Este livro reúne uma coleção de protocolos de atuação para as situações clínicas que mais frequentemente ocorrem na preconceção, gravidez, trabalho de parto e puerpério, desenvolvidos pelo serviço de Obstetrícia do Hospital de Santa Maria – Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, EPE. É destinado sobretudo a internos e especialistas em Obstetrícia e Ginecologia, mas também a Médicos de Medicina Geral e Familiar e a alunos de Medicina.
Está organizado de forma a permitir uma consulta rápida e fácil no âmbito de uma consulta, urgência da especialidade ou de cuidados primários, ou no internamento hospitalar. A abordagem de cada tema, por vezes com colaboração multidisciplinar, foi pensada para constituir uma ferramenta prática de ajuda na orientação clínica das diversas situações. É baseada numa revisão atualizada da evidência científica, ajustada à realidade nacional.
Esperamos com esta obra contribuir para o caminho de excelência que a Obstetrícia nacional tem vindo a percorrer, o que implica naturalmente uma atualização regular das suas práticas, de acordo com a evolução do conhecimento.
• Vigilância de rotina da gravidez
• Complicações que ocorrem predominantemente no 1.º trimestre
• Situações próprias da gravidez que ocorrem predominantemente no 2.º e 3.º trimestres
Assistente Hospitalar e Director da Unidade de Urgência do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de S. João no Porto. Professor Auxiliar do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Luísa Pinto
Diretora do Serviço de Obstetrícia do Hospital de Santa Maria – Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, EPE. Assistente Hospitalar Graduada de Ginecologia e Obstetrícia. Assistente Convidada da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Mestre em Saúde do Adolescente.
A epidemiologia é, atualmente, uma área fundamental na formação na área das ciências da saúde. Seja a nível laboratorial ou de saúde pública, as aplicações da epidemiologia são variadas, ajudando a compreender como se distribuem os fenómenos relacionados com a saúde e a doença e os seus determinantes. Resultado da prática de ensino da epidemiologia, este livro abrange os aspectos essenciais da epidemiologia, nomeadamente no que diz respeito ao método epidemiológico e aos seus pressupostos, aos principais desenhos de estudo e às medidas de frequência e de associação e risco. Aborda, ainda, as questões da causalidade em saúde. Com uma maior preponderância da epidemiologia observacional, analisam-se, ainda, as questões éticas inerentes à investigação epidemiológica e apresenta-se um guia prático para a elaboração de projetos de investigação tendo por base as orientações internacionais mais recentes.
Visando retraçar, analisar e compreender a relação entre Bissaya-Barreto, a Medicina e Cirurgia, a presente tese parte de um quadro teórico e conceptual, incluindo o tema, a problemática, o objeto de estudo, a historiografia, fontes e metodologia, delimitação cronológica e estrutura.
A avaliação da ingestão alimentar requer a quantificação da porção de cada alimento consumido. Obteve-se a porção média de alimentos a partir de pesagens efetuadas por um grupo constituído por cinco nutricionistas.À semelhança da segunda, a presente edição do manual resulta da necessidade de adicionar novos alimentos e de reformular alguns valores de alimentos já apresentados. Adicionalmente, são apresentadas outras formas de apresentação, visando responder às necessidades demonstradas por utilizadores das edições anteriores, nas diferentes áreas de aplicação deste manual.