Para Acabar de Vez com o Mau Português
UMA FORMA FÁCIL E DIVERTIDA PARA ACABAR DE VEZ COM O MAU PORTUGUÊS
No dia a dia, na escola, no trabalho ou na vida familiar são vários os textos que temos de redigir: um pequeno recado, uma redação, uma ficha de leitura, um resumo da matéria, a ata da escola ou da reunião de condomínio, uma carta formal de apresentação e um curriculum vitae, um relatório para apresentar no trabalho, um requerimento… Ou simplesmente porque nos queremos aventurar na escrita, um poema ou um conto.
Sinto um certo mau-estar
O voo foi cancelado derivado ao mau tempo.
Isto pode despoletar uma crise internacional.
Há dois anos atrás
A minha candidatura vai de encontro aos interesses da população.
Agora deiam as mãos
Todos nós escrevemos. Mas será que escrevemos de forma correta? Há regras básicas que é preciso seguir para escrevermos os nossos textos, em bom português, para que cumpram o seu objetivo, sejam legíveis e não atropelem a gramática.
| Editora | Manuscrito |
|---|---|
| Coleção | Manuscrito Guias e Manuais |
| Categorias | |
| Editora | Manuscrito |
| Negar Chronopost e Cobrança | Não |
| Autores | Sara de Almeida Leite |
Sara de Almeida Leite é professora no ISEC Lisboa, onde também coordena a pós-graduação Arte de Contar Estórias. Desde 2008 que tem publicado livros e artigos sobre o bom uso da língua e sobre o ensino da literatura. Já ilustrou obras de literatura infantil e trabalhou como tradutora. É doutorada em Estudos Portugueses, na especialidade de Ensino do Português, e fez toda a sua formação académica na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde se estreou como professora em 1995.
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O Mundo da Inês - Acreditam no Príncipe Encantado?A vida de Inês muda completamente quando ela passa a frequentar um colégio interno para raparigas, a partir do 7º ano. A adaptação não é fácil, pois algumas colegas parecem empenhadas em dificultar-lhe a vida - incluindo as próprias primas. No entanto, Inês consegue integrar-se num grupo divertido, faz boas amizades e torna-se bastante popular...Conseguirá ela lidar com todos os desafios que se lhe deparam e ainda desfrutar em pleno da sua adolescência?As alunas do Roseiral estão agora no 3.º período escolar e as peripécias continuam: o Zé Maria aparece a pedir ajuda, a Constança destrói um drone, a Olga decide impedir o grupo da Luísa de vencer um concurso, a Leonor tenta prejudicar a própria irmã e a Inês sente-se dividida entre dois rapazes. Será um deles o "príncipe encantado"? -
A Entrada no ColégioA vida de Inês muda completamente quando ela passa a frequentar um colégio interno para raparigas, a partir do 7.º ano. A adaptação não é fácil, pois algumas colegas parecem empenhadas em dificultar-lhe a vida; incluindo as próprias primas. No entanto, Inês consegue integrar-se num grupo divertido, faz boas amizades e torna-se bastante popular... Conseguirá ela lidar com todos os desafios que se lhe deparam e ainda desfrutar em pleno da sua adolescência? Os primeiros dias são difíceis. Mas Inês é simpática e inteligente, conseguindo integrar-se no grupo da Luísa e das suas amigas do Dormitório 1. Porém, a invejosa Olga, do 8.º ano, não descansa enquanto não arranjar forma de as prejudicar a todas. Poderá Inês salvar o grupo, usando a ameaça em seu favor? -
Adolescente em ApurosA vida de Inês muda completamente quando ela passa a frequentar um colégio interno para raparigas, a partir do 7.º ano. A adaptação não é fácil, pois algumas colegas parecem empenhadas em dificultar-lhe a vida; incluindo as próprias primas. No entanto, Inês consegue integrar-se num grupo divertido, faz boas amizades e torna-se bastante popular... Conseguirá ela lidar com todos os desafios que se lhe deparam e ainda desfrutar em pleno da sua adolescência? Neste segundo volume, Inês goza umas merecidas férias de Natal, mas tem uma surpresa quando volta ao colégio e é incumbida de uma missão que parece desastrosa: ajudar a sua maior rival. Entretanto, a terrível Olga põe em ação um plano que deixa Inês em apuros. Conseguirá ela livrar-se de ser castigada, se forem revelados os segredos guardados no seu telemóvel? -
O Mundo da Inês - Aos 13 Tudo Se ComplicaA vida de Inês muda completamente quando passa a frequentar um colégio interno para raparigas, a partir do 7.º ano. A adaptação não é fácil, pois algumas colegas parecem empenhadas em dificultar-lhe a vida – incluindo as próprias primas. No entanto, Inês consegue integrar-se num grupo divertido, faz boas amizades e torna-se bastante popular...Conseguirá ela lidar com todos os desafios que se lhe deparam e ainda desfrutar em pleno da sua adolescência?Neste livro, Inês vai ter surpresas, apanhar sustos, sofrer desilusões, sentir grandes alívios e intensa alegria, dentro e fora do colégio. Desde contactar com o sobrenatural até viver uma arriscada aventura na Serra de Sintra. -
