Este livro apresenta os protocolos referentes às situações mais comuns com que os médicos se deparam numa enfermaria de Medicina Interna. O objetivo deste manual é ser uma ferramenta de consulta fácil e rápida, com informação atualizada, essencial, relevante e fidedigna que ajude o médico a tomar decisões no momento em que precisa dessa informação: quando está perante o doente. No entanto, é também útil para os outros profissionais que contribuem para a qualidade da assistência prestada aos doentes.
Estes protocolos resultam do trabalho de uma equipa multiprofissional, que os utiliza no Serviço de Medicina IV do Hospital de S. Francisco Xavier/CHLO, EPE, e que, desta forma, os torna acessíveis a estudantes, internos e, de uma forma geral, a todos os profissionais de saúde que trabalhem em serviços de Medicina.
O livro-catálogo da Exposição Vestígios apresenta as obras de fotografia do artista Luís Campos. Os edifícios contíguos, Carpintaria e Armazém Novo, integrados no campus da Central Tejo, em Lisboa, hoje Museu de Electricidade e sede da Fundação EDP, são o objecto de atenção de Luís Campos. A incursão que faz nestes espaços em 2000, sob encomenda da Fundação, e que aqui se revela, não é uma mera nostalgia memorialista pelo edifício mais antigo do conjunto edificado. Como refere o crítico de arte João Pinharanda no texto da introdução: Luís Campos reconstrói ou ficciona uma memória humana e de trabalho intenso, interpreta os vestígios encontrados, sobrepondo-os a testemunhos que vêm do mundo da palavra poética. Somos colocados em espaços ostensivamente subjectivos, não para os percorrermos, mas para os interiorizarmos.
A epidemiologia é, atualmente, uma área fundamental na formação na área das ciências da saúde. Seja a nível laboratorial ou de saúde pública, as aplicações da epidemiologia são variadas, ajudando a compreender como se distribuem os fenómenos relacionados com a saúde e a doença e os seus determinantes. Resultado da prática de ensino da epidemiologia, este livro abrange os aspectos essenciais da epidemiologia, nomeadamente no que diz respeito ao método epidemiológico e aos seus pressupostos, aos principais desenhos de estudo e às medidas de frequência e de associação e risco. Aborda, ainda, as questões da causalidade em saúde. Com uma maior preponderância da epidemiologia observacional, analisam-se, ainda, as questões éticas inerentes à investigação epidemiológica e apresenta-se um guia prático para a elaboração de projetos de investigação tendo por base as orientações internacionais mais recentes.
Visando retraçar, analisar e compreender a relação entre Bissaya-Barreto, a Medicina e Cirurgia, a presente tese parte de um quadro teórico e conceptual, incluindo o tema, a problemática, o objeto de estudo, a historiografia, fontes e metodologia, delimitação cronológica e estrutura.
A avaliação da ingestão alimentar requer a quantificação da porção de cada alimento consumido. Obteve-se a porção média de alimentos a partir de pesagens efetuadas por um grupo constituído por cinco nutricionistas.À semelhança da segunda, a presente edição do manual resulta da necessidade de adicionar novos alimentos e de reformular alguns valores de alimentos já apresentados. Adicionalmente, são apresentadas outras formas de apresentação, visando responder às necessidades demonstradas por utilizadores das edições anteriores, nas diferentes áreas de aplicação deste manual.