encontrará estudos científicos e exemplos de histórias verídicas que lhe mostrarão os principais parâmetros que regem a actividade social humana. Munido destas ferramentas conceptuais poderá compreender melhor a «radiografia» das suas relações e adoptar estratégias que lhe permitam alcançar com maior sucesso aos seus objectivos pessoais, profissionais e cívicos. -
I, Leader - Guidelines for Leadership DevelopmentThis book is both a completed endeavor and a work in progress. It is unquestionable that leaders must develop technical, socio-relational, cognitive and self-leadership competencies. It is also indisputable that the relative importance of these competencies changes as leaders advance in their careers. However, the thesis that leadership is a process involving leaders, followers and the situation has an implication: as followers and the situation change (and few changes are as profound as those engendered by COVID-19), leaders must adapt their behaviors in order to be more effective leaders. Thus, here it is another implication: leadership itself is also a work in progress. -
Comunicação Pessoal e Organizacional - Teoria e PráticaA comunicação é o aparelho circulatório da vida organizacional. Se falhar, os restantes sistemas organizacionais entram em rutura. Também é o nutriente das nossas vidas. Todos comunicamos, independentemente da nossa vontade. Mesmo caladas, as pessoas comunicam – pois os seus interlocutores interpretam o silêncio e reagem em conformidade. Mediante linguagem simples e acessível, e apresentando numerosos casos práticos e exercícios, o autor concilia teoria com prática. Entre os temas abordados, estão: leis da comunicação; barreiras à comunicação; comunicação entre pessoas de diferentes culturas; silêncios e mentiras; comunicação não-verbal; rumores; estilos pessoais de comunicação; escutar e calar; falar em público; facultar e receber feedback. Nesta nova edição, o tema da comunicação em ambiente virtual também é desenvolvido. O livro é útil para um amplo espetro de leitores: • Ajuda gestores e outros membros organizacionais a comunicarem mais eficazmente. • Faculta a professores e formadores das áreas da comunicação organizacional e afins uma ferramenta de trabalho útil, prática, rigorosa e de leitura agradável. • Fornece a estudantes do ensino superior (gestão; comportamento organizacional; gestão de recursos humanos; liderança) os conhecimentos fundamentais sobre a comunicação nas organizações e a comunicação em geral. • Proporciona a todos a possibilidade de melhorarem as suas competências comunicacionais e serem mais bem-sucedidos na vida profissional e na pessoal. • Contém resumos e orientações para a ação. • Complementado com manual contendo 34 exercícios que o leitor poderá usar para se autoavaliar ou para avaliar a sua organização e o seu líder. Ferramenta útil que professores/formadores poderão usar em sala de aula ou eventos formativos (telecarregamento em: www.sílabo.pt). -
Liderança - Humildade e SoberbaAbundam na história líderes e organizações que colapsam quando, aparentemente, se encontram no cume do sucesso. Este paradoxo acontece, frequentemente, quando a autoconfiança, o poder e o sucesso se transformam em arrogância e soberba. A tentação híper-narcísica transporta o líder para o interior de uma bolha, assim perdendo contacto com as pessoas e as realidades. Este perigo é potencialmente letal, quer para o próprio, quer para as organizações que lidera.Estudioso e com vasta experiência na área da liderança, o autor, apoiando-se em muitos exemplos (nos campos empresarial, político, militar e desportivo) e ampla investigação, apresenta a humildade como o antídoto adequado para tais perigos e refuta a crença segundo a qual as duras realidades da liderança não se compaginam com as «fraquezas da humildade». A humildade não representa humilhação, fraqueza ou défice de autoestima, sendo antes a capacidade de «ter os pés assentes na terra» – estar ciente das forças e fraquezas próprias, reconhecer as qualidades e os contributos dos outros, e ter vontade para aprender. A humildade dos líderes é, pois – desde que acompanhada de determinação, coragem e competência – uma força. Em oposição, a soberba pode ser uma doença perigosa para os líderes, as organizações e mesmo a comunidade.Conciliando teoria e prática, e apresentando pistas para a ação, este livro responde a questões como:• Porque é que a humildade nos líderes é importante para a eficácia da liderança, a inovação e o desempenho das equipas e das organizações?• O que significa ser um líder humbicioso (humilde e ambicioso)?• É possível ser-se um líder simultaneamente humilde e narcisista? • O que acontece quando os líderes permanecem muito tempo no poder, são bem-sucedidos e se deixam contaminar pela soberba?• Porque é que a soberba dos líderes pode conduzir a escândalos, bancarrotas e desastres?• Como exercer o poder sem contrair a soberba?• Porque é que os freios e contrapesos ajudam os líderes a «manter os pés na terra» e a evitar a soberba? • A recomendação «Lembra-te que és mortal» continua válida?• É arriscado ser excessivamente humilde?Líderes e futuros líderes aprenderão muito com este livro. Sobretudo a tornarem-se (e a conservarem-se) líderes humildes, evitando o perigo da arrogância e soberba, preservando a sua autoestima e contribuindo para o sucesso dos liderados e das organizações.
