O desemprego tornou-se tão extenso que conduziu a uma maior sensibilização face aos problemas que gera e, concomitantemente, à necessidade de desenhar intervenções no domínio das políticas públicas. No plano do discurso oficial, o desemprego é apontado como um dos principais problemas – senão mesmo o principal – com que o país e a Europa se confrontam atualmente. Mas, na verdade, assiste-se ao silenciamento das consequências pessoais face ao privilégio retórico dado ao desempenho da economia, no quadro da qual o fenómeno é valorizado sobretudo como um indicador sem rosto. Trata-se, evidentemente, de um tema crítico, que requer múltiplos contributos. O objetivo deste livro consiste em modestamente dar o meu: eis um livro sobre desempregados, sobre experiências vividas num tempo prolongado de crise.
Doutorado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, é atualmente quadro superior do Instituto da Segurança Social, I.P., onde desenvolve a sua atividade profissional.
Tem desenvolvido investigação e publicado nas áreas do mercado de trabalho, da pobreza e exclusão social, e das políticas sociais e de emprego.
O desemprego tornou-se tão extenso que conduziu a uma maior sensibilização face aos problemas que gera e, concomitantemente, à necessidade de desenhar intervenções no domínio das políticas públicas. No plano do discurso oficial, o desemprego é apontado como um dos principais problemas senão mesmo o principal com que o país e a Europa se confrontam atualmente. Mas, na verdade, assiste-se ao silenciamento das consequências pessoais face ao privilégio retórico dado ao desempenho da economia, no quadro da qual o fenómeno é valorizado sobretudo como um indicador sem rosto. Trata-se, evidentemente, de um tema crítico, que requer múltiplos contributos. O objetivo deste livro consiste em modestamente dar o meu: eis um livro sobre desempregados, sobre experiências vividas num tempo prolongado de crise.
VER POR DENTRO Ver página inteira
O encontro pessoal entre mestre e discípulo é o tema de George Steiner neste livro absolutamente fascinante, uma sólida reflexão sobre a interacção infinitamente complexa e subtil de poder, confiança e paixão que marca as formas mais profundas de pedagogia. Baseado em conferências que o autor proferiu na Universidade de Harvard, As Lições dos Mestres evoca um grande número de figuras exemplares, nomeadamente, Sócrates e Platão, Jesus e os seus discípulos, Virgílio e Dante, Heloísa e Abelardo, Tycho Brahe e Johann Kepler, o Baal Shem Tov, sábios confucionistas e budistas, Edmund Husserl e Martin Heidegger, Nadia Boulanger e Knute Rockne. Escrito com erudição e paixão, o presente livro é em si mesmo uma lição magistral sobre a elevada vocação e os sérios riscos que o verdadeiro professor e o verdadeiro aluno assumem e partilham.