O Mundo da Inês - Férias atribuladasA vida de Inês muda completamente quando ela passa a frequentar um colégio interno para raparigas, a partir do 7.º ano. A adaptação não é fácil, pois algumas colegas parecem empenhadas em dificultar-lhe a vida – incluindo as próprias primas. No entanto, Inês consegue integrar-se num grupo divertido, faz boas amizades e torna-se bastante popular... Conseguirá ela lidar com todos os desafios que se lhe deparam e ainda desfrutar em pleno da sua adolescência? Com a chegada do verão, a vida no colégio torna-se ainda mais divertida, e Inês passa duas semanas cheias de peripécias e com alguns percalços. Depois de se despedir do Roseiral, Inês goza ainda umas férias diferentes, recheadas de atribulações, que lhe permitem viver experiências novas e sentir emoções fortes. -
Como Escrever (Tudo) em Português CorretoDicas e conselhos práticos para escrever 20 tipos de texto.Uma obra essencial para todos os que querem dominar a arte da escrita. No dia a dia, na escola, no trabalho ou na vida familiar são vários os textos que temos de redigir: um pequeno recado, uma redação, uma ficha de leitura, um resumo da matéria, a ata da escola ou da reunião de condomínio, uma carta formal de apresentação e um curriculum vitae, um relatório para apresentar no trabalho, um requerimento formal ou simplesmente porque nos queremos aventurar na escrita e elaborar um poema ou um conto. Todos nós escrevemos. Mas será que escrevemos de forma correta?Há regras básicas que é preciso seguir para escrevermos os nossos textos, em bom português, para que cumpram o seu objetivo, sejam legíveis e não atropelem a gramática.- Como organizar e planificar uma composição?- Que vocabulário devo utilizar em cada tipo de texto?- Quais os erros mais comuns de pontuação e ortografia que devo evitar?- Como transmitir as minhas ideias da melhor forma através dos meus textos?- Que cuidados devo ter quando redijo uma carta de apresentação?Sara Almeida Leite, professora de português e consultora linguística responde-lhe a estas e outras questões neste guia completo e prático para melhorar as suas competências de expressão escrita. Ao longo destas páginas encontra um conjunto de informações, ferramentas, estratégias, exercícios e modelos que o orientarão desde o início até ao fim do processo de redação de qualquer texto. -
O Mundo da Inês - Quem Disse que Namorar era Simples?A vida de Inês muda completamente quando ela passa a frequentar um colégio interno para raparigas, a partir do 7.º ano. A adpatação não é fácil, pois algumas colegas parecem empenhadas em dificultar-lhe a vida - incluindo as próprias primas. No entanto, Inês consegue integrar-se num grupo divertido, faz boas amizades e torna-se bastante popular...Conseguirá ela lidar com todos os desafios que se lhe deparam e ainda desfrutar em pleno da sua adolescência?No 2.º período do 8.º ano, começam os dramas sentimentais: Inês e as amigas vivem momentos de grande tensão emocional, à medida que se descobrem atrações e se geram ciúmes, por vezes causados por mal-entendidos.Conquistar e ser conquistado é algo que quase todos desejam, mas a insegurança torna tudo mais difícil… Afinal, quem acha que namorar é simples? -
O Mundo da Inês - Mudanças, segredos e despedidasA vida de Inês muda completamente quando ela passa a frequentar um colégio interno para raparigas, a partir do 7.º ano. A adaptação não é fácil pois algumas colegas parecem empenhadas em dificultar-lhe a vida – incluindo as próprias primas. No entanto, Inês consegue integrar-se num grupo divertido, faz boas amizades e torna-se bastante popular...Conseguirá ela lidar com todos os desafios que se lhe deparam e ainda desfrutar em pleno da sua adolescência? Agora que já tem namorado, Inês sente-se mais apoiada, mas nem por isso deixa de sofrer reveses e ter preocupações, tal como as suas amigas. E as coisas complicam-se quando há um segredo que se espalha pelo Roseiral , vindo perturbar o ambiente e provocar uma mudança repentina numa das alunas mais irreverentes. -
O Mundo da Inês - O meu diário incrívelINCLUI CANETA DE TINTA INVISÍVEL! Regista o que vives, sentes, pensas, és, sonhas, desejas... e muito mais! Este diário vai permitir-te registar emoções, experiências, paixões, sonhos, expectativas, desejos e tudo o que for importante para ti, com a caneta de tinta invisível incluída. Guarda-o bem, pois um dia, daqui a muito tempo, será para ti uma emoção incrível redescobrires tudo o que guardaste neste livro, que se transformará num verdadeiro tesouro, graças ao que nele escreveres! -
O Mundo da Inês - Medos não há quem não tenhaA vida de Inês muda completamente quando ela passa a frequentar um colégio interno para raparigas, a partir do 7.º ano. A adaptação não é fácil pois algumas colegas parecem empenhadas em dificultar-lhe a vida - incluindo as próprias primas. No entanto, Inês consegue integrar-se num grupo divertido, faz boas amizades e torna-se bastante popular... Conseguirá ela lidar com todos os desafios que se lhe deparam e ainda desfrutar em pleno da sua adolescência? Este é um verão agitado, marcado por incidentes que se tornam graves ao ponto de Inês querer voltar ao internato em plenas férias, para poder ajudar a resolver um problema. Com imaginação e talento, ela e a Alice vencem um sério desafio que resulta em nada menos do que duas expulsões do colégio. Porém, apesar das inquietações, ainda há tempo para a diversão e o namoro!