-
A Psicologia do DinheiroSer bem-sucedido com o dinheiro não tem necessariamente que ver com o que sabemos. E mudar hábitos é difícil, mesmo para pessoas muito inteligentes.O dinheiro - seja no investimento, nas finanças pessoais ou nas decisões de negócios - é normalmente explicado com base na matemática, em que fórmulas e dados nos dizem exatamente o que fazer. Mas na vida real as pessoas não tomam decisões financeiras a partir de uma folha de Excel. Fazem-no à mesa de jantar, numa sala de reuniões, e em tantas outras situações nas quais história pessoal - a nossa visão única do mundo -, ego, orgulho, marketing e incentivos estranhos se misturam.Em A Psicologia do Dinheiro, o multipremiado autor Morgan Housel partilha 19 histórias que exploram a estranha forma como as pessoas pensam sobre dinheiro e ensina-nos a compreender verdadeiramente um dos temas mais importantes das nossas vidas. -
Segredos da Mente Milionária - Aprenda a vencer transformando os seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas.Segredos da Mente Milionáriafoi escrito para todos aqueles que se questionam acerca do motivo pelo qual, certas pessoas trabalham arduamente durante anos para ganhar dinheiro e outras parecem enriquecer tão facilmente. Para o autor, tal não se deve a diferenças na educação, à inteligência,ao talento, a oportunidades, a métodos de trabalho, a contactos ou à sorte. A resposta está no modelo pessoal de dinheiro quetodos nós trazemos gravado no subconsciente.Para Eker, mesmo quando uma pessoa domina a área na qual se move profissionalmente, se o modelo de dinheiro que segue não estiver programado para um alto nível de sucesso, ele jamais enriquecerá.Neste livro, T. Harv Eker apresenta os princípios que regem uma mente milionária e um método infalível de administração do dinheiro. -
Bons HábitosMelhore como trabalha e se sente, criando bons hábitos.Todos temos hábitos. Alguns foram cuidadosamente construídos; outros simplesmente caímos neles. Alguns deles podem ajudar-nos a fazer o nosso trabalho ou a equilibrar os diversos aspetos das nossas vidas. Outros, contudo, podem atrasar-nos.Este livro explora como avaliar o seu comportamento para ver onde pode melhorar o seu humor e produtividade a um nível granular. Com recurso às mais recentes investigações psicológicas e conselhos práticos de especialistas em liderança, aprenderá a estabelecer hábitos saudáveis, a largar comportamentos tóxicos que o esgotam e a superar quaisquer bloqueios mentais que estejam a impedir a mudança. -
O Factor Humano na Decisão EmpresarialAs teorias financeiras ortodoxas ignoram as características pessoais dos gestores na tomada de decisões na empresa.Mas, quem já contactou com a realidade empresarial sabe que a personalidade dos gestores é fundamental nas escolhas realizadas. Na verdade, não são as empresas que tomam decisões; quem decide são os gestores que nelas trabalham.Neste livro mostra-se como o perfil psicológico e as experiências de vida dos gestores influenciam as suas decisões:- porque cometem erros de gestão?- porque se endividam?- porque distribuem dividendos?- porque adquirem outras empresas?- porque manipulam a informação e cometem fraudes?Conhecer a psicologia do gestor é essencial para compreender as suas escolhas e também para prever as decisões tomadas nas empresas concorrentes. -
