Os Originais
O programa Os Originais, programa de empreendedorismo social com jovens, visa a aquisição das competências que permitem desenvolver projetos de empreendedorismo social. Para isso, após a identificação dos conceitos fundamentais, são realizadas atividades que permitem contactar com empreendedores sociais e desenvolver uma ideia original e de valor numa das seguintes grandes áreas: cultura e arte, ecologia e ambiente, educação e cidadania, idade avançada, literacia financeira, ocupação dos tempos livres, saúde e bem-estar, turismo social, voluntariado, emprego e carreira. Público-Alvo: alunos do 10.º ano. Coleção: Competências para a Vida (Projeto “Educação para o Empreendedorismo e a Cidadania”).
| Editora | Theya |
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| Editora | Theya |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Carolina Grilo, Joana Lima, Jacinto Jardim |
Especialista nas áreas da educação para o empreendedorismo, comportamentos empreendedores, soft skills e intervenção através de programas. É o coordenador científico-pedagógico do PEEC – Projeto de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania. Fez o doutoramento em Ciências da Educação (2007, Universidade de Aveiro) e tem-se dedicado à docência universitária, à formação de professores, à investigação científica e à aplicação de programas junto de várias escolas a nível nacional. Detentor de um know-how teórico-prático diferenciado no que se refere à otimização de pessoas, equipas e organizações empreendedoras, é Diretor do Gabinete Empreende da Universidade Aberta.
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A Génese do Museu do Neo-RealismoA implantação do Museu do Neo-Realismo foi um processo bastante complexo, que a autora considera ter-se iniciado em 1969 com a morte de Alves Redol e com a possibilidade de se fundar uma Casa Museu Alves Redol.Tendo sido decidido, em 1979, alterar o objectivo para um Museu do Neo-Realismo, iniciou-se uma longa fase de gestação do empreendimento, que passou por contactos com a Câmara Municipal de Vila Franca-de-Xira, a assunção do empreendimento por parte desta, com a nomeação de uma Comissão Instaladora, pela formação da Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo, a que se seguiu a instalação do Centro de Documentação do Neo-Realismo e a abertura ao público do Museu do Neo-Realismo, que incluía aquele, em 1993.Prosseguiu-se com a elaboração do projecto de arquitectura, cuja autoria foi do Arquitecto Alcino Soutinho, inaugurando-se as novas instalações do Museu em 2007. Neste período foram realizadas numerosas exposições, inúmeras sessões e outras actividades sobre o Movimento do Neo-Realismo. -
António Maria Lisboa: eterno amorosoLer António Maria Lisboa é acolher o caos hermenêutico em que consiste este sentimento de estar a ler magia. É, voluntária e amorosamente, deixarmo-nos enlaçar numa teia de aranha feita de rubis e borboletas noturnas e mares em que cada onda é um fragmento de outra e anões que confundem crime com homenagem e pássaros que vivendo na ditadura salazarista trocam o voo por uma existência de granito e mitos de um oriente budista-taoista egípcio ensinando que também a poesia é um sonho de si mesma e caminhos tão ascendentes que só poderiam conduzir a estrelas. É também, passado um momento inicial e iniciático de encantamento e perplexidade, desejarmos começar a destrinçar esta teia que nos envolve. -
Brincadores de Sonhos: roteiro para docentes e formadoresA importância do empreendedorismo eì bastante notória na sociedade atual. Daiì o imperativo de uma educação que estimule a inovação e a criatividade nas gerações mais jovens. Tendo isso em vista, a Universidade de Aveiro, a Universidade Aberta e o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes apresentam este roteiro infanto-juvenil ilustrado, Brincadores de Sonhos, com dez soft skills que constituem os pilares de uma cultura empreendedora. Na viagem pelo Castelo dos Sonhos, o Dragão Botafogo partilha as suas experiencias e competências com um grupo de amigos e faz uma visita guiada a todos os que quiserem sonhar na sua companhia. O fascínio do Programa Brincadores de Sonhos encontra-se na promoção de uma cultura empreendedora, estimulando de um modo evidente a capacidade de