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Pragmática LinguísticaUma visão comum sobre o que é uma língua diz-nos, simplificadamente, que ela é um conjunto de termos - um léxico - e um conjunto de regras para a formação de outros termos e de frases - uma gramática. Contudo, léxico e gramática são apenas as pedras e a estrutura de um edifício que fica inerte se não for usado. Uma língua só é viva na medida em que os falantes a usam. O Essencial sobre Pragmática Linguística debruça-se precisamente sobre o uso da língua, sobre as práticas linguísticas dos falantes e sobre a comunicação. O que está em observação são as actividades humanas em que entram as línguas. Muitas das acções humanas pressupõem o uso de uma língua. Ao perguntarmos, prometermos, pedirmos, afirmarmos, descrevermos, etc., usamos uma língua. O uso da linguagem está também presente nos actos de compra e venda, nos veredictos judiciais, na feitura das leis, no ensino, na publicidade e em todos os episódios da vida social. Mesmo o acto de votar é um acto linguístico: é dizer "sim" ou "não" a determinado partido ou questão política. Mas a observação dos actos linguísticos não esgota a pragmática linguística, pois esta ocupa-se ainda de outros grandes temas, como a diferença entre dizer e implicitar, a prática da delicadeza no uso da linguagem, a estrutura da conversação e a relação do acto linguístico com o seu contexto. -
Classificações Bibliográficas - Percurso de uma TeoriaNo mundo da globalização da informação, que se quer plural e imparcial, urge estudar as classificações bibliográficas como meios privilegiados de a organizar e veicular. Esta obra aborda as classificações bibliográficas como modelos dinâmicos de organização do conhecimento. Pretende avaliar as vantagens e as fragilidades deste tipo de linguagem, no que respeita à representação e à recuperação do conhecimento, criando novos pontos de referência, bem como na contextualização teórica e dinâmica estrutural. Este estudo apresenta dois eixos estruturantes: uma reflexão crítica sobre algumas questões teóricas que constituem este tipo de classificações e um estudo analítico-sintético de alguns sistemas de classificação mais utilizados em bibliotecas nacionais e internacionais. -
Sistema da ModaA moda é uma realidade já largamente analisada sob uma perspectiva jornalística, estética, sociológica e psicológica. Faltava, porém, uma análise semântica do vestuário feminino, coisa que o autor nos proporciona com este livro. Partindo da descrição e da classificação da moda escrita, tal como se apresenta nas revistas da especialidade, Barthes elabora uma análise estrutural do vestuário feminino. Analisa o contributo do discurso verbal para o sistema da moda, o qual motiva as pessoas a consumi-la. Por outro lado, debruça-se também sobre a estrutura e o “jogo” de significados desse próprio discurso. O livro, redigido entre 1957 e 1963, constitui hoje um clássico da semiologia aplicada. -
Dicionário de Verbos ConjugadosCONSIDERAÇÕES PRELIMIMARES: Relevância do verbo na estrutura da frase · Caracterização dos verbos FLEXÃO VERBAL: Modos e tempos · As pessoas e os números · Aspecto · Voz ESTRUTURA DA FORMA VERBAL: RADICAL e tema, característica e desinência · Formas rizotónicas e formas arrizotónicas · Conjugação · Formação dos tempos simples VERBOS AUXILIARES: Conjugação perifrásica · Voz activa · Voz passiva IRREGULARIDADE VERBAL CONJUGAÇÃO PRONOMINAL VERBOS CONJUGADOS (MODELOS) OS VERBOS PORTUGUESES PARTICÍPIOS DUPLOS -
Assim Nasceu Uma LínguaFernando Venâncio conta-nos a história da língua portuguesa com paixão, elegância e um fino humor. Com rigor e precisão de paleontólogo, Fernando Venâncio começa no primeiro gemido da nossa língua, que remonta há séculos, tão distantes que Portugal ainda nem existia, passando pelos primeiros escritos, até à fala contemporânea que ainda hoje conserva registos, em estado fóssil, dessa movimentação primordial. Máquina do tempo que nos permite recuar à época em que o idioma se formou, Assim Nasceu Uma Língua faz-nos peregrinos numa caminhada que toca a língua galega ou o português brasileiro, evidenciando as profundas derivas que deram forma ao nosso idioma, a que Fernando Venâncio chama «um idioma em circuito aberto».