As 48 Leis do PoderPara aqueles que querem ter poder, são espectadores do poder, ou querem escudar-se contra o poder…Há quem brinque com o poder e perca tudo num erro fatal. Há quem vá longe demais e quem não vá suficientemente longe. Há, no entanto, quem dê exactamente todos os passos certos e seja capaz de atrair a si o poder com uma perícia quase sobre-humana.Ao longo dos tempos, escritores e filósofos colocaram-se a seguinte pergunta: Quais as lições a aprender com os sucessos e fracassos dos nossos predecessores?Apesar de os vários escritos sobre poder a que hoje temos acesso se estenderem por um período de mais de três mil anos, constatamos que se repetem tendências e temas comuns - aqueles que apontam para uma essência de poder e que sugerem a existência de características capazes de regular o seu aumento. As 48 leis são intemporais e absolutas. -
Desistir - O Poder de Saber Quando Ir EmboraO sucesso não reside em insistir nas coisas. Reside em escolher a coisa certa na qual insistir, desistindo das restantes.Lancemos mãos à obra. Está na altura de reabilitar a desistência.Ao ler este livro, ficamos a saber porque é que a desistência deve ser celebrada e como é que esta pode transformar-se numa capacidade para desenvolver e enriquecer a nossa vida. -
Cálculo FinanceiroEsta obra tem por objectivo apresentar a lógica do raciocínio matemático na análise das operações financeiras de curto, médio ou longo prazo. As diversas matérias abordadas no livro são tratadas com a adequada profundidade teórica exigida à leccionação destas matérias no ensino superior, sem no entanto descuidar a vertente prática, tendo em atenção a sua utilização por um público menos exigente no desenvolvimento dos aspectos teóricos da matéria.Trata-se de uma obra didáctica que cobre as matérias fundamentais da disciplina de Cálculo Financeiro, o que a torna útil para a aprendizagem ou aprofundamento de conhecimentos dos responsáveis pela gestão financeira das organizações.Em todos os capítulos são apresentados exemplos retirados da realidade empresarial, por forma a facilitar uma melhor compreensão dos assuntos abordados.Inclui ainda dois formulários de consulta rápida, um para o cálculo financeiro e outro para o cálculo actuarial, a que se juntam as correspondentes tabelas, ainda muito úteis, apesar do desenvolvimento e fácil acesso aos meios computacionais. -
Gestão das OrganizaçõesAs organizações, em particular as empresas, defrontam-se actualmente com um ambiente global em permanente mudança, cada vez mais complexo, instável e imprevisível. Inovação, gestão do conhecimento, novas competências, descentralização, autonomia e colaboração são alguns dos vocábulos associadas às características da nova gestão que, em complexidade crescente, se traduz em novos desafios para os novos gestores, mas também para os docentes, alunos e candidatos a funções de gestão. Procurando ir ao encontro da nova realidade, nesta nova edição, além da actualização ou sistematização de alguns dos temas tratados em edições anteriores (com destaque para o planeamento, a motivação e as estruturas organizacionais) introduziu-se um novo capítulo sobre as tendências em gestão no século XXI e as competências exigidas aos novos gestores. Fundamentalmente pretende-se contribuir, ainda que modestamente, para uma melhor preparação dos interessados em atingir os melhores resultados nos crescentes, mas aliciantes, desafios colocados pela nova gestão. Edição totalmente a cores.