sonhar das gerações mais jovens. Para isso, são disponibilizados conceitos inovadores, ferramentas pedagógicas fundamentadas em pesquisa e dinâmicas envolventes. Para conseguir alcançar estes objetivos, propõe-se a realização de doze sessões, nas quais são desenvolvidas múltiplas atividades, de modo a aprofundar o conhecimento e a experimentação de dez competências de vida: competências pessoais (autoconhecimento, autoestima e autorrealização), competências sociais (empatia, assertividade e suporte social), competências profissionais (criatividade, cooperação e liderança) e a competência da resiliência, que eì o ponto de chegada do desenvolvimento das aptidões anteriormente referidas. O Programa Brincadores de Sonhos compõe-se em três partes: o livro Brincadores de Sonhos , destinado a crianças e jovens entre os seis e os doze anos; o livro Brincadores de Sonhos -Roteiro para Docentes e Formadores , destinado aos facilitadores do Programa quando aplicado em contexto de equipa; e a formação Pedagogia Empreendedora, que visa desenvolver competências para a sua implementação. O presente volume inclui toda a planificação de sessões e materiais pedagógicos. -
Brincadores de SonhosA importância do empreendedorismo e? bastante notória na sociedade atual. Dai? o imperativo de uma educação que estimule a inovação e a criatividade nas gerações mais jovens. Tendo isso em vista, A Universidade de Aveiro, a Universidade Aberta e o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes apresentam este roteiro infanto-juvenil ilustrado, Brincadores de Sonhos, com dez soft skills que constituem os pilares de uma cultura empreendedora. Na viagem pelo Castelo dos Sonhos, o Dragão Botafogo partilha as suas experiencias e competências com um grupo de amigos e faz uma visita guiada a todos os que quiserem sonhar na sua companhia. O fascínio do Programa Brincadores de Sonhos encontra-se na promoção de uma cultura empreendedora, estimulando de um modo evidente a capacidade de sonhar das gerações mais jovens. Para isso, são disponibilizados conceitos inovadores, ferramentas pedagógicas fundamentadas em pesquisa e dinâmicas envolventes. Para conseguir alcançar estes objetivos, propõe-se a realização de doze sessões, nas quais são desenvolvidas múltiplas atividades, de modo a aprofundar o conhecimento e a experimentação de dez competências de vida: competências pessoais (autoconhecimento, autoestima e autorrealização), competências sociais (empatia, assertividade e suporte social), competências profissionais (criatividade, cooperação e liderança) e a competência da resiliência, que e? o ponto de chegada do desenvolvimento das aptidões anteriormente referidas. O Programa Brincadores de Sonhos compõe-se em três partes: o livro Brincadores de Sonhos, destinado a crianças e jovens entre os seis e os doze anos; o livro Brincadores de Sonhos Roteiro para Docentes e Formadores, destinado aos facilitadores do Programa quando aplicado em contexto de equipa; e a formação Pedagogia Empreendedora, que visa desenvolver competências para a sua implementação. -
Exploradores de Sonhos - Roteiro para Docentes e FormadoresO programa Exploradores de Sonhos insere-se no projeto Educação para o Empreendedorismo e a Cidadania, que pretende promover a cultura empreendedora particularmente junto das gerações mais jovens. Como conteúdos para esta fase de desenvolvimento humano, são propostas 10 competências relacionadas com a confiança, nomeadamente, a autoconfiança, a partilha confiante, o brincar em liberdade, a comunicação confiante, a presença confiante, o orgulho, a amizade, a tolerância, o sentido de humor e a imaginação criativa. O encanto do programa Exploradores de Sonhos encontra-se no estímulo evidente à capacidade de sonhar. Para isso, são disponibilizados conceitos inovadores, narrações atrativas e dinâmicas envolventes. Este programa é composto por três partes: o livro Exploradores de Sonhos, destinado às crianças do 1.º e 2.º anos do 1.º ciclo; o livro Exploradores de Sonhos: Roteiro para Docentes e Formadores, destinado aos facilitadores do programa; e a ação de formação Pedagogia Empreendedora, que visa desenvolver as competências para a sua implementação. Coleção: Competências para a Vida (Projeto “Educação para o Empreendedorismo e a Cidadania”).